terça-feira, 9 de setembro de 2008

Guarda compartilhada será discutida em encontro sobre direito de família

Família e Dignidade" será o tema debatido no I Encontro de Direito de Família de Santarém e Baixo Amazonas que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro no auditório do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA). Temas de grande repercussão no cenário jurídico serão abordados como Guarda Compartilhada, Direitos Patrimoniais do Companheiro, Concubinato e da Amante, Incesto e outros.
Para o presidente do Núcleo do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Santarém (IBDFAM), o advogado Miguel Borghezan, o evento será o um momento singular para a sociedade santarena, pois oficializará a criação do IBDFAM no município. "Com a criação do núcleo do instituto de família em Santarém, nós operadores do direito que militamos nesta área, iremos debater se estamos utilizando todos os métodos necessários a fim de garantir a preservação dos direitos de família", destacou o advogado, lembrando que o evento é aberto a todos os profissionais que ajudam na reestruturação da família e ainda lutam para que os seus direitos sejam resguardados tais como promotores, juizes, assistentes sociais, pedagogos, Conselho Tutelar, delegacia de polícia, além dos futuros operadores do Direito que ainda estão nos bancos das universidades.
Na primeira palestra o Doutor em Relações Sociais, professor da Faculdade de Direito de Curitiba/PR e membro do Instituto de Advocacia do Paraná, relator do anteprojeto sobre Guarda Compartilhada, Waldir Grisard Filho explanará o tema: "Quem tem medo da Guarda Compartilhada?". Segundo Borghezan, o palestrante é um dos profissionais que estão mais aptos a comentar sobre o assunto no momento posto ao vasto período em que trabalha na área. "É um caso que está em evidência e símbolo de muita discussão, em especial entre os operadores de direito e por isso, que vai ser a primeira palestra desse encontro", enfatizou o presidente do IBDFAM em Santarém.
Outra palestra aguardada pelos participantes será "Direitos patrimoniais do companheiro, concubino e da amante" que será proferida pelo Doutor em Direito Civil, Rodrigo Toscano. Além disso, o evento contará com a presença do grande incentivador da criação do núcleo do IBDFAM em Santarém, segundo Miguel Borghezan, do Diretor Norte do Instituto, Zeno Veloso que levará a discurso o tema: "A Sucessão Hereditária do Cônjuge". "Nós iremos agradecer ao Zeno Veloso pelo apoio que nos foi dado para a instalação do núcleo em Santarém que vai ajudar de forma significativa na resolução de vários problemas nesta área", destacou Borghezan.
O IBDFAM promove estudos, pesquisas e discussões com um foco interdisciplinar, atuando em diversos setores da sociedade em prol da família brasileira. O IBDFAM também atua como instrumento de intervenção no sentido de promover o direito ao exercício da cidadania plena e na defesa dos direitos das famílias no Brasil; e até mesmo por meio de representatividades em mesas redondas e intercâmbios internacionais.

Nenhum comentário: