domingo, 13 de abril de 2008

Reitor da UnB renuncia ao cargo; MEC discute substituição

Da Folha Online
com Folha de S.Paulo

O reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, renunciou ao cargo. O pedido de exoneração será encaminhado ao Ministério da Educação. Ele estava afastado desde quinta-feira pelo prazo de 60 dias. A diretoria da UnB e o ministro da Educação, Fernando Haddad, discutem a substituição.
Na reunião também será discutida a posição a ser tomada em relação à ocupação dos estudantes na reitoria. Os estudantes da universidade, que ocupam a reitoria desde o último dia 3, não devem participar do encontro.
A expectativa é que seja apontado um nome para assumir a reitoria da entidade, já que Edgar Mamiya, vice-reitor da UnB que assumiu na última quinta-feira (10), pediu o afastamento do cargo neste sábado.
Conforme a Folha Online apurou, os alunos da UnB querem alterar o atual sistema de escolha de reitores. Os estudantes reivindicam que a UnB implemente o sistema de eleição paritária para escolha do reitor: os votos dos estudantes, professores e servidores teriam o mesmo peso.
Atualmente, o voto dos estudantes tem peso de 15%. O voto dos professores tem peso de 70% e os, dos servidores, de 15%. A saída dos membros da direção da reitoria da UnB era uma das principais reivindicações do DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Nesta segunda-feira (14), os estudantes irão decidir a permanência na reitoria em uma assembléia.

Nenhum comentário: