terça-feira, 18 de novembro de 2008

Venda de carros usados tem queda de 50% em Santarém

Alesandra Branches
Repórter


A crise financeira internacional começa a atingir o mercado de automóveis. Com a redução do volume de crédito no mercado, algumas revendedoras de automóveis usados localizadas em Santarém tiveram queda de até 50% nas vendas financiadas. Uma das mais tradicionais da cidade tomou uma medida radical: fechou as portas. Mas em outras lojas do ramo, mesmo com os pátios cheios de opções, os consumidores santarenos estão comprando menos.
A redução no comércio de carros usados e novos está ligada aos fatores da crise econômica mundial. Fatores que provocam cautela entre os consumidores e adaptações nos revendedores. "Os juros estão muito alto e os consumidores preferem obedecer às orientações dos economistas que todos os dias aparecem nos programas de rádio, televisivos e nos jornais impressos, pedindo que os clientes tenham cautela antes de comprar um carro zero ou automóvel usado através de financiamentos", disse o vendedor de uma revendedora de automóveis em Santarém, João Azevedo, acrescentando que antes de ficar com medo e continuar sem transporte é preciso que o cliente consulte uma loja. "Acredito que o certo é pesquisar preços, juros e encontrar os carros mais econômicos para não ficar sem condução, já que não sabemos por quanto tempo a crise vai durar", destacou o vendedor dizendo que os clientes têm desejo em comprar seus carros, mas temem juros altos. "É um risco que o cliente tem que assimilar caso contrário, fica sem carro", lembrou Azevedo.
Com a crise algumas revendedoras sofrem com a escassez de venda e podem fechar. "O crédito diminuiu e provocou também o aumento de juros, diante disso, o cliente fica retraído, com medo e as revendedoras ficam com carros acumulados, só somando despesas. Por isso, acredito que poucas revendedoras vão agüentar a pressão", comentou o vendedor. Segundo ele, no setor automobilístico, os juros subiram, em média, de 1,3% para 1,9%. Os prazos de financiamento que antes chegavam a 60 meses, agora, na maioria das revendedoras, não passa dos 48 meses. Os bancos que antes financiavam até 100% do valor do carro, agora cobrem até 60%.
Contudo, mesmo com o clima de tensão, não há motivo para pânico. Ele afirma que o mercado interno ainda não sente os efeitos da crise ao apresentar ontem os números de setembro, o segundo melhor mês da história da indústria automobilística do país. As vendas cresceram 9,8% em setembro se comparadas com agosto e 31% no mesmo mês de 2007.
"A verdade é que para vencer a crise, vamos fazer de tudo para não deixar carros na prateleira", afirmou João lembrando que as vendas caíram se comparado ao grande volume de vendas dos últimos meses, mais que ainda continua normal graças aos planos e promoções feitas mensalmente", completou o vendedor.

Nenhum comentário: