quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Censura

O Liberal:

O jornal 'O Estado do Tapajós' já pode publicar matérias críticas sobre a administração da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins (PT), candidata à reeleição. O periódico também pode fazer comparações entre a administração da petista e do gestor anterior, Joaquim Lira Maia (DEM). Por unanimidade, o TRE reformulou a decisão da juíza Betânia Pessoa Batista, de 25 de junho deste ano, que concedera liminar a partir de pedido do PT contra o jornal.
O pedido fora em função de matéria que mostrava que a atual administração construiu a segunda etapa do projeto Orla (cais de arrimo da frente da cidade) sem a rede coletora de esgoto, como fora feito no primeiro trecho do então prefeito Joaquim Lira Maia. O PT alegou que a matéria era 'mentirosa', e a juíza concedeu a liminar, acatando a alegação de que o jornal fizera propaganda negativa da candidata Maria do Carmo.
O PT também pediu em liminar para que o jornal 'O Estado do Tapajós' fosse impedido de fazer qualquer crítica à prefeita e ao PT, mas teve esta parte da solicitação negada. O jornal cumpriu a decisão, mas entrou com recurso para derrubar a liminar. Em julho, o juiz titular Gabriel Veloso julgou a representação do PT improcedente, reconhecendo que a matéria era jornalística, que não havia propaganda negativa e nem ataques à candidata e nem ao PT.
Ele manteve, porém, a liminar, que impedia o jornal de divulgar matérias com comparações entre as administrações municipais atual e anteriores em Santarém. Ontem, por unanimidade o TRE acatou o novo recurso do 'Estado do Tapajós', reformulando a sentença do juiz Gabriel Veloso, derrubando a censura ao jornal santareno.

Nenhum comentário: