quarta-feira, 2 de julho de 2008

Homens, mulheres, gordura

Rosana Hermann:

Artigo de Judith Stone, em inglês, fala das diferenças entre homens em mulheres, no que diz respeito a corpo e auto-imagem.
Ela abre o artigo dizendo que quando um homem e uma mulher fazem a mesma dieta, o homem perde quase o dobro de peso em uma semana, de acordo com um endocrinologista do Mount Sinai de NY. E não é por uma questão de 'força de vontade' mas porque homens e mulheres têm constituição física diferentes.
O metabolismo basal, ou seja, o número de calorias necesárias para manter o peso e fornecer combustível para funções como digestão, batimentos cardíacos, etc, aumenta com a quantidade de músculos do corpo.
O homem tem mais músculos e a mulher tem mais gordura. Manter músculos gasta mais energia do que manter gordura. Por isso, um homem de tamanho médio queima um terço a mais de calorias, mesmo não fazendo nada. Para existir ele queima 1900 calorias por dia e ela, 1430, em média.
Para qualquer sexo, é preciso queimar 3500 calorias acumuladas para perder meio quilo. Por isso se um casal fizer uma dieta de mil calorias por dia, ele vai emagrecer primeiro.
Outro fator importante é que as mulheres fazem muita dieta, a vida toda e os homens, não. Os dados mostram que quando mais vezes você faz dieta mais difícil é para emagrecer.
Além disso tudo há o fator psicológico e o fator social. As mulheres tem problemas de auto-imagem e julgam-se acima do peso com mais frequencia que os homens. A sociedade também é mais injusta com a mulherada. Um homem acima do peso é visto como um 'homem grande' e a mulher é vista como 'gorda'.
A única boa notícia para nós, do sexo feminino é que para um mesmo patamar de saúde, a mulher pode comportar até o dobro da gordura. O limite de gordura corporal aceitável para a mulher é de 20 a 30 por cento e para o homem, de 10 a 15.
Leia o artigo completo em inglês.

Nenhum comentário: