quinta-feira, 19 de junho de 2008

Itaituba: Pesquisador afirma que houve deslizamento de aterro

Em entrevista por telefone ao Portal ORM o professor pesquisador Luis Ercílio Faria Junior afirmou que o fenômeno ocorrido na última terça-feira (17), no município de Itaituba, no sudoeste paraense, foi um deslizamento de aterro e não um tremor de terra como foi interpretado pelos moradores. De acordo com ele, o local onde ocorreu era propício a esse tipo de fenômeno. O fenômeno resultou na anertura de um buraco de cinco metros de diâmetro e dois de profundidade. A área continua interditada.
O pesquisador explica que o terreno onde estavam localizadas as casas, já foi área de exploração de seixo. 'O local era uma seixeira, e quando as pessoas começaram a ocupar e fazer edificações não aterraram muito bem. Com isso, a água da chuva infiltrou causando uma pequena erosão que culminou no deslizamento do aterro', esclarece.
O deslizamento foi sentido por três casas. A do meio foi a mais atingida, onde houve a abertura do buraco. A dona-de-casa Míriam Silva, conta que teve seu imóvel parcialmente destruído. 'O piso e a área externa ficaram rachados. A sorte é que não estava em casa', disse.
Ainda de acordo com Farias, esse fenômeno é freqüente em Belém. 'Isso acontece em Outeiro, Mosqueiro, sempre em locais onde foi construído aterro em cima de àreas exploradas', afirma Luis.
As três famílias que viviam no local foram transferidas, pela Defesa Civil, para um abrigo improvisado, onde devem permanecer por pelo menos 15 dias.

Nenhum comentário: