domingo, 10 de agosto de 2008

Os números dos jornais

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

Não procede a informação de que O Liberal estaria em entendimentos para voltar a se filiar ao Instituto Verificador de Circulação, do qual se desligou há quase três anos para evitar uma nova auditoria. Na anterior, o IVC constatou que a vendagem real do jornal era inferior à metade dos números declarados pelo editor. Na véspera da chegada dos auditores a Belém, O Liberal pediu sua desfiliação, como nunca acontecera em meio século de existência do IVC, a mais respeitável fonte de informações sobre a circulação de jornais no Brasil. A atitude deve ter sido tomada porque a venda do jornal dos Maiorana permanecia em queda.
O Diário do Pará continuará a ser o único jornal associado ao IVC no Pará, mas a publicação de Jader Barbalho não usufrui dessa condição como podia por não divulgar os resultados das auditorias que o instituto tem feito. Ao invés dos resultados da apuração realizada pelo IVC, que mensura a quantidade de exemplares que o público efetivamente compra, o Diário prefere divulgar as pesquisas do Ibope, que apenas medem índices de leitura. A contradição sugere que parte significativa da tiragem do jornal é cortesia ou não se enquadra nas exigências do IVC sobre comercialização.
O que pode significar que o Diário tem maior tiragem do que O Liberal, mas a vantagem é menor quando se trata de jornais vendidos. E que em ambos os casos a vendagem é menor agora do que algum tempo atrás, considerando-se a posição que então o líder ocupava. Ou que tudo que apregoam é pouco mais do que fantasia.

Nenhum comentário: