terça-feira, 15 de abril de 2008

Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto


Contra o grande projeto

Romualdo Santos, que detinha algum tipo de autoridade em Curral Grande, em Monte Alegre, publicou em O Jornal de Santarém, edição de 1º de março de 1952, um "ineditorial" (matéria paga) que expressa a reação dos moradores locais a um projeto concebido pelo engenheiro agrônomo Felisberto Camargo.
O diretor do Instituto Agronômico do Norte (a atual Embrapa), uma das estruturas de governo criadas no pós-guerra, queria drenar as águas do Amazonas para o Lago Grande de Monte Alegre, através de canais artificiais, e dessa maneira fazer com que os sedimentos transportados em suspensão pelo rio fossem se depositando nesse local, criando um solo de excepcional fertilidade. Seria a área mais rica do mundo, se o projeto desse certo. Mas não deu. Os canais foram destruídos pela força do rio.
Felisberto Camargo também fixou nessa área rebanhos de búfalos importados do Oriente, graças ao acesso que tinha ao então presidente Getúlio Vargas. Era uma das mais polêmicas personalidades públicas dessa época na Amazônia.
O conflito criado com a população nativa revela também uma das constantes no processo de ocupação da região a partir de fora: a sua embocadura autoritária, pela imposição de decisões tomadas a partir de cima, com fundamento em razões técnicas, mas sem incorporar o conhecimento e as aspirações da própria Amazônia. Insensível à história local.
Diz a mensagem de Romualdo, com sua linguagem rústica (cujos numerosos erros de português procurei corrigir, sem modificar a espontaneidade da expressão):
"Partido de união brasileiro. Usando das suas atribuições legais convoca os srs. moradores do Curral Grande, que temos lutado com grandes dificuldades para defender os nossos direitos, mas ainda não encontramos, mas fazemos veemente apelo sobre os serviços do Instituto Agronômico do Norte, que nos tem prejudicado bastante, sobretudo com a criação de búfalos, porque contêm muito micróbio de impaludismo, sendo a maior maravilha que o sr. Camargo apresentou nesta zona, mas, como disse N. S. Jesus Cristo, que próximo ao fim do mundo todos os sinais tinham de aparecer e o primeiro é este, que o anti-Cristo que está em nossa frente, que é para fazer o povo se perder. O sr. Camargo, quando ele dorme e sonha, aí saem os planos, que é para fazer alguma coisa, mas nada sai que se aproveite. Tenho que dizer que se as águas não vazarem, o prejuízo será grande, porque "seu" Camargo mandou que todos retirassem seus gados, mas trouxe grandes rebanhos de búfalos para mais nos prejudicar. Precisamos viver e trabalhar pelo engrandecimento da pátria. Viver escravizados, já se foi o tempo. O sr. Camargo quer meter os pássaros na gaiola para depois ele dominar, mas está difícil ele secar o lago de Monte Alegre, que foi feito pela natureza, embora ele diga que a natureza errou, mas errado está ele querer desfazer das de Deus, que é todo poderoso, e quando Ele ver que que querem ser mais do que ele dará o traço. Eu tenho a dizer que enquanto eu for autoridade nesta região, estarei pronto para executar as queixas que me forem apresentadas, conforme a lei determinar. O sr. Camargo diz que não temos entendimento comigo porque eu sou analfabeto. Eu não estudei como ele, só estudei o ABC. O sr. Camargo já foi avisado por uma carta que serviços de drenação [drenagem] e serviços nas matas e cercados nos cobertos, ninguém é de acordo porque é muito prejudicial, em tudo e por tudo é preferível não continuar para amanhã ou depois não haver choques desagradáveis. O sr. Camargo julga o Curral Grande ser dele, mas é proprietário igualmente aos outros".

Zé Geraldo faz conferência na Espanha

O Congresso Nacional como representação dos Estados, Municípios e das comunidades, a contribuição do parlamento brasileiro na elaboração do Orçamento Nacional, votação e distribuição dos recursos e a experiência do Planejamento Territorial Participativo (PTP) como espaço de participação da população na construção das decisões e aplicabilidades dos recursos nas políticas públicas.
Estes são os temas da conferência internacional que o deputado federal Zé Geraldo fará amanhã16) durante o 6º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal: Cenários Para o Desenvolvimento Sustentável, realizado na cidade de Sabadell, Região Metropolitana de Barcelona, Catalunha, Espanha.

Caso Novelino: Luiz Araújo nega participação no crime

O radialista José Luiz Araújo, condenado a 80 anos de prisão no primeiro julgamento, pelo assassinato dos irmãos Ubiraci e Uraquitan Borges Novelino, negou envolvimento no planejamento e na execução do crime. O radialista é julgado pela segunda vez nesta terça-feira (15). A prerrogativa é concedida pela Lei Penal em casos onde a setença é superior a 20 anos de reclusão.
O acusado, que responde por co-autoria do duplo homicídio qualificado, negou a autoria do crime. Ele afirmou ainda ter permanecido na guarita da segurança da empresa Service Brasil, cenário do homicídio. Segundo Luiz Araújo, ele foi até o local para pegar um carro que seu então patrão, Chico Ferreira, lhe emprestaria, mas este estava numa suposta reunião, no auditório da empresa.
À frente da tribuna de acusação, o promotor de justiça Paulo Godinho e os advogados Roberto Lauria e Antônio Neto, contratados pela família das vítimas, sustentam a tése de que o radialista e Chico Ferreira planejaram o crime e contrataram o ex-policial civil Sebastião Cardias e o ex-fuzileiro José Augusto Marroquim para simularem um assalto e matarem os irmãos. O motivo seria para se livrarem da dívida que tinham com as vítimas.
(Fonte: O Liberal)

Assembléia aprova criação de frente em defesa do plebiscito

A Assembléia Legislativa do Estado aprovou hoje a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Plebiscito para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás.
A proposta é de autoria do deputado tucano Alexandre Von.

Boa tarde, Santarém

Orla de Santarém, ao meio-dia desta terça-feira.
Foto: Miguel Oliveira

Tracajás roubados de lago da praça do Centenário

Sexta-feira, na hora em que faltou energia, ladrões fizeram a farra no lago da praça do Centenário, mas conhecida por Praça de São Raimundo, no bairro da Aldeia, em Santarém.
Aproveitando a distração do vigia e a escuridão do local, quatro homens ainda não identificados pela polícia recolheram para dentro de seus balaios nada menos que 13 tracajás em idade adulta.
----------
Atualizada às 13h38:
Leitora do site, moradora da praça, manda email reclamando da cobertura que a imprensa está dispensando ao caso. Ela diz que apenas 2 tracajás sumiram do lago. Hoje ela mesma fez a recontagem dos quelônios e garante que lá ainda estão 143 tracajás.

Beatitude do PT

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

O PT é o partido salvífico e os petistas acham que formam o povo escolhido. Reduzem o Brasil que presta a eles mesmos. Imaginam-se cobertos pelo manto invisível da predestinação, de filhos da história, que lhes permite agir com desenvoltura, mesmo quando cometem pecados tão condenáveis quanto os daqueles para os quais se apresentam como a alternativa saudável. Tudo que for atirado contra eles, não colará. São imaculados por origem, geneticamente destinados a ser a fonte da esperança e da utopia.O caso dos cartões corporativos, por exemplo. Foi no governo Lula que surgiram os mecanismos de controle e transparência, que deram ao cartão, criado em 1998 e implementado só em 2001, último ano do mandato de Fernando Henrique Cardoso. Antes, as despesas pessoais da cúpula da tecnocurocracia federal eram matéria sigilosa, fora do alcance dos cidadãos. Ao mesmo tempo, porém, o governo do PT introduziu uma novidade: os saques dos cartões em dinheiro vivo. Dos 78 milhões de reais que irrigaram os bolsos dos apparatchicks que ordenam pequenas despesas (contra R$ 8,7 milhões em 2003, primeiro ano de Lula), R$ 58 milhões (mais de dois terços do total) foram sacados na boca do caixa por 11,5 mil funcionários.Com essa liberalidade toda, queriam o quê?

Sem saída

O sociólogo paulista (por nascimento) Fernando Henrique Cardoso fez um mal irremediável ao país quando conseguiu extrair do congresso, à base de muito fisiologismo, a reeleição do presidente da república. O operário paulista (por adoção) Luiz Inácio Lula da Silva está completando o mal, supinamente agravado, com os ensaios da re-reeleição, elucubrados pela sedução da miséria remediada e dos ganhos desproporcionais da elite.
Não adianta correr nem ficar: o bicho vai pegar e vai comer. Quem? O Brasil.

Pará tem mais de 22% de analfabetos no interior

O Pará amarga um déficit de 538 mil vagas no ensino público para atender aos cidadãos que sobrevivem, em todo o estado, sem saber ler ou escrever o próprio nome. De acordo com o último levantamento do IBGE, 12,7% da população do Pará, com 15 anos ou mais, é considerada analfabeta. A situação por aqui só não é pior do que a do estado de Tocantins, onde o analfabetismo ultrapassa os 16% da população. Os dois valores superam a média nacional de 11,7%, mais alto que os números de países menores e mais pobres que o Brasil, como a Colômbia e a Venezuela.
No interior do estado, por causa das dificuldades de locomoção das pessoas até as escolas, o quadro é ainda mais grave: 22,6% da população que mora em locais afastados de centros urbanos, como nas margens dos rios ou estradas do interior, não sabem ler ou escrever.
(Fonte: O Liberal)

A foto da denúncia do bispo do Marajó

Não é novidade a denúncia apresentada por Dom José Luiz Azcona, 68 anos, bispo do Marajó, sobre prostituição infantil e outras formas de opressão e exploração naquela região.
Diz Dom José que "que num dos rios da região de Breves e Melgaço meninos e meninas de 12 a 16 anos aproveitam o percurso das balsas para subir nas embarcações e se prostituir em troca de carne ou óleo de cozinha."
Mas há um detalhe que o bispo do Marajó se esqueceu de mencionar.
Segundo reportagem publicada em novembro de 2006 por O Estado doTapajós, as meninas se prostituem também em troca de óleo combustível, que os marítimos desviam dos tambores das embarcações.
A foto de Cadu Gomes, do Correio Braziliense, denuncia a presença de três meninas abordando um desses 'empurradores' de balsas.
Muitos desses comboios partem de Santarém em direção a Belém.
As meninas revendem o óleo para proprietários de pequenos barcos ou bajaras de pescadores de localidades próximas de onde moram com os pais.

Mania de perseguição

Na Folha de São Paulo, hoje, está publicado que "os cerca de 150 prefeitos que estavam na reunião aprovaram moção simbólica apresentada pela prefeita de Santarém (PA), Maria do Carmo, em solidariedade a Dilma, envolvida no caso do dossiê. "Há questões que têm de ser apuradas. Mas sempre se percebe que por ser mulher ela se torna um alvo fácil."
Pelo visto, Maria do Carmo não perde a oportunidade de falar em perseguição.
Aqui em Santarém a prefeita ensaia essa cantilhena há muito tempo. Diz que é perseguida pela imprensa.
Só não diz que comprou o silêncio a peso de ouro da maioria dos veículos de comunicação da cidade. Mesmo assim amarga baixísimos índices de avaliação administrativa dos santarenos.

Bom dia, Santarém

O amanhecer em Santarém.
Foto: Daniel Veiga