segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Fumo e direção

Reação negativa entre os condutores de veículos em Santarém o anúncio do projeto de lei que pretende proibir os condutores de fumar quando dirigem.

O assunto é considerado um absurdo pelos motoristas que trabalham no centro comercial de Santarém e todos são unânimes em afirmar que essa lei não deve ser respeitada.

Para o taxista Fábio de Jesus Coelho,“se trata de um vício. O cara não vai parar de uma hora para outra. Mesmo assim, não vejo problemas em fumar e dirigir. Nunca ouvi dizer que alguém por estar fumando ocasionou um acidente. Por isso, discordo da lei e espero que os nossos deputados e senadores votem contra esse projeto” demonstrando sua comindignação com o número de leis que são criadas no Brasil e que segundo ele, não são aplicadas. “Por que não consultar a população. É preciso mostrar dados, fotos e depoimentos que comprovem isso”, reage.

O taxista Sílvio Moura já anuncia: “Eu vou ser multado todos os dias ou tentarem driblar a fiscalização. Isso é um absurdo, eu fumo há mais de 20 anos e me abstenho do cigarro somente quando apanho um passageiro. Fora isso, quando estou sozinho dirigindo pela rua eu sempre estou fumando”.

Para alguns especialistas, não precisaria de lei para proibir os condutores de fumar quando estivessem dirigindo, posto que a interpretação do código permite concluir que fumar ao volante já é proibido. O art.252 diz que é proibido dirigir o veículo com apenas uma das mãos, exceto para fazer sinal regulamentar com o braço, mudar a marcha ou acionar algum equipamento do veículo. Fumar não estaria nas exceções, portanto já estaria tão sujeito á multa quanto levar o celular ao ouvido.

Por enquanto, o projeto ainda está sendo discutido no Congresso.

Nenhum comentário: