sexta-feira, 16 de maio de 2008

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

Futebol(1960)
Depois de um empate em 2 a 2, em Abaetetuba, a seleção de futebol de Santarém eliminou do campeonato intermunicipal o time abatetubente, jogando em casa, por 5 a 0, "em meio do maior entusiasmo que Santarém já assistiu por parte do seu público esportivo", que registrou o recorde de renda e de público no torneio. Todos os gols foram marcados por Edson, mas Enoch Imbiriba também destacou o goleiro Carlito, "que teve brilhante atuação, Jó, Truíra e Licurgo, que se empenharam com ardor e boa técnica, no esforço de levar o esporte santareno às alturas que merece".
Na Maria José
Com seu estilo inconfundível, Wilson Fona relatou a visita que fez, na carona da lambretta de Raul Loureiro, "até o balneário familiar, o conhecido e aplaudido Maracangalha", de propriedade de José Serruya:
"Lá chegando, observei a presença dos seguintes banhistas: Dr. Orlando Corrêa e sra. Maria Amélia Corrêa, sr. José Serruya e sra. Fleurice Serruya, sr. Rostand Malheiros e sra. Ruth Malheiros, e Daniel Cansanção e dois menores, srtas. Marília Lopes e Marlene Serruya. 'Playboys' Dr. Carlos Serruya e Paulo Corrêa. O aprazível ambiente era de uma cordialidade única. Sob intensos raios solares, as sras. E srtas. Deliciavam um esplêndido banho de mar [sic], enquanto que nós, reunidos na lateral do palanque de diversões do referido balneário, saboreávamos um excelente conhaque associado com guaraná [!] e um gostoso tira-gosto. Nos intervalos sucedia-se um animado bate-papo. Foi uma manhã maravilhosa".

Nenhum comentário: