quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Formação técnica garante empegros em Santarém

Adriana Lins
Repórter

O bem preparado se dá ao luxo de escolher o emprego que ele quer. A declaração é da coordenadora do SENAC em Santarém Denise Miranda e deixa entusiasmado quem procura por qualificação técnica. A demanda por estes cursos têm crescido tanto nos últimos anos que o SENAc se vê obrigado a fazer uma seleção entre os interessados. "Chegamos a ter 100 candidatos para ocupar 15 vagas", diz Denise. No primeiro semestre do ano o campeão por procura foi o curso de manicure. No entanto, nem sempre os indicadores dos anos anteriores servem como base para planejamentos futuros, uma vez que o cenário muda muito rapidamente. Hoje são considerados segmentos em ascensão os de beleza e alimentação.
Um dado porém, chama a atenção de quem procura um profissional qualificado para trabalhar: durante a capacitação os profissionais recebem nossos de empreendedorismo e descobrem que o mercado é muito mais vantajoso para quem decide apostar no seu próprio negócio, no caso de quem trabalha com segmento beleza ou descobre que sua mão de obra é muito valorizada em locais antes pouco disputados como é o caso de cozinheiros de embarcações.
"Tem profissionais que ganham mais de R$ 2.000,00 por mês, pois a Capitania dos Portos estabelece algumas normas sobre quem viaja embarcado", informa a coordenadora do SENAC. Assim, restaurantes e famílias que buscam mão-de-obra qualificada acabam ficando um profissional experiente. O mercado é promissor para quem atua na área de prestação de serviços. E interessados de toda a região buscam qualificação técnica em Santarém. Os cursos de formação técnica podem ser cursados paralelamente ao ensino médio, no entanto, o diploma só será emitido quando o candidato apresentar seu certificado do ensino médio.
Garantia de emprego
A busca por profissionais com formação técnica acontece à nível nacional. O "passe" desses profissionais tem sido extremamente disputado nos últimos anos, quando se registrou que menos de 1% dos estudantes que se formaram no Brasil optaram pela formação técnica. Muitos deles são contratado mesmo antes da formatura. Instituições como SENAC montaram serviços de encaminhamento de ex-alunos às empresas. E o nível de empregabilidade é de praticamente 100%. Aos interessados nesse novo filão de mercado um dica: a oferta de vagas para formação técnica é limitada em todo o país. São apenas 900 mil matriculas, enquanto temos um quadro de oferta de mais de 5 milhões de vagas no Ensino Superior.

Nenhum comentário: