quinta-feira, 27 de março de 2008

Pesquisadores do Amazonas encontram dengue do tipo 4 em Manaus

Um estudo realizado por pesquisadores do Amazonas indica a presença do vírus da dengue do tipo 4 em Manaus. O chamado DENV-4 não era encontrado no Brasil desde 1982, quando o vírus foi identificado no Estado de Roraima. O estudo, coordenado por pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, foi publicado na edição de abril da revista científica "Emerging Infectious Diseases".
Os pesquisadores analisaram 128 amostras de sangue de pacientes coletadas entre 2005 e 2007 em 14 municípios do Amazonas. O vírus da dengue tipo 4 foi detectado nas amostras de três moradores de Manaus, sendo que, em um dos casos, o paciente estava infectado também com o tipo 3. Nenhum deles apresentou complicações.
O sorotipo 4 da dengue não é mais ou menos perigoso que os outros, conforme explica a co-autora do estudo, a infectologista Maria Paula Mourão, da fundação. Mas a presença de mais um sorotipo no país, segundo ela, representa uma chance a mais de se expor à doença.
Ao primeiro contato com qualquer tipo do vírus da dengue, a pessoa apresenta a forma clássica da doença e passa a ter imunidade ao tipo de vírus que contraiu. Se houver contato posterior com algum outro sorotipo, porém, há um risco maior de se desenvolver a dengue hemorrágica. "Dependendo da forma como o sistema de defesa foi exposto a infecções anteriores, é possível que a pessoa apresente a forma mais grave da doença", relata.
O DENV-4 é comumente encontrado na Colômbia e na Venezuela. Mas os brasileiros infectados com o vírus não tinham viajado nos quinze dias anteriores à apresentação dos sintomas. "Mesmo assim, acreditamos que a proximidade com esses países seja a razão pela qual encontramos o DENV-4 no país", diz a médica.
(Fonte Uol)

Nenhum comentário: