terça-feira, 15 de julho de 2008

Anac fecha pistas em Altamira Itaituba

Na Folha de São Paulo:

Os aeroportos de Altamira e Itaituba, no Pará, e Coari e Parintins, no Amazonas, serão fechados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por falta de segurança. As companhias áreas que operam com vôos regulares nestes municípios já foram notificadas da decisão da Agência federal. No ofício circular expedido pela Anac na sexta-feira, 11, há solicitação de cancelamento da venda de passagens, já que a partir de 26 de julho os aeroportos estarão fechados para pousos e decolagens. O aeroporto de Parintins será interditado já na próxima sexta-feira, 18.
De acordo com a Anac, as administrações dos aeroportos de Itaituba, Altamira, Coari e Parintins não cumpriram com as exigências determinadas pelo órgão, que há dois anos vinha alertando para as normas de segurança. No mês de abril, a agência enviou carta dando prazo de sessenta dias para os aeroportos se adequarem as normas de segurança, o que na opinião da Anac não aconteceu.
A Anac relata que o aeroporto de Itaituba, que já chegou a ser o mais movimentado do mundo, possui irregularidades como a falta de lâmpadas infravermelho no balizamento da pista, o que acaba comprometendo a realização de pouso e decolagem durante a noite. Além disso, o farol da torre de controle não funciona, o Corpo de Bombeiros tem um veículo, mas não tem material e nem pessoal de combate a incêndios e o aeroporto não dispõe de ambulância para atender emergências. Como se não bastasse, uma torre do linhão de Tucuruí foi construída num local que coloca em risco a segurança das aeronaves em procedimento de pouso ou decolagem. Segundo a Anac, a decisão de fechamento poderá ser revista se a direção do aeroporto cumprir com os itens de segurança até o dia 26 de julho.
Aristeu Schimit, administrador do aeroporto de Itaituba, ficou surpreso com a decisão da Anac. Ele mostrou um documento da própria Anac, que diz que 'todas as irregularidades apontadas pelo órgão já foram sanadas'. Valdeci Nascimento, representante de uma empresa de linha aérea em Itaituba, contesta a versão do administrador e garantiu que a segurança da pista está comprometida. 'O farol da torre não funciona, o balizamento que é obrigatório para os vôos noturnos não está funcionando e falta ambulância', disse.
Os representantes das companhias aéreas Rico Linhas Aéreas e Meta Linhas Aéreas, que diariamente fazem a linha entre Manaus e Belém e pousam nesses aeroportos intermediários, lamentaram o ocorrido e afirmam que o cancelamento dos vôos vai trazer grandes problemas para os passageiros e afetar sensivelmente a economia do município. Centenas de pessoas que dependem das aeronaves vão ter dificuldades para se deslocar de Itaituba para outros locais. Com a decisão da Anac, o único transporte regular para os grandes centros da região será as embarcações, que normalmente viajam lotadas.

Nenhum comentário: