quinta-feira, 19 de junho de 2008

MAis de mil contribuintes recebem restituição do IR

Gisele de Freitas
Repórter

A Receita Federal já colocou a disposição do contribuinte a restituição de 1.816 declarações feitas na delegacia de Santarém. No total a receita pagará R$ 2.200.782,50 neste primeiro lote, uma média de R$ 1.211,88 de restituição por declaração. Os valores estão disponíveis para que o contribuinte saque desde a última segunda-feira (16).
A Receita alerta para junho que é o último mês para a declaração através do Simples Nacional e para pessoas jurídicas.
O primeiro lote de restituição de pessoas físicas foi liberado para mais de um milhão de contribuintes em todo país, a maioria com mais de 60 anos. As pessoas que não informaram o número da conta para receber a restituição devem dirigir-se a uma agencia do Banco do Brasil. Na jurisdição da delegacia de Santarém foram processadas 50.103 declarações, sendo 1.948 retificadas deixando a receita com 48.155 contribuintes. Destas 31.969 declarações já foram processadas e liberadas. Ainda há 1.302 que estão na malha fiscal por terem sido constatas divergências nas informações declaradas.
A malha débito que são aqueles contribuintes que tem direito a restituição mas ainda estão em débito com a receita soma 1.223 declarações. As demais declarações, 13.597 têm direito a restituição, o que acontecerá nos lotes mensais até dezembro.
O delegado da Receita de Santarém, Moacyr Mondardo Junior lembra às pessoas jurídicas que no último dia útil deste mês encerram os prazos para as declarações inclusive para quem vai declarar através do Simples Nacional. Só estão desobrigadas de entregar a declaração pessoas optantes pelo Simples Federal ou Nacional, pessoas jurídicas inativas, que devem fazer a declaração de inatividade e órgãos públicos. Segundo Mondardo há casos em que a pessoa possui CPNJ mas não faz a declaração como jurídica, isto acontece em edifícios, cartórios ou firmas individuais.
Para o contribuinte que resolveu optar pelo Simples o delegado salienta que a declaração está moderna e que basta que as empresas insiram através da internet os dados econômicos e fiscais que a Receita ainda não tem. Para declarar através do simples basta que a pessoa jurídica tenha estado em algum período do ano passado como optante do cadastro. O prazo para o fim da declaração encerra às 20h dia 30 deste mês. A empresa que declarar com atraso terá o ávido de multa imediato na tela do computador. A declaração só pode ser feita on line, sem que necessite baixar o programa da Receita Federal.

Nenhum comentário: