segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mineração Rio do Norte pretende começar a explorar platô Bacaba em 2009

Será realizada no próximo domingo (22), em Oriximiná, a audiência pública para licenciamento do platô Bacaba, a partir das 9 horas, no Cliper Santo Antônio. Marcada pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão ambiental responsável pelo licenciamento, a audiência tem como objetivo ouvir a opinião de comunidades, entidades de classe, poder público e sociedade em geral a respeito do empreendimento.
O evento é aberto para a sociedade e será conduzido por representantes do Ibama.
O licenciamento do platô Bacaba está sendo solicitado pela Mineração Rio do Norte (MRN), empresa que já trabalha com produção de bauxita na região há 29 anos. O início da exploração dessa nova reserva será para manter o nível de produção da mineradora, que hoje é de aproximadamente 18 milhões de toneladas por ano. Desta forma, a produção de bauxita na região continuará atendendo as atuais demandas de mercado, inclusive as do mercado brasileiro, responsável pelo consumo de cerca de 60% do minério comercializado pela empresa.
A MRN espera conseguir até o fim deste ano a licença para operar o platô, que funcionará nos mesmos moldes de lavra já implantados pela empresa nos outros platôs da região de Porto Trombetas, distrito de Oriximiná. O Bacaba tem previsão de lavra para o período que vai de 2009 a 2012.
Antes das audiências, a MRN realizou uma série de encontros preparatórios, chamados de reuniões prévias, nos meses de abril e maio, com a participação de sociedade civil, lideranças comunitárias, moradores locais e do poder público. O objetivo foi esclarecer dúvidas a respeito do empreendimento e também divulgar os locais onde a sociedade poderia ter acesso ao Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (Rima), documento elaborado a partir dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA).
O Ibama também marcou, para os dias 28 e 29 deste mês, mais duas audiências públicas para tratar do licenciamento de outros seis platôs, na Zona Leste – Bela Cruz, Aramã, Greig, Teófilo, Cipó e Monte Branco. A audiência do sábado, dia 28, será em Terra Santa, no clube Jamari, e no domingo, dia 29, em Oriximiná, novamente no Cliper Santo Antônio.
(Fonte: MRN)

Nenhum comentário: