segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Diminuem trotes ao 190

Gisele de Freitas
Repórter

Agentes do Centro Integrado de Operações (CIOP) estão comemorando a redução no número de trotes para o telefone 190. De acordo com Eduardo Goes, investigador de polícia, uma equipe comandada pelo capitão Vallério Almeida Ferreira da Silva tem aplicado o Programa de Panfletagem Anti-Trote (PEAT), que além de distribuir panfletos, ministra palestras de conscientização em escolas da cidade desde agosto do ano passado. Segundo os dados do CIOP, em julho de 2007 antes do início da campanha, foram registrados 1600 trotes para o 190, já em dezembro, o número caiu para 140.
A ação dos policiais foi baseada nos locais da cidade que registravam o maior número de trotes e ligações para ofender o atendente, antes da campanha, o bairro Santarenzinho era o campeão de infrações, mas segundo o sargento Batista, também da equipe de campanha, isto ocorria pelo local ser um dos mais populosos da cidade e atualmente o índice varia pouco entre os bairros.
Antes da campanha, a polícia registrava cerca de mil trotes por mês, após as palestras nas escolas, o número baixou para 300 a 400, chegando a sua redução máxima no final do ano e início de 2008. As palestras aconteceram no ano passado em mais de 15 escolas santarenas, visando os bairros que mais passavam trotes. A distribuição de panfletos ocorreu nas ruas e escolas. Neste ano o programa ainda não está em execução, mas a previsão é de que nos próximos meses os agentes voltem às escolas, com panfletos e palestras para continuar na tentativa de reduzir ainda mais os trotes em Santarém. Comparando com o mesmo período do ano passado, em janeiro houve uma redução de quase 90% no número de trotes, sendo 127 registros, contra mil de 2007. "Nossa campanha já deu resultados e vai continuar neste ano para conscientizar ainda mais a população santarena", salienta Goes.
O ato de praticar trote é criminoso e tem pena prevista em lei, quem for pego na ação ilegal será encaminhado a uma delegacia de polícia, responderá ao procedimento de falsa comunicação de crime e poderá pegar de um a seis meses de detenção. Além de ser crime, passar trote acaba prejudicando outras pessoas que realmente necessitam de atendimento policial e esperam às vezes mais do que podem para recebê-lo, pois a polícia está ocupada procurando por chamados falsos e ocorrências que não existem.

Nenhum comentário: