sábado, 17 de maio de 2008

Agricultor é assassinado em Novo Progresso

No Amazônia:

O agricultor Domingos de Oliveira Brito, 47 anos, presidente da Comunidade Santos Dumont, em Novo Progresso, oeste do Estado, foi assassinado na madrugada de ontem por três homens armados com faca e revólver calibre 38. Os assassinos tentaram decapitá-lo.
Segundo testemunhas, a vítima estava envolvida em movimentos sociais e sempre se manifestava a favor da preservação ambiental. Domingos batia de frente com um dos acusados da morte, o maranhense Joaquim Cardoso da Costa, também morador na comunidade Santos Dumont, que tentava a todo custo desmatar uma área localizada às proximidades da comunidade.
A vítima dizia publicamente que se Joaquim desmatasse a área, ele o denunciaria ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos do governo do Estado.D
omingos tinha o apoio de grande parte dos moradores locais e sempre que se manifestava a favor do meio ambiente recebia apoio. Ele era referência quando o assunto era preservação. Isso irritava o agricultor Joaquim.
Na madrugada de ontem, Domingos estava em um bar no centro de Novo Progresso onde acontecia uma seresta. No local chegaram Joaquim, Élson Batista Gomes e um terceiro homem ,conhecido apenas por 'Bile'. Ao avistar Domingos, Joaquim se aproximou e inicou uma discussão. A certa altura, o assassino agrediu a vítima com um soco no rosto. Machucado, Domingos se retirou do local. Logo em seguida, Joaquim e seus amigos também saíram. O grupo alcançou Domingos e passou a agredi-lo. A agressão culminou com a morte bárbara de Domingos. Uma testemunha contou ao delegado Antônio Carlos, titular da Delegacia de Novo Progresso, que um dos assassinos portava uma arma branca, tipo facão. O outro estava armado com um revólver. O homem que estava com o revólver efetuou dois disparos, mas não acertou a vítima. Os dois conseguiram derrubar Domingos. Nesse momento, Joaquim, que estava com a faca, desferiu dois violentos golpes na vítima. Um acertou o rosto e o outro o pescoço do preservacionista. O corte do pescoço foi tão profundo que quase degolou Domingos. Testemunhas ainda tentaram socorrer a vítima, que morreu a caminho do hospital municipal.
Avisados do crime, policiais civis e militares saíram em diligência e conseguiram prender, por volta das 14h de ontem, Joaquim e Élson. 'Bile', está foragido.

Nenhum comentário: