segunda-feira, 17 de março de 2008

ONG bloqueia navio com madeira de Santarém e acusa UE de financiar desmatamento

Ativistas da organização não-governamental (ONG) Greenpeace bloquearam nesta segunda-feira (17) um navio que transportava madeira brasileira para portos da União Européia (UE). Parte da madeira, originária de Santarém (PA), foi desembarcada em Portugal e na Espanha. De acordo com o Greenpeace, por causa do protesto, as autoridades francesas recomendaram que o navio não se aproxime do porto e a tripulação tenta seguir para a Holanda.
Os ambientalistas argumentam que a madeira brasileira, apesar de ser exportada como produto legalizado, tem origem irregular e passa por um processo de 'esquentamento' entre a retirada da floresta e a chegada aos portos para exportação.
Em relatório divulgado hoje no Brasil, o Greenpeace aponta o bloco europeu como financiador da exploração ilegal da floresta. 'A demanda global por madeira e a falta de controle nacional e internacional estimulam e financiam a exploração ilegal e a UE possui uma responsabilidade importante', de acordo com o documento Financiando a destruição: a contribuição do governo brasileiro e do mercado europeu para a indústria ilegal e predatória de madeira na Amazônia brasileira. O relatório informa ainda que 36% da madeira amazônica são destinados à exportação e que 47% desse total vão para os 27 países da UE.
Na avaliação do Greenpeace, além da falta de controle europeu obrigatório, problemas do lado brasileiro, como falhas na fiscalização, impunidade, corrupção e falta de investimento são os principais gargalos do combate à exploração ilegal para exportação.
(Fonte: Agência Brasil)

Cargill na defensiva

É estranha a postura da Cargill diante do quadro que se avizinha por conta da elaboração do Eia/Rima do porto da empresa em Santarém.
Há cerca de dois anos a empresa se fechou ainda mais para a comunidade. Talvez em decorrência dos imbroglios judiciais que teve que enfrentar. Mas, mesmo vencendo a batalha jurídica que lhe garantiu a manutenção do porto na Vera Paz, o mais isento dos observadores pode anotar que a Cargill obteve uma vitória de Pirro, isto é, ganhou mas não levou.
Neste ano, a empresa preferiu agir nos bastidores. Sem dar maiores explicações, se antecipou à publicação do acórdão do TRF-1ª Região que lhe obriga a elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental e contratou uma empresa paulista para fazer o Eia/Rima. Mas até agora, a direção da empresa, em São Paulo, não fez qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto.
Quem conhece os meandros da correlação de forças político-ideológicas em Santarém já pode notar que a Cargill já não dispõe do mesmo apoio institucional que obteve no passado. Daí se antever que a compensação ambiental que a empresa terá que saldar vai-lhe custar ainda mais caro. Muito pouco a empresa fez retornar a cidade que lhe abriu as portas no passado.
Mas, desconhecendo a correlação de forças hoje existente no município, um alto dirigente da empresa esnobou, na semana passada, um velho parceiro seu nos momentos de crise com o judiciário e as Ongs.
Mas este parceiro, como tanto outros, já vêem a Cargill de maneira diferente.
Só a Cargill não vê que os tempos mudaram em Santarém.

Amazon flagrada nas operações Rêmora e Galiléia

Ronaldo Brasiliense

Contratada pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), com dispensa de licitação, para executar serviços de jardinagem no hospital regional de Santarém, a empresa Amazon Construção é velha conhecida da Polícia Federal. Ela aparece em duas operações da PF – Rêmora e Galiléia - comandadas pela Superintendência da PF no Pará.No inquérito da Rêmora foram ouvidos Antônio Ferreira Filho e a mulher dele, Fernanda Wanderley de Oliveira, engenheira, sócios das empresas Brasil Service e Amazon Construção, velhos conhecidos da PF e que já haviam sido presos na Operação Galiléia. Os dois entrariam nas licitações só para constar, combinando para apresentar propostas que perderiam.

São Raimundo faz seu último jogo amanhã

Amanhã, no estádio do Soza, em Belém, o time do São Raimundo termina sua melancólica participação no primeiro turno do campeonato paraense de futebol, enfrentando o Pedreira.
O jogo começa às 15 horas.
Nesta fase do Parazão, o Pantera sofreu 7 derrotas e não marcou nenhum ponto.
Na segunda-fase, que começa a partir de 7 de abril, o São Raimundo tem o mando de campo e os jogos do Pantera estão programados para Santarém, mas até hoje as obras de reformas do estádio Barbalhão, que está interdidtado pelo Corpo de Bombeiros, ainda não começaram.

TCM INFORMA

Calendário de obrigações municipais - MARÇO/2008
Dia 30 - EXECUTIVO
· Último dia para publicação do RREO* referente ao 1º bimestre, sendo os demonstrativos referidos no art. 53 da LC 101/2000, obrigatórios apenas para os municípios com mais de 50.000 habitantes e para aqueles que não optaram pela faculdade expressa no art. 63 da LC 101/2000.

Dia 31 - EXECUTIVO
· Último dia para apresentação ao TCM do Balanço Geral do exercício anterior.

Dia 31 - EMPRESAS PÚBLICAS
· Último dia para apresentação ao TCM do balancete do mês de fevereiro.
"Quando a data indicada recair em dia que não haja expediente no
TCM, o prazo será prorrogado até o primeiro dia útil subseqüente".

Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto


Cenas Santarenas
Um dia no mercado

Em agosto de 1952, A. Dolores (Antonieta Dolores Teixeira) descreve o cotidiano no mercado da cidade, freqüentado por clientes empunhando seus inefáveis paneiros de tala para carregar as compras, poucas e caras, quando tudo que havia não era dirigido a pessoas certas e privilegiadas.

Sábado, quando cheguei ao mercado, encontrei uma senhora amiga com o paneiro vasto nas mãos, muito aborrecida com a desconsideração de um açougueiro.
Que barulho é esse, perguntei.
Ah, você está vendo? Esse açougueiro daqui (e mostrava o lado do açougue) enquanto tinha carne só ia pesando e passando pela cabeça da gente para um empregado do Marques Pinto e outro arigó, porque eles pagavam mais.
De início declaro que não cheguei a ver esse empregado e nem o arigó falando, mas creio que o fato é verídico porque os espectadores eram muitos e nenhum contestou o que a senhora dizia.
Então falei: dizem que eu reclamo tudo, mas eu reclamo em vão porque o sr. Prefeito não liga. Outro despeitado diz: ELA NÃO SABE ESCREVER!
Pouco importa se o sr. Prefeito liga ou não! Pouco importa se eu não sei escrever!
O primeiro não pode passar o resto de sua gestão como cego e fazendo ouvido de mercador.
Se ele está dormindo, sonhando apenas que é Prefeito de Santarém, um dia, forçosamente, há de acordar e então, talvez, tudo entre nos eixos.
Quem diz que eu não sei escrever, torne-se analfabeto: não leia o que escrevo.
Nisso, uma vozinha do outro lado diz:
Olhe, já nesta banca, ontem, venderam pirarucu salmourado a dez cruzeiros o quilo. A rês é abatida e ainda mesmo sangrando é vendida a doze cruzeiros o quilo. Nem ao menos um guarda do SESP [Serviço Especial de Saúde Pública] aparece para o competente exame das vísceras. Isto é demais. Já se abusa sem dó nem piedade da paciência do povo. Aqui no Mercado é do toma e o fulano nem põe a cara por aqui, ao menos para nos consolar com a sua presença.
Replica um gaiato: mas a cara dele não adianta, camarada. Queremos é carne com fartura. Queremos que ele corra com esses exploradores do povo, para ver se assim a professora não é tão amolada com as reclamações que ouve.

Meia-passagem é ilimitada, diz Ministério Público

Alessandra Branches
Repórter

Segundo informações da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) o Ministério Público do Estado (MPE) já notificou o Sindicato das Empresas de transporte coletivo de Santarém (SETRANS) quanto à irregularidade ao estabelecer cotas de vales para a classe estudantil. De acordo com o representante da UES, Eric Braga, o MPE está analisando contraproposta enviada ao órgão, contudo garantiu que a cota será derrubada, podendo os estudantes comprar mais de 100 vales por mês, já que a lei que dispõe sobre a meia-passagem não estipula quantidade de passes a serem vendidos mensalmente.
"É uma grande vitória para a classe estudantil que passou anos tendo que economizar na compra de vales, uma vez que a cota só validava a compra de 80 passes por mês", falou Eric Braga, representante da UES, destacando que os passes são insuficientes para atender as atividades realizadas mensalmente pelos estudantes. "Hoje, o aluno tem que se profissionalizar, e além de estudar, participa de cursos de informática, inglês, faz cursinho pré-vestibular e aos finais de semana precisa de lazer. Por isso, estamos brigando para que a lei seja cumprida, posto que em nenhum dispositivo dela prevê cota de vales", reclama.
Eric Braga garantiu que o promotor Túlio Novaes irá regularizar a situação na próxima semana. "Ele foi claro, e prometeu que na semana que vem irá pedir que o SETRANS extinga a cota de vales e libere a compra sem restrição", contou o estudante.
Outra vitória do movimento estudantil que ingressou com representação no MPE desde o ano passado, garantirá à classe a meia-cultural. Isto é, todos os locais de festas da cidade terão que vender ingressos de carteirinha. "Essa é mais vitória da classe que pretende garantir aos estudantes que a lei seja validada. Os promotores de evento não vendem ingresso antecipado de carteirinha e ainda estipulam quantidade a ser vendida. Isso não está previsto na lei, por isso, queremos que eles a obedeçam", explicou Braga.

COMEÇAM OS RITUAIS DA SEMANA SANTA NAS IGREJAS CRISTÃS

Gisele de Freitas
Repórter

As igrejas cristãs da cidade começaram as atividades alusivas à Semana Santa. Domingo (16) foi dia da celebração de ramos, em todas as paróquias. O evento representa a chegada de Jesus a Jerusalém, sendo saudado pelos judeus. Na quinta-feira as igrejas realizam a tradicional cerimônia de lava-pés. Na sexta-feira até ao dia é hora de adoração e meditação sobre a via sacra, lembrando o martírio de Jesus. Às 15h acontece a celebração do Senhor morto, estas celebrações devem ocorrer em igrejas centrais, nos bairros e comunidades católicas no interior. No sábado de aleluia é dia de vigília Pascal, que para os católicos tem símbolo de luz e fogo e é quando se renovam as promessas de batizado. No próximo domingo (23) é quando ocorre a festa da Páscoa, que simboliza a memória da ressurreição de Jesus, vitória da vida sobre a morte.
Durante os festejos de Páscoa, duas paróquias irão encenar a morte e ressurreição de Cristo. A igreja de Aparecida realiza o espetáculo sacro "Jesus, o filho do homem", que será apresentado na sexta, sábado e domingo de Páscoa, na Praça Aparecida, às 18h. A paróquia São Raimundo Nonato apresenta na sexta-feira Santa a peça "A paixão de Cristo" às 19h30min.
Os horários das celebrações nas igrejas católicas dependem de cada paróquia. Na matriz a cerimônia de lava pés acontece na quinta-feira às 19h; a procissão do Senhor morto na sexta, às 15h; no sábado às 19h30min acontece a celebração da luz e no domingo, às 18h30 a tradicional celebração de Páscoa, culminando os festejos.
IGREJA BATISTA - A Igreja Batista relembra a Páscoa há 104 anos, mas no sentido de ressurreição, não de morte. O pastor da 1ª Igreja, Elieber Gomes Alvarez ressalta que as comemorações visam a ressurreição e a remissão de pecados, e não a entrega de chocolates. No domingo de Páscoa as igrejas batistas celebram dois cultos, um às 6h, que relembra a ressurreição de Cristo, e outro a noite, às 18h30, em que o pastor dedica a todos aqueles que têm problemas espirituais e necessitam ser ressuscitados.
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS - A Igreja Assembléia de Deus não tem programação especial para a Semana Santa, mas deve realizar um culto alusivo na próxima semana.

Delano, fatos e versões (2)

O fato: Delano Riker sabia de muita coisa intestina da prefeitura. Estava esperando a hora certa para botar a boca no trombone.
Versão: Delano Riker comunicou à prefeita Maria do Carmo, no ano passado, que não tinha mais interesse de concorrer à reeleição em dobradinha com ela. Suas idas ao interior, cada vez mais frequentes e solitárias, eram aproveitadas para reunir a comunidade e informar que não estaria mais no palanque do PT diante do abandono a que o interior foi relegado e por outros motivos que informaria na 'hora certa'. Mas a morte dele, na última quinta-feira, jogou uma pá de cal em cima desse assunto.
O fato: Prefeita, secretários e presidente do PDT choravam na hora do enterro de Delano.
A versão: Para manter as aparências, praticamente todo o staff da prefeitura derramou lágrimas em cima do caixão de Delano. Mas, passado o jogo de cena, já respiram aliviados por terem se livrado de uma presença incômoda.

Gabarito dos Bombeiros deve sair amanhã

O concurso público para o Corpo de Bombeiros realizado ontem para o preenchimento de 30 vagas no curso de formação de oficiais e 400 vagas no curso de formação de soldados reuniu 16.658 candidatos inscritos. Para as vagas de oficial, houve um percentual de 15,6% faltosos, um total de 330 pessoas. Entre os concorrentes para o curso de soldado, somente 8,3% faltaram, totalizando 1.353 pessoas.
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado amanhã e a data para recurso será nos dias 19 e 20. O resultado final sai no dia 19 de março.
Os candidatos aprovados na primeira fase farão prova de aptidão física incluindo flexão de braços, abdominais, natação e corrida de 12 minutos.

NEPTOTISMO-Uma praga no Pará

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

A carreira política está sob controle familiar no Pará. Essa situação engendra abusos no uso do poder público e impede o surgimento de novas lideranças. É tão flagrante o abuso que começa a provocar reações, como a dos leitores deste jornal. Quem mais se apresenta ao debate?

Muaná é uma festa? Segundo o testemunho de um leitor, que – provavelmente por ser da área – pediu para não ser revelada sua identidade, Muaná é uma festa irrestrita para a família do prefeito. Os Cunha são os donos virtuais do município, na ilha do Marajó, que concentra os piores índices de desenvolvimento do Estado (e do país), sendo rentável apenas para uma casta de administradores públicos e suas extensões familiares e patrimoniais. Eles ocupam numerosos cargos públicos, são prestadores de serviços para o município e exibem sinais de prosperidade raros de surgir na área.
Os leitores começam a responder à conclamação feita por este jornal para um levantamento sobre as famílias de políticos e suas práticas nepotistas. Não se trata de caça às bruxas (que, no entanto, las hay, sin embargo). É que o cidadão está mesmo descrente dos políticos: o número recorde de cartas sobre o tema revela esse estado de espírito, que exigiu a abertura de espaço para ecoar a voz rouca das ruas. Pela primeira vez, seus personagens ocupam a capa deste jornal pessoal.
Há famílias que se destacaram por abrigar verdadeiros políticos, com participação destacada na vida nacional, como os Nabuco ou os Mello Franco. O que os distingue dos que apenas se servem da política como instrumento de interesses pessoais é defenderem idéias e assumirem posições que se sustentam em argumentos, em causas, em idéias. Não serviram de barreira à renovação da representação política da sociedade, nem se tornaram donos de partidos. Também não provocaram assalto aos cofres públicos, ou gastos imoderados, insensatos.
É sobre estes que se volta a mira deste jornal, com a participação dos seus leitores. O objetivo é oxigenar a política no Pará, tão anêmica há tempos, incapaz de ter participação ativa e eficaz na difícil história do Estado. Se possível, mudar alguns hábitos, mesmo os que acarretam pecados veniais, sanados com alguma explicação, mesmo a esfarrapada.
Na última segunda-feira, por exemplo, o deputado estadual Joaquim Passarinho apareceu numa coluna social ao lado de servidores do seu gabinete. A nota destacava seu gesto, de homenagear as mulheres que lhe prestam serviço na Assembléia Legislativa no dia que lhes é dedicado universalmente. Só que essas distintas e operosas cidadãs somam nove servidoras. Como conseguem se acomodar num dos pequenos gabinetes reservados aos parlamentares na Assembléia Legislativa do Pará? E realmente o nobre deputado precisa de nove auxiliares, todas do extinto sexo fraco? Se o pagamento saísse do seu bolso, chegaria a tanto?
Os nossos perdulários representantes políticos, assim como seus desatentos eleitores, deviam fazer uma visita ao parlamento inglês, a mais exemplar referência em matéria de democracia representativa moderna. Se a visita se prolongar, verão deputados chegando ao local de trabalho de bicicleta ou – sempre – em seus próprios carros. Não têm motorista, seus assessores são servidores de carreira, concursados, em número reduzido. Não dispõem das verbas de representação que fazem a delícia e são a tentação dos nossos parlamentares. E ganham muito menos do que nossos Licurgos, embora não sejamos propriamente mais ricos do que os súditos de sua majestade, a rainha.
Além de extrapolarem os padrões aceitáveis de fruição do poder, nossos políticos querem exercer controle cada vez maior sobre a formação dos quadros partidários, impondo com mão de ferro seus interesses. Essa é uma das principais causas da pobreza de alternativas em mais uma eleição no Pará. Ou melhor: da falta de alternativas para um eleitor que ainda acredite em mudanças. Não há lideranças novas nem de credibilidade.
Às vezes até surgem valores individuais, mas logo eles são absorvidos pelos vícios da prática política. A perspectiva que abriram se fecha rapidamente e o eleitor é obrigado a encarar sempre as mesmas figuras, como acontecerá, sobretudo, na capital. Qual dos candidatos em potencial à prefeitura de Belém pode representar uma novidade? Só se aparecer um azarão de última hora, um desses acidentes salutares que renova a utopia e adia o sepultamento definitivo da esperança.