segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Produtos madeireiros e não madeireiros

Madeireiros, IBAMA e INCRA não se interessam por informações que a Embrapa coletou sobre a cadeia produtiva de produtos madeireiros e não madeireiros no Pará e Acre. Todos foram convidados com antecedência mas não compareceram no workshop de lançamento dos resultados pesquisados.

A pesquisa foi financiada pelo CNPq, por meio de um projeto desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com a Universidade Federal de Rondônjia (UNIR), Embrapa Acre, Ibama Acre, e Universidade Federal da Amazônia (UFRA). Os dados foram coletados na área de abrangência da BR 163, no Pará e no Estado do Acre, no período de 2007 e 2008.

Segundo o pesquisador Willian Castro, o resultado permite a observação do contraste existente na indústria de base florestal nos dois estados. Um exemplo interessante é o trabalho apoiado por ONG's. No Pará, a atuação dessas organizações é considerada como um "problema". No Acre, quanto maior a pressão feita pelas ONG's melhor. Trabalhar em parceria com o Greenpeace, é sinônimo de muitas portas se abrindo.

Nenhum comentário: