terça-feira, 25 de novembro de 2008

Crise terá grande impacto na indústria de produtos de madeira



Raimundo José Pinto:

A desaceleração da economia mundial, resultante da crise que se iniciou nos Estados Unidos, terá grande impacto na indústria de produtos de madeira sólida, com reduções no consumo e nos preços nos principais mercados e ainda com as novas restrições legais, técnicas e ambientais. Este é um dos trechos da Carta de Curitiba, divulgada na sexta-feira (21), ao final do IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas, em Curitiba.
Como a recuperação da demanda nos grandes mercados deverá ocorrer de forma gradual e lenta e a volta do crescimento do consumo deverá ocorrer somente a partir de 2010, o documento destaca como importante a adoção de ações no curto prazo.

“Existem oportunidades que devem ser exploradas pela indústria e investidores do setor para mitigar os problemas no curto prazo e assegurar o crescimento sustentado no médio e longo prazo, incluindo a diversificação de mercados e produtos, na busca de alternativas inovadoras de financiamento e a adoção de novas tecnologias para ganhos de produtividade”, diz o documento.
Embora o setor privado deva ser o principal responsável pela implementação de ações necessárias à exploração das oportunidades identificadas, a Carta de Curitiba destaca que a participação governamental e de outros agentes de desenvolvimento é, neste momento, “de fundamental importância para garantir a sobrevivência de um setor econômico importante para a geração de emprego e renda, e ainda com forte contribuição ao equilíbrio ambiental”.
Os participantes do congresso recomendam, entre outras coisas, que o setor privado defina, “através de suas entidades de classe em conjunto com o governo, uma estratégia nacional para mitigar os impactos da crise atual e assegurar o desenvolvimento sustentado da indústria de madeira sólida, baseado em plantações florestais”.
Outra recomendação é para que “o governo assuma a responsabilidade pela criação de mecanismos de apoio ao setor, através de ações concretas que poderão incluir entre outras, investimentos diretos em programas e projetos, financiamentos, incentivos e outros”.

Nenhum comentário: