terça-feira, 6 de maio de 2008

Governo divulga política agropecuária em Uruará

A Política do Desenvolvimento da Agropecuária do Pará será apresentada, nesta quinta-feira (8), no encerramento das Quartas Jornadas Amazônicas, no município de Uruará, na região do Xingu, pelo secretário de Estado de Agricultura, Cássio Alves Pereira. O público será formado por pesquisadores, extensionistas, produtores, técncios, agentes de fomento, representantes de classes e lideranças políticas.
Promovida pela Embrapa Amazônia Oriental, as Quartas Jornadas Amazônicas têm como tema as alternativas agropecuárias e florestais para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O objetivo é compartilhar experiências já implementadas nessas áreas, considerando os três pilares da sustentabilidade: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.
Os estudos e pesquisas apontam para a necessidade de se buscar alternativas para o sistema de corte-e-queima da vegetação, já que, além de contribuir para o desmatamento, gera áreas degradadas, as quais comprometem a durabilidade dos recursos naturais.
A prioridade é para o manejo sustentável desses recursos, para o desenvolvimento da agropecuária, e para a proteção da floresta, enfatizando a segurança alimentar e a qualidade de vida das populações amazônicas.
A orientação do governo do Estado obedece a essa mesma diretriz, voltada para a responsabilidade sócio-ambiental dos produtores e da sociedade como um todo. No setor público agrícola, a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) desenvolve uma política de incentivo à produção em áreas já alteradas, a fim de evitar novas derrubadas de floresta e criando arranjos produtivos locais, de acordo com as potencialidades de cada região.
As Quartas Jornadas Amazônicas reúnem, além de cientistas e técnicos, sindicatos e associações rurais. A realização do evento em Uruará permite que, após as apresentações e debates, os participantes visitem propriedades que desenvolvem experiências inovadoras no campo e que troquem idéias com os produtores responsáveis.
(Fonte: Leni Sampaio/Sagri)

Nenhum comentário: