segunda-feira, 12 de maio de 2008

Filhos, sede obedientes.

Josué Monteiro
Articulista de O Estado do Tapajós

O Apóstolo, escrevendo aos efésios recomenda aos filhos dizendo: “Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Nesta passagem podemos observar o apóstolo Paulo orientando que devemos ensinar nossas crianças a obedecer e a honrar os seus pais, mediante a criação na disciplina e doutrina do Senhor.
Até os filhos mais velhos, mesmo depois de casados devem receber o conselho dos pais e honrá-los na velhice, mediante cuidados e ajuda financeira, conforme a necessidade. Isto é Bíblico, e este registrado em MT. 14:1-6. É importante dizermos que os filhos que honram seus pais serão abençoados por Deus, aqui na terra e na eternidade.
Não podemos fugir a verdade, é obrigação solene dos pais dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar com a salvação dos filhos. Segundo a palavra de Paulo em Ef 6:4 e Cl 3:21, bem como a instrução de Deus em muitos trechos do Antigo Testamento, é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida de agrado do Senhor.
A Bíblia também nos narra uma exortação a adquirir a sabedoria e apartar-se do caminho dos ímpios nos dizendo: “Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois vos dou boa doutrina; não deixeis os meus preceitos. Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe. E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus preceitos e vive”.
Hoje, vivemos uma grande interrogação. Queremos saber por que os filhos não honram os seus pais. A palavra de Deus afirma que o povo perece por falta de conhecimento. Na atual conjuntura, assistimos filho tentando tomar os bens dos pais e dos irmãos sem medir as conseqüências que isto pode lhe acarretar espiritualmente diante dos preceitos de Deus.
Este mesmo filho não sai em defesa da honra da família; que teve os seus valores morais pisoteados por tiranos e aventureiros que para cá foram trazidos por um grande remanso. Aceita a desonrardes de seu irmão, agora em saudosa memória.
Agora, quando sua força de pai já foi dominada pela vaidade dos pensamentos dos seus filhos, a honra, a ética, e a sua primogenitura foram trocadas por um prato de sopa de lentilhas. As maracutaias sempre são tramadas a gosto dos que dela se alimentam. Mas lembramos, que no oculto do homem ou em qualquer lugar deste espaço universal o Juiz divino que é soberano para nos julgar, trará ainda cedo a sentença dos filhos que não honram os pais. “Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele plana todas as suas carreiras” (Pv 5:21). Portanto, filhos, sede obedientes porque esta é a vontade de Deus.

Nenhum comentário: