segunda-feira, 23 de junho de 2008

Fundo para Amazônia não ameaça soberania do país, diz Minc

THIAGO FARIA
da Folha Online

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou nesta segunda-feira que o Fundo Amazônia, que prevê o investimento de fontes internacionais para desenvolver projetos que combatem o desmatamento na floresta amazônica, não compromete a soberania do país.
Minc afirmou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a ter algum receio com relação ao plano. "Expliquei ao presidente Lula que esse fundo era mais autônomo que outros planos. No caso do Fundo Amazônia, os países não têm assento em conselho e o órgão que executa é o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]."
Segundo ele, a única condição para que sejam feitos investimentos no país é baixar a média histórica de desmatamento dos últimos dez anos. Ele afirma que, mesmo que as taxas continuem crescendo, não será difícil atingir as metas. "Ainda assim vai estar abaixo da media histórica dos últimos dez anos", afirmou.
O ministro participa na tarde desta segunda-feira de sabatina da Folha, que acontece no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, 2º piso, São Paulo).
Durante duas horas, o ministro responde a perguntas dos entrevistadores e da platéia. Minc é sabatinado por quatro jornalistas da Folha: o editor de Ciência, Claudio Angelo, o editor de Dinheiro, Sérgio Malbergier, a repórter especial Marta Salomon e o repórter Ricardo Bonalume Neto.
.

Nenhum comentário: