segunda-feira, 17 de novembro de 2008

GUIA DIZ QUE DEFEITO DE CARRO PODE SER IDENTIFICADO ATRAVÉS DE RUÍDO

Marco Antônio Uhl
Repórter

Segundo o "Guia de Manutenção Automotiva", lançado pela Oficina Brasil existem vários defeitos de automóveis que poderiam ser identificados através dos ruídos emitidos pelos próprios carros.
Entre os mais comuns citados no Guia de Manutenção Automotiva, estão:
Chiado semelhante ao jato de uma torneira: problema no bêndix do motor de arranque, que futuramente pode afetar o induzido, o automático e a bobina de campo.
Disparos de metralhadora: quando este barulho acontece principalmente ao acelerar o automóvel, significa que é hora de um diagnóstico mais completo, pois, como se diz popularmente, o motos está "rajando".
Zumbido de besouro: este som revela que há um desgaste nos rolamentos da roda, principalmente quando o automóvel está em alta velocidade.
Máquina de costura: um barulho como este é sinal de que as válvulas de admissão e escape, localizadas no cabeçote, estão desreguladas.
Panelas batendo: silencioso do escapamento solto ou quebrado.
Peças batendo, associado à trepidações: o escapamento ou os dispositivos que dão sustentação ao motor e ao câmbio protetor do cárter, suporte do coxim ou os próprios coxins apresentam problemas.
Chiado metálico de ferro contra ferro: está na hora de trocar as pastilhas de freio.
Mecânicos de Santarém têm opiniões diferentes das apresentadas pelo Guia, que segundo os profissionais que trabalham no município, algumas das referências dadas aos ruídos estão corretas, mas em outros casos, os mesmos barulhos podem significar problemas diferentes daqueles que o livro aponta.
Segundo o mecânico, Edimir Soares, instrutor do Senai, sons semelhantes a "disparo de metralhadora, zumbido de besouro e máquina de costura", para estes três ruídos, a causa poderia ser bateria descarregada, que produz sons semelhantes quando não está em perfeito estado. Já o barulho de "panela batendo", seria possivelmente, batida de pino.
Já para os casos de chiado metálico de ferro contra ferro, tanto o "guia" como o mecânico têm a mesma opinião: pastilhas de freio.
O mecânico Edimir Soares, com mais de vinte anos de experiência no mercado, aconselha aos motoristas que não têm experiência na parte mecânica a utilizarem este tipo de "Guia Automotivo" como referência para identificar problemas simples, mas, desde que o profissional mecânico seja consultado para dar o veredicto final, o que garantirá a segurança e a solução de fato do problema do automóvel.
O mecânico Peninha, que tem vinte e dois anos de experiência profissional, diz: "talvez sim, talvez não, porque o barulho às vezes parece ser o mesmo, mas na verdade não é o mesmo problema".
Para ele o "chiado semelhante ao jato de uma torneira" pode ser a descarga ou o mangote furado; "disparo de metralhadora", pode ser falta de lubrificação ou folga no cabeçote e no rolo da biela; "panela batendo", poderia ser a biela muito frouxa; "máquina de costura", folga nas válvulas e "chiado metálico de ferro contra ferro", para o mecânico Peninha poderia ser falta de lubrificação.
A opinião comum entre todos os profissionais que trabalham com automóveis é a de que a prevenção é o melhor caminho para ter um veículo conservado e com total segurança para transitar pelas estradas do Brasil, e fica a orientação para os motoristas que pretendem realizar viagens mais longas para que façam revisões periódicas em seus veículos.

Nenhum comentário: