quarta-feira, 30 de abril de 2008

Acadêmicos de geografia discutem a Amazônia em Oriximiná

Os acadêmicos do 1º curso de Geografia da Universidade Federal do Pará (Ufpa) em Oriximiná se preparam para realizar, no período de 26 a 28 de junho, o I Encontro de Geógrafos do Oeste do Pará. O evento conta com o apoio da Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB) e da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA.
Os acadêmicos de Oriximiná esperam contar com a participação de mais ou menos 500 pessoas na abertura, entre estudantes, professores, bacharéis em Geografia e integrantes da sociedade em geral.
O evento tem como tema central "Território e Região, as Novas Formas de Ação Política e o Uso do Território na Amazônia". Na programação consta a discussão de vários assuntos importantes, como a integração e fragmentação territorial: os desafios da gestão do Estado. Outro assunto debatido será "Território e regionalização: novos rumos de integração e participação popular".
A influência da mineração na região também está na pauta de discussões, com o sub-tema "Mineração e desenvolvimento: o caso de Trombetas e Juruti. Outro tema será a redivisão territorial da Amazônia e as propostas de criação de novos Estados.
(Fonte: Ecoamazônia)

Nenhum comentário: