segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vamos brincando de roda

Bellini Tavares de Lima
Advogado


Todo e qualquer ser humano que ingressa na história se torna invariavelmente um polêmico. Talvez à exceção de Jesus Cristo, ninguém mais consegue se tornar um personagem história sem dividir as opiniões. E, ao se entronizar no reino da história, o homem vai, aos poucos, se tornando também um mito. Os exemplos são inúmeros, mas, por razões que se mostrarão óbvias, cito Rui Barbosa. Deixando de lado a afirmativa de que toda unanimidade é burra, Ao menos no quesito "inteligência" Rui Barbosa talvez seja a exceção que confirma a regra. Nunca ouvi ninguém colocar em dúvida a inteligência superior desse homem. Mas, isso não faz dele uma unanimidade no que diz respeito às opiniões a seu respeito. Há os que o veneram e os que o desprezam.
Pelo que se registra a seu respeito, Rui Barbosa foi, realmente, um polêmico. Seus pensamentos e frases refletem momentos de brilhantismo intelectual, verdadeiros diamantes de reflexão. Isso não impediu, no entanto, que Rui proferisse frases completamente incompreensíveis. Eu me lembro de um professor de português dos meus tempos de cursinho para a faculdade de direito que, para exemplificar um vicio de linguagem chamado "obscurantismo" (frases rebuscadas e escritas numa linguagem tão complicada que acabam prejudicando a compreensão do seu conteúdo). Mas, realmente há pérolas de sabedoria entre as riquezas de Rui Barbosa. Eu me recordo de uma que, apesar de um tanto sofisticada, é de uma profundidade exemplar: "Onde os meninos camparem de doutores, os doutores não passarão de meninos". Quem ninguém se assuste. Como qualquer sujeito comum, eu também tive que ir ao dicionário para saber o que significa o verbo "cambar". Diz o Aurélio: "Campar - vangloriar-se jactar-se, gabar-se". Rui Barbosa se utilizou dessa palavra com o significado de "se fazer passar por alguma coisa que não se é". Assim, "onde os meninos se fizeram passar por doutores, os doutores não passarão de meninos".
Rui Barbosa morreu em 1923. Neste ano, portanto, se completam 85 anos de sua morte. E, no entanto, como sua frase é oportuna e atual. Poderia ter sido dita ontem e teria plena aplicação ao nosso triste Planeta-Brasil. Se alguém duvida, basta abrir as páginas de qualquer jornal e escolher à vontade. Há uns poucos dias, diante da imensa crise financeira que assola o mundo, alguém por aqui se regozijou dizendo que as mesmas instituições financeiras que haviam dado palpites sobre o país agora estavam quebrando. E coroou-se a pérola com a observação de que sobre a crise, que fossem perguntar ao presidente norte-americano. Como se, no mundo real, esta nossa pobre nação emergente estivesse completamente imunizada contra os efeitos dessa conturbação mundial. Os comentários, por si só, já dão a dimensão exata de que os meninos definitivamente tomaram o lugar dos doutores. Mas, a estranheza é ainda maior porque, ainda recentemente, se proferiu uma enorme quantidade de bazófias a respeito da elevação deste mesmo Planeta-Brasil à categoria de "grau de investimento", resultado exclusivo da avaliação dessas mesmas instituições para as quais, agora, se mostra a língua e se diz um "bem feito!"
Num curtíssimo espaço de certa de 48 ou 72 horas os leitores de jornal desta terra descoberta por Cabral viram as declarações de um Ministro de Estado afirmando ou informando que o governo estava estudando e considerando retomar a estratégia de permitir que se utilizassem recursos do FGTS para aplicação na compra de ações da Petrobrás, como ocorreu em 2001.A intenção seria a de ajudar a financiar a empresa com vistas à nossa salvação nacional, a jazida de petróleo adormecida a dois quilômetros de profundidade e a 300 quilômetros das costas brasileiras (pois é, existe muito mais coisa nas costas brasileiras do que pode imaginar a nossa vã filosofia). Não foi preciso mais do que essas curtas 48 ou 72 horas para que outra ala do mesmo governo viesse a público negar isso tudo como se fosse o maior absurdo já trazido de toda a história da humanidade. Ou os jornais andam com molecagem ou os meninos agora estão querendo invadir a sala da pós-graduação e do doutorado.
Pelo jeito, os meninos é que dão as cartas agora. Aos doutores vai restar um joguinho de bolinha de gude nas ruas deste imenso, próspero e imune país, tudo sob o aplauso incontido da platéia que pede bis. E Rui Barbosa que continue morto lá no seu túmulo. Mortinho com farofa.

22 de setembro de 2008

Nenhum comentário: