quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Voluntários presenteiam crianças de Juruti

O Dia das Crianças na Comunidade Batata, zona rural de Juruti, foi repleto de diversão e aprendizado. Uma palestra sobre saúde e distribuição de brinquedos para crianças foram atividades realizadas pela Mina de Juruti dentro da programação do Mês Mundial de Serviços Comunitários da Alcoa – celebrado durante o mês de Outubro em todas as unidades da Companhia no mundo, em um sistema de parceria entre voluntários da Empresa e a comunidade.
Globalmente, foram cerca de 500 ações comunitárias com a participação de 16 mil voluntários, em 25 países. Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe, lembra que o mês de Outubro concentra os esforços dos alcoanos em todo o mundo, mas a contribuição às comunidades e a atuação voluntária dos funcionários da Empresa acontecem diariamente em todas as localidades onde a Alcoa atua. "Consideramos todas essas atividades bastante importantes para a nossa estratégia mundial de sustentabilidade, que inclui a participação ativa junto às comunidades onde atuamos. O diálogo, a troca de informações e demais atividades voltadas à responsabilidade social empresarial são sempre tratados com prioridade dentro da Alcoa", afirma Franklin Feder.
Em Juruti, participaram das atividades em torno de 80 crianças das localidades do Batata, São Raimundo dos Mentais, Alto Alegre e Rio Verde, situadas a cerca de 40km do centro urbano do município. Ao todo 26 voluntários da Alcoa e empresas contratadas participaram das atividades.
O estagiário de Engenharia Elétrica da Alcoa, Diego Garcia Blanco, 23 anos, está há apenas dois meses no empreendimento e já tem duas ações voluntárias. Além da programação do Dia das Crianças, ele também contribuiu para a melhoria na rede elétrica da Escola Estadual Américo Pereira Lima que, este mês, está sendo reformada por meio do programa de voluntariado ACTION, que reúne funcionários da Alcoa e comunidade. Para ele, a ação no dia 12 foi especial, principalmente porque também cresceu numa comunidade carente. “Sinto-me honrado em trabalhar em uma Empresa que valoriza tais ações e sei que, muito mais do que contribuir com o empreendimento, posso também contribuir com o desenvolvimento de Juruti”, comenta.
Para a moradora Maria do Socorro de Souza, Agente de Saúde na Comunidade Batata, foi uma oportunidade inédita. “A palestra veio reforçar o trabalho de higiene com as crianças e a gente espera continuar em conjunto com a Alcoa”, afirma. Em poucas palavras, a menina Fernanda Alves, 10 anos, da Comunidade São Raimundo dos Mentais, avaliou as atividades oferecidas às crianças. “Valeu a pena viajar até aqui (Comunidade Batata). Nunca tinha participado de um Dia das Crianças assim, tão divertido”, conta Fernanda.

Nenhum comentário: