domingo, 2 de novembro de 2008

Lira Maia cobra implantação do zoneamento da Amazônia

Em discurso da tribuna da Câmara dos Deputados o deputado Lira Maia(DEM-Pará) voltou a cobrar a efetiva implantação do zonemaneto econômico-ecológico da região amazônica.
Veja os principais trechos do discurso:

“Quando defendemos a agricultura mecanizada de grãos e as atividades madeireiras, pensa-se logo que não tem o menor interesse na preservação da Amazônia”. Muito pelo contrário. É justamente por querer e lutar pela preservação das nossas riquezas naturais que defendemos essas atividades. Afinal de contas, não podemos nos esquecer que uma das maiores riquezas que temos na Amazônia é a nossa gente, e esse povo, como qualquer outro do mundo, tem todo o direito de se alimentar bem e viver condignamente. Para tanto, precisamos produzir e gerar empregos.”

“ O ZEE é capaz de nos dar a diretriz básica daquilo que se pode e do que não se pode fazer em cada região. Indicará os locais mais adequados para cada tipo de atividade produtiva, e, também, aqueles que somente podem ser explorados com um manejo adequado e os que devem permanecer intocados, sob o risco de grave dano ambiental.”
“Não precisa se derrubar nenhuma árvore na amazônia, porém, o que deveria ser feito após o ZEE, definindo as áreas de preservação permanente, liberar as áreas antropizadas, degradadas ou alteradas, ou seja, as áreas abertas para a produção agropecuária.
Somente no meu Município, Santarém, estas áreas representam cerca de 700 mil hectares e desta, aproximadamente 500 mil hectares tem condições de produzir alimentos, porém, a legislação não permite.”

“Por iniciativa deste Deputado, com o apoio dos deputados da bancada paraense, incluímos no Orçamento da União para 2008, através de emenda de Bancada, recursos para a implantação do Zoneamento Econômico-Ecológico em nosso Estado.
Felizmente os primeiros passos já foram dados. Ontem, a Governadora esteve em Santarém para lançar para a sociedade, a execução do Zoneamento Econômico-Ecológico da Região Oeste do estado, especificamente, na extensão da BR 163(Santarém/Cuiabá).
O ZEE tem papel fundamental para a concretização de dois anseios de nossa população:
O Primeiro é a conclusão da BR 163, representando um dos principais, se não o principal projeto de desenvolvimento daquela região, pois, devido à posição estratégica de Santarém em relação às regiões Norte e Centro-Oeste, o escoamento da produção destas regiões através do nosso porto, certamente, levara mais emprego e renda pra Região Oeste do Pará além de reduzir significativamente o custo com o transporte rodoviário.
O segundo ponto, não menos importante, é que a partir do Zoneamento Econômico-Ecológico na extensão da BR 163, definindo quais são as áreas destinadas para preservação, para exploração extrativista e madeireira e para a exploração agropecuária em nosso Estado.”

“ Com o emprego de tecnologia, educação condigna da população e os investimentos necessários em infra-estrutura, podemos, sim, produzir alimentos, explorar os recursos florestais e desenvolver as atividades turísticas, gerando emprego e renda para a nossa população. Tudo isso sem a necessidade de destruir a natureza. “

Nenhum comentário: