sábado, 22 de março de 2008

Supermercados podem funcionar domingo

Cezarito Ramalheiros, cap do grupo CR, informa que a convenção coletiva dos trabalhadores em supermercados assinada em Santarém é distinta do acordo celebrado com os comerciários em Belém.
Por isso, a medida da juíza da capital não atinge a praça de Santarém, onde os supermercados abriram as portas no feriado e repetirão a dose amanhã, domingo.

Audiência pública definirá situação do igarapé do Urumari

Entidades de defesa do meio ambiente querem marcar uma audiência pública para falar sobre a preservação do igarapé do Urumari.
Moradores do local afirmam que o igarapé está se deteriorando e culpam proprietários de serrarias pela poluição do local.
Além das serrarias, um terreno já foi aterrado para a construção de um condomínio próximo ao igarapé. Os moradores querem saber para onde irão os esgotos do condomínio.

Dia mundial da água

Santarém amanheceu debaixo de muita chuva. O toró despenca sobre a cidade desde as quatro horas da madrugada. Há alagamentos em diversas áreas da periferia.
Se a chuvarda der uma trégua haverá manifestação de entidades sociais e ambientais em defesa do igarapé do Urumari para marcar do dia mundial das águas.

Memória de Santarém-Lúcio Flávio Pinto


O "chic" da sociedade
Bar Mascote ("o ponto convergente da sociedade santarena"). Bebidas nacionais, refrigerantes, produtos Dulcora e Lacta, bolachas e biscoitos finos. Fábrica de gelo e o mais perfeito serviço de restaurante. "Demonstre o seu bom gosto freqüentando o Bar Mascote". (1965)

Produtos regionais
Jacob Isaac Serruya - Importador e Exportador. Fazendas, estivas, miudezas, ferragens. Compra pelos melhores preços: caitetús, queixadas, veados, maracajás, lontras, ariranhas, cumaru, borracha, sernambi, caucho, jutaicica, copaíba, etc. Rua João Pessoa, 16. Caixa postal, 49. Endereço telegráfico: Jackser. Filial em Belém, na rua 13 de Maio, 17. End. Tel. Serjac. (1955)
Os negócios do Tuji
L. G. Tuji & Cia. Rua João Pessoa, 260. End. Tel. Esperança. Caixa postal, 22. A Casa Boa Esperança integrava a seção de comércio. Era um "estabelecimento que honra Santarém", com "grande sortimento de mercadorias nacionais e estrangeiras". A seção de agricultura compreendida mais de mil hectares de jutais, dos quais eram proprietários e financiadores. As fábricas de látex, sabões e curtume faziam parte da seção de indústrias. A seção de exportação cuidava da comercialização de juta, látex, jutaicica, conchas "e demais produtos regionais". À seção de transportes estavam vinculados os motores Vargas e Boa Esperança, além de alvarengas e caminhões. A firma tinha ainda uma seção de representações, como agente da Companhia Nordeste de Seguros e da Shell-Mex do Brasil Limitada.

A agência de revistas
Agência Serique, de I. D. Serique
Rua João Pessoa, 395 - Santarém-Pará (Baixos do Hotel Oriental)
Agente distribuidor das principais revistas do país, como sejam: "O Cruzeiro", "A Cigarra", "Revista da Semana", "A Noite Ilustrada", "Carioca", "Cena Muda", almanaque e revista "Eu sei tudo", figurinos nacionais e americanos, "Série sagrada em quadrinhos": História de N. S. de Fátima, A Bíblia Sagrada, Reis dos Reis, etc. Revistas policiais, Revistas infantis em geral. - Folhetos de histórias e modinhas. Livros para todos os fins e romances em geral - Catálogos musicais, etc.
Revistas em 3ª Dimensão, a última novidade no gênero!
Procure conhecer "Epopéia", uma revista como você ainda não imaginou!
"Ciência em quadrinhos": leia esta revista e veja que os conhecimentos de ontem são as maravilhas de hoje!
Encarrega-se de fazer pedidos de qualquer artigo pelo reembolso postal, sob módica comissão.
(Despacha-se encomendas para fora da cidade)

ATENÇÃO CATÓLICOS SANTARENOS
ATENÇÃO NORDESTINOS
Na Estrada de Rodagem vai surgir o novo templo chamado Santuário de São Francisco.
Enviem as suas esmolas a Dom Floriano Loewenau(foto abaixo com os índios da aldeia dos tirió), como auxílio à construção de mais uma casa de oração nesta cidade.

Supermercados de Santarém funcionam normalmente

Os principais supermercados de Santarém abriram as portas na sexta-feira santa uma vez que não foram notificados da decisão da juíza Maria de Nazaré Medeiros Rocha, da comarca da capital, que na última quinta-feira concedeu medida liminar determinando o fechamento de supermercados nos dias 21 e 23 de março( sexta-feira santa e domingo).

Sema vai descentralizar licenciamento

A secretaria estdual de meio ambiente está a procura de imóvies para alugar no interior do estado.
Na quarta-feira, uma equipe da Sema vem a Santarém, município que sediará um dos seis escritórios regionais daquela secretaria que terá a missão de analisar e liberar o licenciamento ambiental de obras ou atividades econômica sustentáveis.