segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cruzeiros turísiticos

Continua a temporada de cruzeiros turísticos que visitam Santarém.
Fevereiro é o mês da alta temporada dos transatlânticos na região. Nesta terça-feira, 19, às 08 horas, chega ao porto da cidade o navio "BRAEMAR", de bandeira inglesa, o primeiro dos seis navios previstos para este mês.

ANANINDEUA DERROTA SÃO RAIMUNDO POR 3 X 1

O Ananindeua venceu o São Raimundo por 3 a 1 na tarde desta segunda-feira (18), no jogo que encerra a segunda rodada do Campeonato Paraense. Com a vitória, o Ananindeua fica na quinta colocação na tabela de classificação, enquanto que o São Raimundo vai para a lanterna. O pantera santareno ainda não pontuou e perde para o Remo no saldo de gols.
Os gols do Ananindeua foram marcados por Joãozinho, Flamel e Dudu, enquanto que o único gol do São Raimundo foi marcado por Alexandre. O público foi pequeno no estádio da Curuzu, somente 153 pessoas pagaram para acompanhar o jogo, proporcionando uma renda de 1.025 reais.
O Campeonato Paraense volta a ter jogos na quarta-feria (21) entram em campo Tuna x Castanhal, 16h, no Souza; Paysandu x Águia, 20h15, no Mangueirão; Pedreira x Vila Rica, 20h30 em Cametá; Na quinta-feira os jogos são: Ananindeua x Tiradentes, 16h em Castanhal; Remo x São Raimundo, 20h30, no Mangueirão. (Portal ORM)

Toma que o filho é teu!

Breves parece que está reclamando a naturalidade de Odair Corrêa.
Sábado, o vice-governador recebeu o título de cidadão daquele município.
O pai de Odair nasceu em Breves e isso foi suficiente para a câmara conceder-lhe a comenda.
Santarém agradece.

Proteção a quelônios em Juruti

O Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN), do Instituto Chico Mendes, vai executar o projeto Juruti Sustentável, no município de Juruti, no Pará, com ações de conservação e desenvolvimento sustentável. Para isso, o RAN assinou convênio e termo de cooperação com a Associação Pró-Tartarugas e a empresa mineradora Alcoa, que prevêem o investimento de R$ 625 mil nos vários programs executados pelo Centro, como o Quelônios da Amazônia, o Clubinho da Tartaruga, o de Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis e o de Educação Permanente. A assinatura foi feita na semana passada durante oficina de trabalho, quando foi inaugurada uma base avançada do RAN em Juruti. Segundo o coordenador do Projeto Quelônios da Amazônia, Vitor Ugo Cantarelli, a base garantirá melhores condições de trabalho na região, com planejamentosde longo prazo.
O Projeto Quelônios da Amazônia será ampliado na região. Já o Clubinho da Tartaruga busca formar grupos nas comunidades de Juruti, envolvendo estudantes de 6 a 14 anos. "Queremos formar uma cultura de conservação nessas gerações, para que haja pressão cada vez menor sobre as espécies. E a nossa bandeira serão os quelônios", explica Cantarelli.
O projeto Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis visa a estabelecer metodologias de pesquisa que levem à sustentabilidade da região. Por fim, o projeto de Educação Permanente tem como público-alvo não apenas jovens, mas adultos e vários outros segmentos sociais na conservação das tartarugas e outras espécies da região.

Falsa promessa

Sem ter o que responder às críticas da oposição ao caos que se instalou na área de saúde do município, hoje na Câmara de Santarém a vereadora Odete Costa, líder do PT, garantiu que a prefeita Maria do Carmo vai construir este ano 3 postos de saúde 24 horas.
A oposição bate nessa tecla desde o ano passado, cobrando a promessa de Maria de Carmo em campanha, quando prometeu 4 postos 24 horas.
Após 3 anos e dois meses de mandato a prefeita adptou uma antiga unidade de saúde para fazer funcionar ali um posto 24, mas que só tem médico durante o dia, lá no bairro do Santarenzinho.

Tv Santarém não repassa mensalidade de radialistas ao sindicato

Durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Radialistas, sábado à noite, na sede do Veterano Esporte Clube, chamou a atenção um tópico da ata lida aos presentes: as mensalidades de associados aquela entidade recolhidas em folha pela Tv Santarém não são repassadas aos cofres do sindicato.
O texto lido e aprovado falava no nome de Marlio Cunha como sendo o responsável retenção indevida do dinheiro que pertence aquela entidade sindical.
A posse de Minael Andrade(Rádio Rural), sucedendo a Daleuson Menezes( também da Rural) na presidência de um dos mais tradicionais sindicatos de Santarém foi pouco prestigiada. A prefeita Maria do Carmo não compareceu à festa e nem mandou representante, ao contrário do presidente da Câmara, vereador José Maria Tapajós, que designou o vereador Luiz Alberto para representar o poder legislativo muncipal.
Nem mesmos diretores récem-eleitos compareceram à solenidade.
Das emissoras santarenas, apenas um equipe de Tv Tapajós esteve presente ao evento para fazer a cobertura do ato de posse. A reportagem foi veiculada hoje no Jornal Tapajós 1ª Edição.

Lamaçal...

Jubal Cabral Filho

O rio Tapajós torna-se um lodaçal.
Lixo doméstico, lixo público, esgôto público, entre outras são o uso comum do leito do rio Tapajós.
De todas as cidades que estão às suas margens.
De todos os garimpos que estão em seus afluentes e no leito principal.
De todos os barcos que trafegam em sua via úmida e lacrimejante.
E ninguém se movimenta para coibir estas ações.
Onde está o Ministério Público? A Defensoria Pública? As Procuradorias Jurídicas dos Municípios?
Apesar de ser competência federal iremos deixar que matem o nosso belo rio?
Ele nos dá a água que bebemos e a água que nos lavamos.
É a nossa vida que está em jôgo.
Vamos criar um Comitê para preservar o rio Tapajós!

Aviso prévio

Na quinta-feira, um dia antes do assalto a uma agência do Banco do Brasil em Uruará, dois homens em uma motocicleta assaltaram o posto dos correios em Placas, levando R$ 40 mil do Banco Postal.

Divulgado gabarito do concurso da Seduc

Está aqui, no site da Fadesp, o gabarito do que restou do concurso da Seduc.

Retratos da dengue

Laboratório tradicional da cidade faz um revelação preocupante: quase a metade dos exames de sangue tem resultado sorológico positivo para dengue.
E o pior: por falta de material à venda no mercado, estão praticamente esgotados os kits para exames nos laboratórios particulares de Santarém.

Jantar surpresa

A deputada federal Elcione Barbalho(PMDB) promove jantar, amanhã, em seu apartamento de Brasília, reunindo a bancada federal paraense.
Façam suas apostas sobre o cardápio que será servido...

Concurso da Seduc tem dois casos de anulação

Este é o segundo caso de anulação em concursos da Seduc em menos de um mês.
No último dia 14 de fevereiro, foi anulado o concurso público C-126, para os cargos de economista, nutricionista e bibliotecário.
Domingo foi anulado o concurso apenas para o cargo de pedago-técnico em educação.
O motivo alegado para a anulação da prova foi a violação de um envelope contendo as provas, em Belém.
Mas em Santarém, no colégio Almirante Soares Dutra, um envelope também estava violado e ninguém fez alarde porque a coordenação do concurso providenciou a troca por outro lacrado, antes do início do certame.

Recado do aliado-mor (2)

Escondidinha na coluna do Mauro Bonna está uma notinha também despretensiosa como a do Repórter Diário sobre a ordem dada pelo Palácio dos Despachos para que prefeituras do PT sejam priorizadas em ações do governo estadual em ano eleitoral.
Lá, o negócio é o seguinte: diz a nota que a deputada Elcione Barbalho teria lançado sua pré-candidatura à prefeitura de Belém.
Como o ex-deputado José Priante está indócil com demora da governadora Ana Júlia em recompensar-lhe o sacrifício nas eleições passadas, e por isso estaria disposto a engrossar o caldo da oposição, há alguém no PMDB muito sutilmente raciocinando mais ou menos assim: yes, nós também temos outro nome para colocar na disputa pela prefeitura de Belém.
Ocorre que Priante já estava preparado para essa manobra. Em contato telefônico com a redação de O Estado do Tapajós, mês passado, o ex-deputado dizia não acreditar que Jader Babalho lance mais um ‘parente’ seu na política paraense.
“Se ele colocar a Elcione em Belém, já tem o Helder em Ananindeua, só falta colocar o Jaderzinho candidato a prefeito de Marituba”, brincou Priante.
Mas o final da entrevista ao jornal é que foi enigmático. “ O Jader tem medo que eu retire a minha candidatura a prefeito e Belém!”
Alguém é capaz de decifrar esse enigma eleitoral?

Pedida anulação de eleição para reitor da UEPA

No EspaçoAberto:

Tem ação nova no caso Uepa.
Na quinta-feira passada, o candidato Sílvio Gusmão, primeiro colocado na eleição para reitor da Universidade do Estado do Pará, protocolou ação em que pede a nulidade do pleito.

Essa Celpa é de morte ( 3)

Quem mora na zona rural vai receber trimestralmente a conta de energia. Mas o consumidor vai ter que vir à loja daCelpa receber a primeira conta. Lá, indicará um endereço na zona urbana para onde a conta deverá ser mandada. Se não indicar esse endereço terá que voltar à cidade quatro vezes ao ano para pagar a conta de luz.
A Celpa tomou essa medida para reduzir custos e aumentar a despesa dos consumidores.

Anulado cncurso para pedadogo da Seduc

O Concurso da Seduc, para Pedagogo - Técnico em Educação, que aconteceria na tarde de domingo (17), em Belém, foi anulado. Um dos malotes contendo as provas estava violado.
Algumas pessoas que estavam fazendo a prova perceberam o problema e reclamaram. Houve um princípio de tumulto e por isso a Fadesp, organizadora do concurso, resolveu anular a prova. 15.008 pessoas fariam a prova da tarde deste domingo.
Segundo a Fadesp o prpoblema foi causado pelo armazenamento dos malotes. Um deles ficou com ar dentro e acabou estourando durante o transporte. No NPI, local em os candidatos perceberam a falha, 1.500 pessoas foram a prova.(Portal ORM)