sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Fluxo de cargas e passageiros aumenta 14,82%

Alesandra Branches
Repórter

Conforme dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), Superintendência do Aeroporto do Aeroporto de Santarém, a movimentação operacional de cargas e passageiros no primeiro semestre deste ano superou consideravelmente os números registrados em 2007. De janeiro a julho deste ano, o fluxo de aeronaves que pousaram e decolaram ao aeroporto de Santarém aumentou 14,92% e a movimentação de passageiros 9,32%. Os meses que superaram o volume operacional de 2007 em números de pousos e decolagem foram junho e julho com aumento de 37,97% e 21,97% respectivamente, sendo que no ano passado foram 11.767 e em 2008, 13.523.
O período segundo o superintendente da INFRAERO em Santarém, Luis Carlos Barra é proveniente do período de férias e o início do verão, onde as belas praias do município e região atraem turistas. "Sempre nesse período a movimentação é bem maior. Visitantes procuram Santarém para curtir as férias e santarenos se deslocam para outras cidades a fim de passear e conhecer novos lugares. Eis o motivo da boa movimentação neste período", comentou o superintendente.
Em movimentação de passageiros largaram na frente os meses de março e maio com aumento 21,53% e 14,24%, contudo o mês de julho se mantém na frente e registrou a passagem de mais de 36.590 passageiros pelo aeroporto de Santarém, aumento de 2,18% se comparado a 2007. "A verdade é que o mês de julho sempre é o mais movimentado. São turistas indo, moradores locais voltando das férias e assim por diante.
Entretanto, já é possível observar que o aeroporto de Santarém não é movimentado somente no período de férias e sim no ano todo, exemplo disso é o crescimento da movimentação em meses considerados não tão expressivos para a economia local, como março e maio. Isso mostra o interesse de pessoas de outros cantos do país em realizar negócios da região e movimentar a economia local é cada vez maior", comenta Barra.
Além do aumento no volume de passageiros e da movimentação de aeronaves, os dados estatísticos da INFRAERO revelam que houve um aumento significativo no fluxo de cargas que aeroporto Maestro Wilson Fonseca. Em 2007 foram 2.318.862 toneladas de cargas e no mesmo período de 2008 houve um aumento de 21,53%, isto é, a movimentação de cargas está prestes a superar 3 toneladas neste mês de agosto. No terceiro mês deste ano, foram embarcadas e desembarcadas em torno de 447.388 quilos. A previsão é de que o recurso para a criação um projeto de ampliação da INFRAERO em Santarém sejam aprovado de imediato e o processo de licitação seja aberto a fim de que a empresa vencedora possa dar andamento e iniciar a obra.

Nenhum comentário: