domingo, 2 de novembro de 2008

Ana Júlia: base aliada foi a grande vencedora

Ronaldo Brasiliense

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) afirmou, na sexta-feira, a esta coluna, que os partidos que compõem a base de seu governo foram os grandes vencedores das eleições municipais no Pará. “A nossa base aliada saiu fortalecida e foi a grande vencedora no Pará, a exemplo do que ocorreu no Brasil. No Pará, conquistamos mais de 70% das prefeituras. Nos 18 municípios onde o PT disputava reeleição, só perdeu em três. Mas, como governadora, minhas preocupações vão muito além do PT. Temos parcerias com todos os municípios do nosso Estado e continuarei tratando todos os prefeitos de forma republicana”, garantiu.
Às vésperas de viajar para a China, chefiando missão comercial, Ana Júlia também falou da expectativa sobre os resultados da viagem. “Nosso governo está ampliando e fortalecendo nossas relações com os países em desenvolvimento. A visita à China tem esse objetivo. Queremos diversificar os destinos dos nossos produtos de exportação, entre eles a carne, o pescado, a fruticultura e o minério. Também queremos estreitar laços nas áreas da cultura e dos esportes. Pretendemos, por exemplo, fazer um intercâmbio para que professores chineses ensinem mandarim aos paraenses e professores paraenses de educação física ensinem futebol aos chineses. “
Ana Júlia mostrou-se preocupada com os reflexos da crise mundial na economia, também no Brasil e, mais especificamente, no Para. “As crises do capitalismo são permanentes e é por isso o nosso governo trabalha numa perspectiva de mudança da nossa base produtiva. Não nos interessa exportar minério bruto. A alternativa que o governo está construindo junto com os empresários, nesta viagem à China, por exemplo, é no sentido de buscar novos parceiros. As guseiras só exportam para os Estados Unidos. Quando diversificamos o mercado, deixamos de ter apenas um comprador. A propósito, dois representantes do setor guseiro vão integrar a missão. Eles estão interessados em parceiros para produzir aço, que tem mais mercado que o gusa. Ao mesmo tempo, os investimentos em infra-estrutura, como a duplicação da PA 150, construção das eclusas e hidrovias vão criar condições para atrair novos investidores, que vão se associar aos empresários locais”, concluiu.

Nenhum comentário: