sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

UFPA vai realizar novo vestibular

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) decidiu pela realização de um novo processo seletivo para o preenchimento das 542 vagas ociosas do Processo Seletivo Seriado 2008 da UFPA.
A determinação do Conselho foi que a Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperps) faça uma análise dos dados e elabore uma proposta com o formato e data mais adequadas para o novo processo. A proposta da Comissão deve ser apresentada ao Consepe na próxima reunião, marcada para o próximo dia 17 de março.

Concurso para o INSS tem quase 600 mil inscritos para 2 mil vagas

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que oferece 1,4 mil vagas para técnico do seguro social, cargo de nível médio, e 600 para analista do seguro social, de nível superior, tem até o momento 593.043 inscritos. Não foi divulgado o número de inscritos por cargos. O número, que é parcial, foi informado pelo próprio INSS, e deve aumentar, pois as inscrições ainda não foram homologadas, o que deve ocorrer na primeira semana de março, segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pelo concurso. As inscrições foram encerradas no dia 17 e o pagamento da taxa pôde ser feito até o dia 19. A prova será no dia 16 de março.
Fonte: G1

Provando do próprio veneno

Por causa do apagão causado pela Celpa, quarta-feira última, foram registrados vários assaltos em Santarém. Os bandidos aproveitaram a escuridão para agir livremente.
A própria subestação da empresa foi roubada. Sumiram de lá nada menos que dois computadores.

Comissão de senadores vai vistoriar hospital regional

O senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) acompanhado de uma comitiva de senadores integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, desembarca nesta segunda-feira (25) em Santarém com a missão de verificar in loco os motivos que vêm impedindo o pleno funcionamento do Hospital Regional de Santarém que, desde sua inauguração em dezembro de 2006, vem causando graves danos sociais e o conseqüente desperdício do dinheiro público.

MRN apóia evento de vigilância sanitária

De 26 a 29 de fevereiro, Oriximiná, no Oeste do Pará, será palco para o I Encontro Regional de Vigilância Sanitária dos Municípios do Baixo Amazonas, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com apoio da Mineração Rio do Norte (MRN).
A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), que é chefiada por Lucival Cardoso, confirmou presença. Quem também é esperado é o secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim.
A secretária Municipal de Saúde de Oriximiná, Wagna Alves, destaca que é de extrema importância o investimento na vigilância sanitária e na capacitação técnica de profissionais, principalmente em cidades de pequeno porte da região Norte, já que o acesso a tratamento é mais difícil. “Um evento dessa natureza no meio da Amazônia valoriza a região, suas particularidades, motiva os profissionais de saúde e governantes e, acima de tudo, traz benefícios para a população”.

Perigo no centro comercial de Santarém

Apesar de três tentativas, a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santarém não ainda conseguiu obter do Corpo de Bombeiros um laudo técnico do centro comercial de Santarém.
Na área da avenida Lameira Bitencourt batizada pela prefeitura de Belocentro não há acesso às viaturas dos bombeiros, os hidrantes de calçadas não têm água e os fios de energia da Celpa passam muito próximos às fachadas das lojas, o que impediria a utilização desses hidrantes se um dia viessem a funcionar.

TCM-PA vai realizar concurso para auditor

O Tribunal de Contas dos Municípios vai realizar concurso público para preencher cargos efetivos de auditor. Para coordenar o evento, o presidente do TCM, conselheiro Ronaldo Passarinho, constituiu uma comissão formada pelos conselheiros Rosa Hage, José Carlos Araújo e Alcides Alcântara.
O concurso para cargos efetivos de auditor será coordenado pela Fundação Getúlio Vargas. Para tal, na próxima quarta-feira, dia 27, o coordenador de concursos da Fundação Getúlio Vargas, Herman Jankovitz, estará em Belém, oportunidade em que assinará o contrato entre a FGV e o TCM-PA.Os auditores comandam as Controladorias do TCM, criadas para dar maior agilidade na análise e julgamento das prestações de contas.

Além da derrota, o coice

Jogadores e diretores do São Raimundo passaram vexame após a derrota por 2 x0 para o Clube do Remo, ontem à noite, em Belém.
O vestiário do clube foi revistado por soldados da PM em busca de uma bola que teria desaparecido de campo, atendendo a denúncia de um gandula da FPF.
Até as sacolas dos atletas foram aberta pelos policiais.
No final nada foi encontrado, mas o time alvinegro deixou o estádio constrangido.
Alguns dirigentes, por causa desse incidente, já pensam em retirar o São Raimundo do Parazão.

Pedinte

Teve vereador que foi pedir a Celpa, na maior cara-de-pau, a instalação de dois holofotes em frente a um templo de uma igreja evangélica.
Mesmo sendo parlamentar não sabe que iluminação pública é com a prefeitura.
Coitado.

Elcione faz 'vaquinha' para pagar jantar

Foi-se o tempo das vacas gordas.
A deputada Elcione Barbalho promoveu jantar de confraternização, segunda-feira à noite, em Brasília.
Os convidados que foram ao apartamento funcional da parlamentar paraense tiveram que desembolsar R$ 68 per capita a título de 'adesão'.
Da bancada paraense não compareceram os deputados Lira Maia, Vic Pires Franco e os senadores Flexa Ribeiro e José Neri.
O deputado federal Jader Barbalho, ex-marido de Elcione, foi ao jantar levando a tiracolo o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia.

Naufrágio - A visão do leitor

Antenor Pereira Giovannini

E o descaso continua...
Pessoas mortas, pessoas feridas, seqüelas irreparáveis e a coisa continua sendo vista como mais um acidente e vira mais um número da cruel estátistica de acidentes em nossos rios.
Barcos cheios, barcos sem condições de navegabilidade, falta de fiscalização, falta de uma lista de passageiros obrigatória, coletes salva-vidas suficientes, instrumentos em perfeito funcionamento, gps obrigatório, radar obrigatório em todos os que transitam pelos rios ... é dificil, é complicado mas infinitamente menor do que a perda de um pai, de uma mãe ou de um filho.
Existe o custo financeiro aos cofres públicos mas a perda é um custo irreparável.
Sugiro ao blog que faça um levantamento de uns 10 anos para cá de quantos acidentes e quantas vítimas tivemos em nossos rios e o qual melhoria foi realizada nesse periodo.
O desrespeito ao ser humano é mais do que flagrante e a coisa vira apenas mais um número, um triste número.

Luiz Alberto na guilhotina

Este site divulgou com exclusividade que o vereador Luiz Albeto estava ameaçado de perder o mandato.
Ação do PSDB para reaver o mandato de Luiz entra na pauta na próxima quinta-feira.
A guilhotina ja está amolada, segundo parecer do MP eleitoral.

Miau!

Tem 'gato' que não é humano e que está causando prejuízo à Celpa e desconforto para a população de Santarém.

Processos baseados na Lei de Imprensa estão suspensos

Marcos Sergio Silva

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto suspendeu em parte a Lei 5.250/67, a Lei de Imprensa. A liminar foi concedida em favor do PDT, que havia ajuizado o pedido na última terça-feira.Entre os artigos derrubados (saiba quais são) pelo ministro estão os que proibiam a propriedade de empresas jornalísticas por estrangeiros (artigos 3, 4, 5 e 6 da lei), os que definiam os crimes de calúnia, injúria e difamação (20, 21, 22 e 23) e da responsabilidade da empresa jornalística sobre a publicação de material que configure tal prática (artigos 51 e 52) e os que limitavam a entrada de publicações estrangeiras no país (61, 62, 63, 64 e 65).
Britto também decidiu pela suspensão de normas que versavam sobre a censura de espetáculos e diversões públicas.De acordo com a liminar, o andamento de processos e os efeitos de decisões judiciais está suspenso até o julgamento final da ação pelo plenário do STF.
Em sua decisão, o ministro afirmou que a atual lei não é adequada à Constituição Federal assinada em 1988. "Bem ao contrário, cuida-se de modelo prescritivo que o próprio Supremo Tribunal Federal tem visto como tracejado por uma ordem constitucional (a de 1967/1969) que praticamente nada tem a ver com a atual."Em sua argumentação, o PDT pedia a revogação total da lei.
Leia mais:
Decisão libera estrangeiro em empresa jornalística
Leia íntegra da decisão

13 mortos no naufrágio

O barco Almirante Monteiro, que saiu do porto de Alenquer com destino a Manaus, às 18h de segunda-feira, afundou na madrugada de ontem, em frente ao Paraná da Eva, município de Itacoatiara, no Estado do Amazonas, depois de colidir com uma balsa que teria avançado a mão e continuado a viagem rio abaixo, sem prestar socorroà embarcação atingida.Até o fim da tarde de ontem, 13 corpos haviam sido resgatados e outras 10 pessoas continuavam desaparecidas, segundo informou o coronel Antonio Dias dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

Deputada arma barraco em vôo da TAM

Relato de um leitor assíduo do blog:

Ontem à noite, no vôo da TAM entre Brasilia-Belém-Macapá, não conseguindo se conter por causa dos drinks consumidos durante a viagem, a deputada Dalva Figueiredo(PT-AP) armou o maior barraco daqueles que baixaria é pouco.
Ao ser questionada pelo vizinho de poltrona se não achava que o povo brasileiro se envergonhava do Congresso que temos hoje, a parlamentar perdeu as estribeiras, teve chiliques, gritou, xingou e esperneou, em um gesto típico e previsível de quem não tem argumento.
Após o pouso da aeronave, Dalva provocou um verdadeiro transtorno e atraso aos passageiros, quando solicitou a Policia Federal que escoltasse o seu "inconveniente" questionador, fazendo com que todos ficassem sentados até a Policia Federal chegar e adentrar a aeronave para satisfazer seu ego e exibicionismo de poder, no estilo "sabes com quem tas falando?"
Detalhe: a deputada, que ao invés de estar em Brasília trabalhando, estava enchendo ( ou será secando?)a lata em plena quinta-feira, botou seus "peões "para telefonar de vários celulares para a Policia Federal em pleno procedimento de pouso, colocando a vida de todos os passageiros em risco ao atropelar as normas de segurança que PROIBEM TERMINANTEMENTE aparelhos como celulares de serem usados durante os procedimentos de pouso.
Moral da historia: não deu em nada e ela ainda vai ganhar um processo e poderá pagar indenização por danos e pelo constrangimento mediante uso de poder.
Birita cara essa, né!

UEPA chama candidatos na repescagem

Repescagem do Prosel da Uepa convoca para matrícula no dia 26 de fevereiro de
2008, de 08h às 12h e de 14h às 18h , no campus de Santarém.

Curso: FISIOTERAPIA - SANTAREM
Insc. Nome RG Pts. Class.
64610 CAMILA PARENTE DE OLIVEIRA 4936400 - SEGUP/PARÁ 129.5 17
Curso: MEDICINA - SANTAREM
Insc. Nome RG Pts. Class.
63875 ALEX FORTES CARDOSO 5015532 - SEGUP/PARÁ 159.5 23
60488 CARLA HELENA XAVIER WANDERLEY ROCHA 4868643-SEGUP/PARÁ 158.5 24.

CAMPUS XII - SANTARÉMAV. PLÁCIDO DE CASTRO, 1.399, CEP: 68.040-090

Celpa recua

Diante da negativa reação de políticos e líderes comunitários diante da decisão da Celpa de obrigar o consumidor da zona rural a vir a cidade buscar sua conta de energia, a concessionária já estuda alternativas para a entrega das faturas no interior.
Segundo o gerente regional João Magalhães, a Celpa admite fazer a entrega da conta de luz em comunidades com mais de 1 mil consumidores. Em localidades menores, a empresa vai pedir auxílio das associações e sindicatos para fazer chegar o talão de luz até os consumidores da zona rural.

PT: Ananindeua influencia Santarém

Aldenor Junior
Página Crítica


É para valer. Se depender de um amplo grupo de petistas de Ananindeua, o partido seguirá trilha própria e não se abrigará sob as asas da candidatura de Helder Barbalho (PMDB) à reeleição. Já está nas ruas a pré-candidatura da ex-deputada Sandra Batista (ex-PCdoB, neopetista desde outubro passado).
A idéia, mesmo que não revelada, é lançar areia no pretenso acordo que parte da cúpula do partido sonha em sacramentar com o todo-poderoso Jader Barbalho. Negociação, dizem, só num eventual segundo turno, que pela primeira vez poderá ocorrer na cidade que já alcançou 200 mil eleitores.
Não é pouca coisa que está em risco caso o nome de Sandra Batista realmente consiga se consolidar.
Em troca do apoio a Helder, os cardeis do PT pretendem cobrar uma régia contrapartida peemedebista, através do apoio às candidaturas petistas que tentarão se reeleger em cidades estratégicas como Santarém e Parauapebas, por exemplo.
Agora, as belicosas tendências internas do PT, que sempre tiveram um relacionamento muito distante daquilo que possa ser chamado de amistoso, terão um bom motivo para travar uma imprevisível disputa interna na segunda cidade mais importante do Pará.

Quem tem medo da ex-delegada da Itaituba?

Paulo Bemerguy
Espaço Aberto

Com todo o respeito, mas é um escândalo esse caso da ex-delegada de Polícia Civil Anna Shirlene Modesto Falcão, exonerada do cargo no dia 14 de janeiro pela governadora Ana Júlia, mas que até ontem não havia devolvido uma viatura que integra o patrimônio da Delegacia da Mulher de Itaituba, conforme informou O Estado do Tapajós.
Por que é um escândalo? Porque ela retém uma viatura que é patrimônio público. Retém indevidamente, portanto, eis que afastada sob acusação – grave, notoriamente grave – de envolver-se com uma menor no município de Medicilândia.
Não passa – e nem pode passar – despercebido o fato de que a ex-delegada, segundo se informa, reclamou em entrevista a uma emissora de rádio de Itaituba que estaria sendo perseguida. E deu-se ao desplante de avisar a quem interessar possa que todos os que estavam ou estão contra ela ainda vão se arrepender.
Ao que tudo indica, a ex-delegada sabe de muita coisa comprometedora contra gente que, tendo poderes e competências para agir dentro da lei e reaver o carro que está em poder da ex-policial, remancheia, pula pra cá e pra lá, desconversa, faz que vai mas não vai, enfim, nada faz para responsabilizá-la por mais um crime, além do assédio à menor: o de reter consigo um bem público que, além dessa condição, é essencial para as ações de rotina na área da segurança em Itaituba.
A polícia pode alegar que já instaurou inquérito e ainda vai pedir que a Justiça expeça um mandado de busca e apreensão para tirar o carro que está em poder da ex-delegada. Mas só agora, decorridos mais de 30 dias da exoneração da ex-delegada e da retenção do veículo? Só agora?
Deve a polícia, neste caso, trabalhar com a mesma celeridade com que trabalha quando precisa resolver crimes de ampla repercussão. Nesses casos, inquéritos são instaurados e instruídos rapidamente. Provas essenciais são colhidas sem demora e os acusados e testemunhas ouvidos sem delongas. Feito isso, o inquérito é relatado e remetido às vezes em menos de 30 dias à Justiça. Pronto. E ponto final.
Assim deve ser agora, até mesmo para preservar a autoridade da polícia. Quanto mais demorar em resolver situação de tão fácil solução, todos haverão de pensar, justificamente, que a ex-delegada mete medo a muita gente na polícia.
Mas por que, afinal, a polícia teria tanto medo da ex-policial?