terça-feira, 6 de maio de 2008

Direitos humanos serão incluídos nos concursos do Pará

Aline Brelaz

Os concursos públicos realizados no âmbito do Estado do Pará deverão ter conteúdo com temática sobre direitos humanos. Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram o projeto de emenda constitucional nº 05/2007, apresentado pelo líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Carlos Martins.
A inclusão do tema sobre direitos humanos em concursos públicos, defende Carlos Martins, é um avanço para o Pará e deverá gerar excelentes resultados no futuro. Martins enfatiza que já está em discussão na Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, o Plano Estadual de Direitos Humanos, em consonância com o Plano Nacional de Educação e Direitos Humanos (PNEDH), criado pelo Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos(CNEDH).
A linha geral de ação constituída no desenvolvimento normativo e institucional do plano nacional, se refere à inclusão da temática dos direitos humanos nos concursos para todos os cargos públicos em âmbito federal, distrital, estadual e municipal. Portanto, prossegue o líder do PT, é uma iniciativa que deve ser adotada em todos os Estados.Carlos Martins acredita também, que muitos outros pontos adotados no PNEDH podem ser imediatamente implementados no Pará, como forma de enfatizar a luta em defesa dos direitos humanos.
O projeto aprovado ontem, insere o sexto parágrafo ao artigo 34 da Constituição Estadual, determinando que: " na realização dos concursos públicos serão exigidos nos conteúdos programáticos temas sobre os direitos humanos".

Nenhum comentário: