quarta-feira, 14 de maio de 2008

DESMEMÓRIA OU DESLEMBRANÇA? AH, FALA SÉRIO!

Bellini Tavares de Lima Neto
Advogado


Neste 2008 se completam 63 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Nessas mais de seis décadas o mundo deu voltas radicais. Primeiro, se dividiu em dois, depois abrigou um terceiro, do qual fizemos ou ainda fazemos parte. O socialismo se tornou a grande esperança, o grande sonho de toda uma geração e acabou desmoronando diante das picaretas de Berlim. A fortaleza inexpugnável do Tio Sam ficou atônita com o atrevimento dos xiitas do Taliban e teve que se conscientizar de que, aos olhos dos demais habitantes do planeta, é bem menos querida que aqueles heróis todos gestados em Hollywood.
Em meio a isso tudo, um episódio permanece vivo na memória do planeta: o holocausto sofrido pelos judeus na Alemanha nazista. Passados mais de 60 anos, o tema se mantém ou é mantido quase intacto. Qual será a razão? Há quem diga que o genocídio judeu se transformou numa eficiente máquina de fazer dinheiro, operada pelos próprios judeus. Pode ser. Do meu prisma, acho que, seja qual for o motivo, é imprescindível que aquela tragédia seja preservada e jamais caia no esquecimento. Ainda que outros episódios escabrosos tenham se sucedido depois dele, é essencial que a humanidade não se esqueça daquela mancha mal cheirosa e, ao menos, tente não repeti-la.
Isso vale para muitas outras situações que assolaram e ainda assolam a sociedade humana. É a presença e atuação da memória. Povo sem memória pode ficar totalmente a mercê de repetir os mesmos erros por séculos. Alguém já disse que o povo que não presta atenção à história corre o risco de vivê-la novamente. É uma pena, mas parece que nós, brasileiros, ainda não descobrimos isso. Vivemos sob essa condenação de assistir sempre ao mesmo capítulo da novela. Coisas acontecem neste nosso Brasil de forma repetitiva e sem que se consiga lembrar sequer quando elas aconteceram antes. E eu me atrevo a dizer que isso é fruto natural dessa nossa já tradicional irreverência, (ou seria leviandade?) essa nossa lamentável tendência a não levar nada a sério e deixar que as coisas se arranjem por si mesmas.
A última edição da revista VEJA estampou, na capa, uma foto um tanto esmaecida do Fenômeno Ronaldo. Isso, obviamente, por conta do episódio de seu suposto envolvimento com três garotas de programa que, na verdade, eram garotos de programa. Mas, VEJA só fez seguir a mídia em geral. A Rede Globo do entusiasmado Galvão Bueno, deu enorme destaque ao assunto chegando, mesmo, a elegê-lo a matéria mais importante do seu FANTÁSTICO. E lá surgiu a figura abatida do jogador dando declarações e fornecendo explicações sobre aquela situação quase patética. Não faltaram, obviamente, as igualmente grotescas declarações dos demais envolvidos, caricaturas de seres humanos.
De minha parte, fiquei me perguntando sobre que importância poderia ter um caso como esse para ganhar tanto destaque. E a minha pergunta me passaria completamente em branco se não tivesse ocorrido no mesmo final de semana, um outro episódio que, talvez, merecesse, esse sim, destaque especial. Um barco em situação irregular, sem licença da Capitania dos Portos e que havia sido interditado no começo do ano, sem equipamentos de segurança, sem tripulação adequada, com uma lotação muito acima do que poderia comportar, navegava placidamente pelas águas do Rio Solimões quando virou causando a morte de uma porção de gente. Até agora são mais de 40 vítimas.
Segundo a Marinha, 26.000 embarcações estão regularizadas na Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, e outras 5.000 circulam clandestinamente. E vamos ver como anda a memória? Em 20 de fevereiro deste ano de 2008, um barco que transportava 112 pessoas colidiu com uma balsa de combustíveis no rio Amazonas, deixando 16 mortos, entre eles nove crianças. O acidente ocorreu próximo a Itacoatiara, a 90 km de Manaus. No ano de 2005, outro naufrágio no rio Amazonas deixou 16 mortos. Um barco com 60 pessoas colidiu com duas balsas, após tentar uma ultrapassagem perigosa. Em 20 de setembro de 2004, na localidade de Cuieira, a três horas de Manaus, , ao menos 14 pessoas morreram no naufrágio de uma embarcação com cerca de 100 passageiros no rio Negro, próximo a cidade de Novo Airão. Em novembro de 1999, a embarcação Ana Maria VIII afundou perto de Manicoré, no rio Madeira, Amazonas, matando 50 pessoas. O barco transportava cerca de 300 pessoas, quando deveria ter no máximo 150 passageiros. E alguém ainda lembra do “Bateu Mouche”?
É possível que quase ninguém se lembre de nada disso. Em compensação, cria-se uma espécie de comoção nacional por conta do Ronaldo Fenômeno e sua pouco ortodoxa pulada de cerca. Pular a cerca, de verdade, é a gente ficar de braços cruzados, assistindo a situações como essa, que se repetem de tempos em tempos sem que nenhum de nós sequer se lembre de quando foi a última vez que aconteceu. E se ninguém mais se lembrasse do holocausto? Será que teríamos um a cada 10 anos? E será que precisa ser assim?
Ganhar a qualificação de grau de investimento é, certamente, muito bom, mas nós temos que tentar manter essa conquista. Para isso vamos ter que começar a praticar algumas coisinhas simples. Pensar é uma delas. Exercitar nossa memória é outra. E levar as coisas a sério é a mais importante delas. É o mínimo que se pode fazer para desmentir aquele francês emproado, o velho General de Gaulle e sua frase célebre proferida em meio a igualmente velha Guerra da Lagosta. Afinal, não adianta nada dizer que não é verdade que não somos um país sério. É preciso ser sério, mesmo. Ah, e parecer sério, também.

07 de maio de 2008

Nenhum comentário: