quarta-feira, 2 de julho de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Rainhas no carnaval(1964)
Regina Maria de Carvalho Nobre foi a rainha e Ana Maria Braga a princesa dos brotinhos no carnaval do Centro Recreativo de 1964. Ambas se destacaram no baile, animada pela orquestra de Alberto Mota, trazida de Belém, como "as melhores sambistas e passistas, executando passos mágicos de samba e o balé sofisticado, dançando e pulando na prática de variadas inovações coreográficas, num sapateado louco, em ritmo acelerado". Alice Ferreira, a rainha do ano anterior, passou a faixa mas foi coroada imperatriz do carnaval.
Maria das Graças Nadler foi a rainha do carnaval e Gracemi de Carvalho Nobre a princesa.
Outros brotinhos destacados pelo colunista social Jarvalho: Joana Vasconcelos, Odeíse Pimentel, Maria Sônia Campos e Silva, Alba Rosa Lopes, Alice Ferreira, Marly Braga, Maria de Nazaré Pereira, Íris Selene Franco, Conceição e Elsie Mary Gonçalves, Ieda Campos, Fátima Campos, Ana Clotilde Guimarães, Marli e Marlice Cunha, Maria da Graça e Socorro Coelho, Míriam e Lígia Fona.

Grande casamento
Foi um grande acontecimento social na cidade, em 25 de janeiro de 1964, o casamento do "jovem e progressista industrial" Paulo Imbiriba Lisboa, também vereador, com a "graciosa e bela senhorita" Socorro Mendes Lopes. Foram testemunhas da noiva os casais Alberico Nóvoa, Emílio Nobre, Silvério Corrêa e a srta. Maria do Carmo Bentes Vieira; e do noivo, os casais Everaldo Martins, Sílvio Braga, Ubirajara Bentes de Souza e Humberto Pimenta. O ato civil foi presidido pelo juiz Manuel Cacela Alves e o religioso, na catedral, pelo frei Vianey.( Expedito Toscano cantou a Ave Maria, sob os acordes do órgão tocado pelo maestro Wilde Fonseca). Foram démoiselles d'honneur as "meninas" Etelvina Amélia Matos, Lenil Cunha, Maria das Graças Pimenta, Yone Veloso, Maria das Graças Braga e Marília Matos.
Futebol vencedor
A seleção de futebol de Castanhal não se deu bem na sua excursão a Santarém no início de 1964. Perdeu as duas partidas pelo mesmo placar, de 3 a 0. A primeira para o São Francisco, com gols de Aluízio, Afonso e Edvar(foto abaixo). Cabralzinho marcou todos os três gols na vitória do São Raimundo.

Nenhum comentário: