sexta-feira, 14 de março de 2008

CA$AMENTO

Quando duas pessoas, uma destas com ar juvenil, e a outra toda poderosa se enlaçam, tem tudo para virar uma dupla explo$iva.
Senhores, façam as suas apostas.

MPF exige suspensão do desconto sobre aposentadorias

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará quer que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja obrigado a suspender com urgência os descontos sobre aposentadorias ou pensões dos beneficiários que aleguem não terem assinado os contratos de empréstimos consignados. O MPF também pede à Justiça Federal que obrigue as instituições bancárias a devolverem em dobro os descontos efetuados indevidamente. Na ação civil pública, ajuizada nesta sexta-feira, 14 de março, é solicitado que tais determinações tenham abrangência nacional.
As investigações no MPF começaram em 2007, a partir de denúncia de beneficiário do INSS cuja aposentadoria sofreu descontos para pagamento de um empréstimo de R$ 3 mil no banco BMC. O beneficiário garante que não autorizou o empréstimo e que procurou resolver a questão no INSS, sem sucesso. Depois dessa primeira denúncia, o MPF recebeu dezenas de depoimentos de aposentados e pensionistas que tinham a mesma reclamação.
O INSS possui um sistema para tentar identificar descontos irregulares, mas o caminho até uma decisão final é muito longo e os beneficiários não têm condições financeiras para aguardar tanto tempo até terem o dinheiro de volta, explica na ação o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino.

Sespa recebe dinheiro de volta da OS que administrava hospital regional de Santarém

Somente após sete ofícios indagando o número da conta bancária da Sespa para que fosse efetivado a devolução do saldo das verbas repassadas à Maternidade do Povo pelo governo do estado é que tal mistério foi desfeito.
Na última sexta-feira, com a localização da conta, a OS pôde, enfim, devolver cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos. Medida que o médico Paulo Monteiro desejava tomar desde agosto do ano passado.
Enquanto isso, o Hospital Regional vive dias de penúria.

Pré-selecionados do ProUni têm até hoje para confirmar dados

Brasília - O programa Universidade para Todos (ProUni) prorrogou até esta sexta-feira (14) o prazo para que os candidatos pré-selecionados na última chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (13). O prazo para as instituições de ensino superior registrarem no sistema do ProUni os candidatos que comprovaram a inscrição também foi prorrogado. Elas têm até terça-feira (18), às 20h, para fazer o registro. Os candidatos podem conferir se foram pré-selecionados na página do programa.
(Agência Brasil)

Bispo sob proteção

O bispo do Xingu Dom Erwin Klautner esteve em Santarém participando de um evento da diocese, no centro de convenções em Emaús. Hoje cedo, escoltado pela PM, o bispo retornou a Altamira.
Dom Erwin recebe proteção policial desde que, em 2006, passou a receber ameaças de morte.

Escolas de Santarém sem aulas hoje

Estudantes de Santarém não têm aulas hoje.
Na rede estadual, as escolas aderiram à paralisação nacional pela qualidade da educação. Em Santarém, professores estaduais se reúnem durante o dia na escola São Francisco.
Na rede municipal as aulas estão suspensas devido ao luto oficial de 3 dias pela morte do vice-prefeito Delano Riker.

Universidade e sociedade

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

É de admirar o potencial humano da Universidade Federal do Pará e sua baixa significação para a população do Estado no qual funciona. A UFPA é a segunda maior do país em número de alunos. Seu quadro docente exibe uma expressiva quantidade de mestres e doutores, com qualificação feita em centros de formação de conceito no país e fora dele. Há crescente atividade de pesquisa dentro do campus. Os cursos de graduação e pós-graduação se multiplicam e se aprimoram. Mas o que sai do mundo acadêmico para a vida social é pequeno e, na maioria das vezes, em descompasso com as necessidades da população. Sai defasado no tempo e deslocado no espaço.
Penso numa maneira de estreitar e intensificar o diálogo entre a UFPA, a maior instituição do ensino superior na Amazônia, e a comunidade (sob o foco da realidade): a criação de um plantão do conhecimento. Diariamente, um grupo de professores e pesquisadores da universidade se revezaria num plantão para atender as demandas da sociedade e, ao mesmo tempo, tomar a iniciativa de propor-lhe questões de vanguarda. Essa equipe ficaria numa sala com computadores e telefones de acesso gratuito aos interessados para atender consultas. Ao mesmo tempo, a assessoria de comunicação da UFPA estabeleceria ligação com a imprensa, oferecendo-lhe esse serviço de informação, intermediando as relações entre os docentes e os jornalistas.
Cada plantão seria definido pela especialização dos seus integrantes. Num dia, por exemplo, estariam disponíveis professores e pesquisadores de ciência política. No outro, de biologia. Mas haveria também plantões multidisciplinares. O atendimento podia ser individual ou coletivo, através de teleconferências, que seriam montadas conforme as circunstâncias. Um acidente, como o vazamento de caulim em Barcarena, levaria à organização de um plantão temático para esclarecer e problematizar em cima desse fato.
Seria uma espécie de “gabinete da crise” (produto que não falta no mercado amazônico), com o objetivo de confrontar o conhecimento organizado e sistematizado de uma universidade com a dinâmica da realidade de uma região carente de informações, como a Amazônia. Periodicamente a opinião pública se sente desorientada diante de acontecimentos que a surpreendem ou que não consegue entender. Outro exemplo: no dia em que a Companhia Vale do Rio Doce anunciou a instalação da primeira siderúrgica de grande porte no Pará, o plantão seria multidisciplinar (engenheiros, sociólogos, economistas, geólogos) para analisar o significado desse fato.
As sessões do plantão, que podia durar quatro horas diariamente, seriam gravadas e transcritas, formando um banco de dados, plenamente acessível através de um site específico com esse fim na internet. A universidade proporia à TV Cultura e à TV Unama que retransmitissem um sumário dos encontros dos professores com seus interlocutores, cujas visitas seriam previamente acertadas, seguindo uma agenda temática. Os participantes do plantão receberiam uma gratificação por sua atuação, que renderia ainda créditos em currículo. Funcionaria também como uma avaliação do corpo docente da universidade, aferindo a capacidade de cada profissional de responder aos desafios na sua área do conhecimento.
Espero que valha a pena pensar na sugestão. Assim, a universidade mostraria o seu valor e conquistaria o respeito dos cidadãos, que são os responsáveis por sua manutenção. A região, penhorada, agradeceria por poder ajustar a sua agenda diária ao ritmo da história. Numa região colonial, o descompasso entre os acontecimentos cotidianos e sua compreensão é a principal causa da condição colonial, que é justamente a nossa. Mas não está escrito nas estrelas que necessariamente seja assim. Os astrônomos da UFPA poderiam mostrar que não é assim, dispondo-se, como lhes propõe esta idéia, a enfrentar os desafios de uma dinâmica refratária à rigidez esquemática do conhecimento universitário isolado nas torres de marfim do campus.

Não tem jeito mesmo

Caserna
A CCJ da Assembléia aprovou por unanimidade o projeto que autoriza o governo a usar até 7% da tropa de 12 mil soldados da Polícia Militar fora da atividade-fim, que é estar nas ruas fazendo a segurança pública. Atualmente, pelos cálculos do autor do projeto, deputado Arnaldo Jordy (PPS), 10% a 11% do contingente global da força cumprem atividades-meio dentro dos quartéis ou estão cedidos para outros órgãos. “Tem policial graduado, encostado em gabinete, que nunca fez uma ronda na vida”, constata.
(Repórter Diário)

Lágrimas de jacaré

Bom dia.
Muita gente que hoje chora em redor do caixão do vice-prefeito Delano Riker deveria botar a mão na consciência e reconhecer que também contribuiu para sua morte súbita.