quarta-feira, 19 de março de 2008

Escola de Governo realiza cursos em Medicilândia

A Escola de Governo do Pará (EGPA) está com inscrições abertas para os cursos do programa de Regionalização a serem realizados no município de Medicilândia (Oeste do Estado). Os cursos ofertados são: Elaboração de Projetos; Didática para facilitadores de Aprendizagem; Gerenciamento e Liderança no Serviço Público; Excelência no atendimento ao Público; Oratória e uso adequado da Voz; Técnicas de Arquivo; Técnicas de Trabalhos em equipe através de jogos; Controle interno na Administração Pública; Gerenciamento de Recursos Públicos e a Legislação Aplicada aos Conselhos; Oficina Natureza e Arte. As aulas ocorrerão no período de 24 a 31 de março.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da EGPA)

Hospital de Prainha será concluído em agosto

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Obras Públicas,retomou a obra de reforma do Hospital de Prainha, iniciada em maio de2006 e que estava paralisada até fevereiro deste ano. O hospital de 15leitos deve ser concluído, segundo estimativas da Seop, em agosto de2008.
(Agência Pará)

Cobras em época de chuvas

O Laboratório de Pesquisas Zoológicas da Faculdades Integradas do Tapajós(FIT) registra um número maior de recebimento de exemplares de serpentes coletadas na cidade de Santarém. Segundo o pesquisador Hipocrates Chalkids na semana passada até uma falsa coral foi coletada na área urbana. O pesquisador assegura que o recebimento de serpentes é normal, porém o que muda no período de inverno é a quantidade.
Segundo o pesquisador os animais fogem da enchente, buscando locais quentes e secos e acabam se abrigando mais próximo das residências. È nesse momento que oferecem perigo para os moradores. A dica do professor Chalkids é manter os terrenos limpos, pois o lixo atrai ratos, que são alimento de algumas espécies de serpentes. Os animais que chegam ao LPZ passam a integrar a coleção de répteis e anfíbios, utilizados para estudo.
(Fonte: Assessoria de imprensa da FIT)

Maria do Carmo perde na justiça ação para calar a TV Ponta Negra

A campanha “Adote um buraco” da televisão Ponta Negra não agradou a prefeita Maria do Carmo. Nesta semana a procuradoria jurídica da prefeitura entrou na justiça com uma liminar para que a campanha deixe de ser exibida. Maria alega que a campanha é ofensiva e incentiva a desordem na cidade, já que pede que os moradores que adotem os buracos das ruas onde vivem. A prefeita não quer que os moradores tapem os buracos e também não disse quando pretende arrumá-los, mas reconheceu que Santarém possui problemas viários.
A TV Ponta Negra nem precisou de um advogado, pois a juíza Betânia Figueiredo indeferiu o pedido da prefeita, alegando que a imprensa e a população santarena têm direito à liberdade de expressão e consequentemente de reclamar dos problemas da cidade.
A questão repercutiu na câmara municipal. Os vereadores Valdir Matias Junior, Erasmo Maia e Otávio Macedo acusaram a prefeita de querer calar a imprensa e a voz do povo, além de não fazer melhorias nas ruas. Para eles Maria do Carmo ao invés de entrar na justiça deveria envergonhar-se de ver o povo santareno fazendo o trabalho da prefeitura.

Haroldo, Edilson e Leonam são os três da lista para o desembargo

Numa sessão que durou mais de quatro horas e durante a qual foram necessárias 11 votações, o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) definiu nesta quarta-feira a lista tríplice de candidatos ao desembargo para ocupar, pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, a vaga aberta com o falecimento do desembargador Geraldo Lima, no ano passado.
Foram escolhidos os advogados Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva, com 19 votos; Edilson Baptista de Oliveira Dantas , com 16, e Leonam Gondim da Cruz, com 16. Os nomes deles deverão ser agora remetidos pelo TJE à governadora Ana Júlia Carepa, que escolherá o novo desembargador.
A votação foi secreta. Os desembargadores preferiram seguir o Regimento Interno à Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a votação aberta e fundamentada.
Já no primeiro escrutínio, Haroldo Guilherme da Silva alcançou 19 votos. A partir daí, surgiu uma polêmica entre os desembargadores: os votados deveriam ter o número de votos referentes à maioria absoluta do Pleno (integrado por 30 desembargadores) ou à maioria absoluta dos presentes à sessão (25 desembargadores)? Decidiu-se que os votados deveriam ter a maioria absoluta (metade mais um) do Pleno, ou seja, no mínimo 16 votos.
Daí para a frente, foram feitos mais dez escrutínios. Edilson Dantas foi o segundo nome a compor a lista. Ele conseguiu os votos suficientes na terceira votação. Leonam Gondim da Cruz obteve os 16 votos no último escrutínio.
(Espaço Aberto)

Prazo não obedecido

Esgotado prazo para que a empresa Melo de Azevedo retire o canteiro de obras localizado na Avenida Cuiabá, na entrada do bairro da Esperança. Mais de 4 pessoas foram vítimas de acidentes ocorridos em virtude da falta de visibilidade, uma vez que o tapume impede que os motoristas consigam ter uma visão ampla na rodovia.
O Ministério Público Federal e a Polícia Rodoviária Federal já pediram a retirada, contudo, os apelos foram em vão. A empresa não moveu uma “palha” para sair de lá.

Feira do peixe vivo

Estão sendo realizadas a partir de hoje, dia 19, em cinco pontos diferentes da cidade, a I Feira do peixe vivo. A população pode encontrar o pescado no Trevo do Santarenzinho (Avenida Fernando Guilhon com entrada para a Maracanã, Mercadão 2000, Sérgio Henn com Muiraquitã (ao lado do Estádio Barbalhão), Mercadinho da Prainha e Mercado de Santana.·).
Serão comercializadas, a baixo custo, espécies de peixes criados em cativeiro (tambaqui) e resfriados (mapará, fura-calça, pacu, curimatá, aracu, dourada e surubim).

Polícia ainda não tem pista dos menores

Os menores que fugiram da Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap), na noite da última segunda-feira continuam desaparecidos.
A gerente do local, Rosangela Sagas acredita que os infratores aproveitaram a tempestade para fugir. As buscas continuam.

Bombeiros chamam atenção para árvores grandes

O Corpo de Bombeiros de Santarém recebe mais de 20 ocorrências diárias de cortes de árvores. Os bombeiros estão alertando as pessoas que possuem árvores de grande porte em casa para que cubram as raízes e podem os galhos e fiquem atentos às chuvas, pois nesta época acontecem acidentes de árvores que caem por cima de casas.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Foguetório do prefeito

Em 2 de junho de 1952 Santarém teve que acordar mais cedo: um intenso foguetório, patrocinado pelo prefeito, Santino Sirotheau Corrêa, comemorava o aniversário do então senador Magalhães Barata. O médico Haroldo Franco reagiu com um artigo indignado em O Baixo Amazonas. Criticou o provável uso dos "já desfalcados cofres desta comuna" para custear a alvorada barulhenta, ainda mais porque "Santarém não conta com nenhuma obra, com nenhuma realização devida ao sr. Barata".
Franco acreditava que o líder do PSD, o mesmo partido do prefeito, "morreu politicamente para os paraenses". A comemoração "reviveu na memória do povo noites negras de uma época de despotismo, quando o cangaço era a lei, quando a intranqüilidade entediava todos os espíritos, quando mães, esposas e irmãs aflitas, clamando em vão por justiça, choravam o filho, o esposo e o irmão tombados ao golpe brutal da capangada baratista".
Mas Barata voltaria, três anos depois.


Lenha e luz
Registro de jornal em agosto de 1952:
"Dizem que, se Deus quiser, e houver lenha, começará a virar hoje à noite a Usina de Eletricidade do Município, fornecendo somente a luz pública, por enquanto".

Colandos e colandas
A colação de grau de 1952 dos humanistas dos ginásios Santa Clara e Dom Amando foi realizada em conjunto no salão da Casa Cristo Rei. As jovens foram paraninfadas pelo juiz de direito Aluisio da Silva Leal e tiveram como oradora a colanda Astrid Siqueira Imbiriba. O paraninfo dos homens foi Geraldo Castelo Branco Rocha e orador o colando Itair Silva, que censurou os governos "que se descuidam criminosamente dos seus sagrados deveres".

Água na cabeça
Uma cena comum em 1953: moradores descerem das ruas localizadas na parte mais alta da cidade com latas na cabeça para ir buscar água no rio Tapajós. Os motores que faziam o abastecimento só funcionavam 12 horas por dia, "em virtude de não serem convenientemente tratados". A denúncia foi feita pelo engenheiro Guilherme Miranda, do Sesp (Serviço Especial de Saúde Pública, depois fundação, uma das melhores heranças da ação do governo para produzir borracha para as forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial). Da vizinhança do Sesp já saíam os equilibristas de lata na cabeça.

Brasilidade na roupa
As alunas da Escola Santa Goretti, fundada e dirigida pelo padre Manuel Albuquerque, estrearam seu uniforme durante a missa e a procissão de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro de 1953. As 60 meninas da escola passaram a vestir saia verde de lonita (abaixo dos joelhos), blusa branca de fustão (com mangas pelos cotovelos), uma gravatinha verde e amarelo, um laço da mesma cor, sapatos pretos tipo colegial e meias brancas. Todos aprovaram "o cunho de intensa brasilidade" da indumentária.

Quermesse legal
Durou dois dias, em janeiro de 1954, a quermesse realizada no pátio do Orfanato Santa Clara em benefício da construção da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no próprio estabelecimento de ensino. Os muitos freqüentadores disputaram roupas e brinquedos fabricados nos Estados Unidos e "petiscos regionais".
Outras atrações eram: a pescaria e os telegramas, mensagens que eram transmitidas por alto-falante pela locutora da promoção, a senhorita Maria do Carmo Vieira. Mas o ponto alto foi o concurso das bonecas. A banca apuradora - Paulo Rodrigues dos Santos(foto), Alberto Meschede, Jacaúna, Vidal Bemerguy e os jovens ginasianos Raimundo Arinos Pereira e Darci Teixeira de Castro - elegeu Sueli Serruya como Rainha das Bonecas. As outras candidatas eram Nazaré Pereira, Nelma Veludo e Alice Ferreira. Em agradecimento, a vencedora ofereceu aos presentes a canção ("Mulher rendeira").

Lama e sofrimento nas rodovias Santarém-Cuiabá e Transamazônica


Paulo Leandro Leal

Rodovias cujas obras de asfaltamento estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá) nesta época do ano são sinônimas de lama, atoleiros e sofrimento. No final da semana passada, a reportagem do EcoAmazônia percorreu de carro 800 quilômetros das duas rodovias, entre os municípios de Santarém, Belterra, Rurópolis, Placas e Uruará. No percurso, noites inteiras em atoleiros e uma visão real da vida das pessoas que insistem em morar no entorno das rodovias abertas na década de 70 e abandonadas por sucessivos governos.
Durante quatro dias de viagem, a reportagem se deparou com quatro pontes que estão caindo, uma delas, próxima à cidade de Uruará, na Transamazônica, sem condições de tráfego. Os moradores colocaram fogo no que restou da ponta para evitar uma tragédia. Além das pontes caindo, os bueiros estão literalmente sendo levados pela força das águas de março. Entre as cidade de Placas e Rurópolis, um bueiro de rompeu abrindo uma cratera com mais de três metros de cumprimento na estrada. Um desvio foi improvisado e acabou se tornando um atoleiro. Os motoristas reclamam. "Fiquei mais de seis horas atolado aqui, quase todo ano este bueiro se rompe", lamenta o caminhoneiro Paulo seixas, 52.
Como as chuvas se itensificaram na região oeste do Pará nas últimas semanas, as condições da estrada piorou. No final de semana, vários rios transbordaram e a água passou sobre a estrada em diversos trechos. A reportagem teve que esperar a água baixar em uma ponte no quilômetro 189 da BR-163 para seguir viagem, caso contrário o carro poderia ter sido levado pela correnteza. Muitos motoristas reclamam que estas condições causando danos aos veículos e prejuízos. "Nós viajamos porque somos obrigados, mas isso não é uma estrada e sim uma trilha de rally", compara Emerson Sousa, se referindo à Santarém-Cuiabá.
Apesar dos problemas, a Rodovia Transamazônica apresenta condições bem melhores do que a Santarém-Cuiabá. Na primeira, no trecho percorrido, uma empresa privada contratada pelo governo está dando manutenção e consegue até mesmo fazer o trabalho de terraplanagem e empiçarramento em alguns trechos, garantindo uma melhor trafegabilidade. A empresa Cincop aproveita os poucos dias de Sol para trabalhar, consertando trechos onde surgem atoleiros ou onde caem pontes. Somente nos dias mais chuvosos o tráfego fica complicado.
Já a Rodovia BR-163 está completamente abandonada no trecho entre Santarém e Rurópolis. O 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), responsável pelo trecho, se limita a puxar carros nos atoleiros e não consegue recuperar os trechos mais ruins. Num único atoleiro, há cerca de 25 quilômetros de Rurópolis, cerca de 50 carros aguardaram mais de dois dias na semana passada. Quatro ônibus de uma mesma empresa de transporte estavam atolados no local, aguardando a chegada de uma máquina do Exército para puxar os veículos. "É triste ver que o Exército virou um mero puxador de carro em atoleiro", lamenta Cleber Batista, que dormiu duas noites na estrada.
O trecho está em condições precárias porque o governo não liberou recursos em tempo hábil (durante o verão) para a manutenção. No começo do inverno, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) liberou dois milhões de reais para a conservação do trecho, mas o dinheiro é insuficiente e ainda está sendo usado mais para não deixar que o tráfego seja interrompido de vez na rodovia. O 8º BEC pediu ao governo cinco milhões de reais para que pudesse recuperar todo o trecho, mas não foi atendido.

Menor achado depois de 15 anos

O Conselho Tutelar do município de Placas, com o apoio da Secretaria de Assistência Social do município, conseguiu devolver à família um adolescente que estava desaparecido há 15 anos. Eleilson Pereira do Nascimento não tinha residência fixa em Placas, não freqüentava a escola e vivia em absoluto abandono. Sua condição social chamou a atenção dos agentes conselheiros que passaram a investigar o caso. Depois de muitas conversas, eles chegaram à conclusão de que se tratava de uma criança desaparecida. A partir daí, demorou um longo período para localizar a sua mãe, de nome Cleonália Pereira, moradora do município de Anapú-PA, próximo a Altamira. Eleilson Pereira foi levado pelo Conselho Tutelar sob a responsabilidade dos agentes Wender Almeida e Eliane Chaparro. Cleonália Pereira, ao ver o adolescente, afirmou ser o seu filho. O reencontro foi emocionante. Segundo a mãe, há 15 anos seu filho tinha desaparecido, mas os detalhes do desaparecimento ela não quis comentar. (Diário do Pará)

Madeiiiiiiiiiiiiira!

A Operação Arco de Fogo deverá abrir duas frentes de combate ao desmatamento em abril, quando as tropas federais e estaduais se moverem de Tailândia. Nesse cenário, avaliado na sede da Polícia Federal em Brasília, os dois novos quartéis-generais da operação seriam montados no eixo Ulianópolis-Paragominas, no nordeste, e Uruará, na região de Santarém. Na reunião, que realinhou a operação, a PF relatou estreita cooperação do governo paraense e forte resistência de Mato Grosso e Rondônia.
(Repórter Diário)

São Raimundo pode desistir do Parazão

Atolado em dívidas, com o plantel reduzido pela deserção de jogadores e comissão técnica, o time do São Raimundo pode não disputar o segundo turno, depois da lamentável campanha na primeira fase do Parazão que culminou, ontem, com a derrota para Pedreira por 2 x 1. Foram 8 jogos sem marcar nenhum ponto.
O Pantera nem estádio possuiu para exercer seu mando de campo para Santarém, uma vez que o estádio Barbalhão continua interditado. Além disso, o Paysandu estaria disposto a não vir jogar em Santarém.
Por essas e outras que já há abnegados do São Raimundo aconselhando a diretoria da desistir do Parazão para evitar mais vexames e mais despesas.

Defesa Civil alerta para chuva forte no Pará

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou alertas de chuva forte em 11 estados: Acre; Rondônia; Pará; Amazonas; Mato Grosso; Goiás; Sergipe; Bahia; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais e São Paulo.
Para hoje (19), estão previstas pancadas de chuva no Acre; Pará; Rondônia; Amazonas; Mato Grosso; Goiás; Sergipe e norte e nordeste da Bahia.
(Agência Brasil)

Porto alfandegado?

Como é que fica a cara dos dirigentes do Ibama e da Receita Federal diante da notícia espalhada mundo afora pelo Greenpeace de que o navio alvo de protesto na Europa transportava madeira embarcada ilegalmente?
Será que esses órgâos federais não verificam a documentação da carga de madeira? Não há inspeção no porto de Santarém?
Se há e nadeira estava legal, esta é mais uma operação de mídia patrocinada pelo Greenpeace que tenta colocar a cidade no olho do furação, depois que a soja deixou de ser notícia para a ONG, pelo menos por enquanto.

Justiça Federal e do Trabalho fecham desde hoje

A Justiça do Trabalho e a Justiça Federal não funcionarão a partir de hoje. Retomarão o expediente a partir de segunda-feira.

TJE escolhe daqui a pouco a lista tríplice ao desembargo

Espaço Aberto

Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva, Edilson Baptista de Oliveira Dantas, Paulo de Tarso Dias Klautau Filho, Ana Maria Barata, Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa eLeonam Gondim da Cruz.Todos são advogados. Todos foram escolhidos por 2.021 eleitores que foram às urnas no dia 7 de março passado, em Belém e mais 15 municípios do interior.Desses seis advogados, todos aspirantes a uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), na vaga aberta com o falecimento do desembargador Geraldo Lima, três serão escolhidos logo mais, a partir das 9h desta quinta-feira, na reunião do Pleno, a instância máxima de deliberação do TJE.
No Pleno, reúnem-se todos os 30 desembargadores do Tribunal. Atualmente, são 29, porque ainda aberta a vaga antes ocupada por Geraldo Lima. Eles vão escolher três dos seis nomes que constam da lista. Os três nomes, posteriormente, serão remetidos à governadora Ana Júlia Carepa, que vai escolher o novo desembargador.Conforme o Espaço Aberto informou ontem, os desembargadores decidirão apenas hoje, minutos antes de ter início a escolha da lista sêxtupla, se e a votação será aberta ou fechada, ou seja, se os desembargadores proclamarão publicamente seu voto ou se votarão secretamente.