quinta-feira, 20 de março de 2008

Suspensão

A Justiça Federal determinou a suspensão da primeira licitação para o aluguel de uma floresta pública no Brasil. A decisão fez o Serviço Florestal Brasileiro paralisar o processo de concessão da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, à exploração sustentável de madeira. A decisão atrasa também a apresentação do segundo lote, onde estão previstas as concessões de três florestas nacionais do Pará: Saracá-Taquera, Tapirapé-Aquiri e Carajás, cuja área estimada chega a 2 milhões de hectares.
(O Liberal)

Mototaxistas fazem exigências à prefeitura

O presidente do sindicato dos mototaxistas, Antonio Aguiar, conseguiu marcar uma audiência com a prefeita Maria do Carmo para a próxima terça-feira (25). Os mototaxistas estão insatisfeitos com a atual tabela de R$ 2,00 e querem estipular o valor de acordo com a distância da corrida.
Eles também exigem que mais 65 permissionários sejam liberados, além de aumentar a fiscalização contra os clandestinos e a permissão para que a própria classe administre o seguro, chamado “fundão” e não uma empresa terceirizada.
Aguiar garante que se as reivindicações da classe não forem atendidas, deverá acontecer um protesto.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Leopoldo Peres, atracado no velho trapiche

Tela panorâmica
Pelo "Leopoldo Peres", rápido e luxuoso navio da frota da SNAPP, seguiu com destino a Manaus o sr. Manoel Loureiro. Consta que o proprietário do Olímpia vai assistir a inauguração da Tela Panorâmica, no Cine Avenida, da capital baré, pois pretende introduzir este grande melhoramento no seu cinema.

Cidade às escuras
Continua ainda paralisado o novo gerador de luz que a prefeitura inaugurou há pouco mais de um mês. Metade da cidade permanece às escuras, retirando aquele aspecto alegre das nossas principais artérias nas suas três primeiras horas de vida noturna. Fomos informados que o defeito da máquina só poderá ser eliminado com a substituição de uma peça, cujo similar precisa ser importado da Alemanha, onde foi fabricado o gerador inaugurado. (1952)

ZY de volta
Depois de vários meses calada, a Rádio Clube de Santarém, a ZYR-9, de Jonatas de Almeida e Silva, voltou a funcionar, no final de 1952. Sua volta foi saudada por A. Dolores, para quem a cidade parecia morta sem a sua emissora. Em uma crônica, ela manifesta sua satisfação por ter acompanhado a "Maloca Mocoronga", um "'big' programa organizado a capricho e muito bem executado pelos artistas. Destaca José Rocha, "um magnífico cantor", que interpretou "com alma belas melodias e recebeu justos aplausos da assistência".
Manifestou o desejo de que "jamais desapareça de Santarém a querida emissora, pois quem ama com carinho esta jóia engastada em pleno coração da Amazônia, não poderá consentir que desapareça a voz mocoronga doce como a esperança simbólica como a fé que se tem na vitória das boas causas para a grandeza do Brasil".
Mas em outro espaço o jornal O Baixo-Amazonas lamenta o hábito de "muitos cidadãos" que tomavam o auditório da rádio como a casa da sogra "e entram de carona, recusando aqueles magros 3 cruzeiros que tanta falta fazem ao Jonatas, para poder alinhar e melhorar a sua ZYR-9". Nos programas, ele trabalhava "quase que unicamente com a 'prata da casa'", descobrindo "promissores elementos que, com um pouco mais de prática e desembaraço, poderão figurar a contento geral em programas de responsabilidade".

Música de fundo
O prefeito Santino - depois de merecido repouso na Sta. Casa do Pará - regressou à cidade. Ao aeroporto, para recepcionarem o gestor, compareceram os puxa-saco de sempre. Não sabemos se foi de propósito ou por mera casualidade, mas, no momento em que o prefeito entrava em casa, o alto-falante lá do Castelo começou a tocar: - "Chegou o pirata da perna-de-pau...".

A política do interior
Em novembro de 1954, Isaías Serique dirigiu uma carta aberta "ao povo de Boim". Agradecia por haver recebido dois terços da votação total na vila como candidato a vereador de Santarém, que creditava "à atuação franca e decidida das seguintes famílias: Serique, Bemerguy, Dutra, Simplício, Xavier, Cohen, Sirotheau, Chaves, Paranatinga, Azulai e demais amigos de Amorim, Parauá, Surucuá, Jauarituba, Noquimy, Nova Vista, Anduru, Cametá, Pinhel e da vila em geral".
Mas também protestava contra o tratamento que a administração municipal dava a "uma das maiores células de produção do município", abandonada enquanto "vilas e povoados com menores possibilidades ou quase sem nenhuma produção" eram assistidas. Discriminação resultante de "se haver formado na mentalidade do Boimense uma corrente de apoio somente a quem se propusesse a resolver os seus prementes problemas".
Manifestava ainda a "imorredoura gratidão aos Revdmos. Padres Americanos, pelos inestimáveis serviços e auxílios prestados a Boim; pois somente eles têm dado, além da assistência espiritual, remédios, escolas, etc. e ainda dotando nossa vila, com magníficos prédios".

Governo publica edital de licitação para reforma do Barbalhão

A Secretaria Estadual de Obras publicou no Diário Oficial na última quarta-feira (19) que abrirá licitação para definir a empresa que realizará as obras de reforma no estádio Jader Barbalho em Santarém.
A licitação será aberta no dia três do próximo mês, se as obras forem concluídas a tempo a segunda etapa do Parazão ainda poderá ser realizada em Santarém.
O Barbalhão tem 21 anos e nunca foi reformado e a atual estrutura está comprometida.

Protesto fecha PA 259 em Juruti

Cerca de 400 funcionários da empresa Camargo Correa de Juruti fecharam a PA 259 na manhã de hoje em protesto contra a empresa.
Os salários estariam atrasados e a empresa teria obrigado os funcionários a assinarem comprovantes como se estivessem recebido pagamento.
Os funcionários também reclamam das horas de trabalho que não estariam sendo cumpridas.
A PA-259 é a principal rodovia que dá acesso à cidade, ônibus foram impedidos de passar.

Auditores do Ministério do Trabalho liberam obras de pavimentação da Curuá-Una

Os auditores do Ministério do Trabalho liberaram a empresa que realiza a pavimentação da rodovia Curuá-Una a continuar com o trabalho. A empresa havia sido inteditada, mas atendeu as solicitações feitas pelos fiscais.
De dez empresas fiscalizadas, seis foram embragadas e uma interditada. No próximo mês os fiscais deverão voltar a Santarém para fiscalizar mais empresas de construção civil.

Leonam Cruz, o novo desembargador

O novo desembargador do TJE é o advogado Leonam Cruz, nomeado pela governadora Ana Júlia entre os nomes da listra tríplice da qual constavam, ainda, Haroldo Guilherme e Edilson Dantas.

Tucanos em revoada fazem encontros regionais

Tucanos têm batido em revoada em direção ao interior do Estado. No último final de semana, estiveram no municipal de Altamira, onde se realizou mais um encontro regional em que se definirem estratégias que antecedem as eleições municipais de outubro.
Ainda não se discutem nomes, mas em alguns casos as candidaturas são mais do que evidentes. Em Altamira, por exemplo, é certo que a prefeita Odileida Sampaio vai concorrer à reeleição.Os encontros regionais prosseguirão em outros municípios.
Em Santarém, primeiro maior colégio eleitoral da região oeste e terceiro do Estado, os tucanos devem se reunir no início de abril. É possível que até lá já tenhamos um definição se o deputado estadual Alexandre Von vai ou não disputar a prefeitura com a prefeita Maria do Carmo (PT).
A direção nacional do PSDB já bateu o martelo: nas capitais e em cidades de mais de 100 mil habitantes, o partido deve concorrer com candidaturas próprias. O complicador são certas conjunturas locais, que requerem a acomodação de interesses partidários nem sempre conciliáveis.
(Espaço Aberto)