sábado, 19 de abril de 2008

Mário Cardoso x José Priante

No Repórter Diário deste sábado:

Se depender do PT, a dobradinha com o PMDB que derrotou o PSDB em 2006 será reeditada no segundo turno da sucessão em Belém. A opinião, da deputada Regina Barata (PT), que renunciou à pré-candidatura para apoiar o ex-secretário Mário Cardoso, reflete o clima da reunião da Executiva Municipal do PT que anteontem fechou questão pela candidatura própria petista em primeiro turno. Com pressa para botar o bloco na rua, o PT referenda o nome de Cardoso em 28 de maio, um mês antes do prazo fatal do TSE para as convenções partidárias. Resta agora saber, parafraseando Garrincha, se o jogo foi combinado com os russos: o PMDB.

Livre
Regina Barata avalia que a implosão das prévias deixa a governadora livre para apoiar nome partidário único, condição que sempre advogou, negando-se a manifestar preferência em prévias que teriam dois pré-candidatos não alinhados à sua corrente, a Democracia Socialista (DS). Agora apoiadora da candidatura do ex-secretário, Regina não é subordinada a tendências e Cardoso é soldado do grupo “Unidade na Luta”, que faz parte do Campo Majoritário, liderado no Pará pelo deputado federal Paulo Rocha.

Isolado
A opção petista por candidatura pura no primeiro turno e por aliança com o PMDB no segundo, como prevê a deputada sem conhecer a posição peemedebista, decreta em tese o isolamento do prefeito Duciomar Costa (PTB), candidato declarado à reeleição. Regina argumenta, aliás, que renunciou à pré-candidatura porque desapareceram os cenários políticos em que o PT poderia apoiar em primeiro turno eventual candidatura do deputado federal José Priante (PMDB) ou mesmo a reeleição do prefeito.

Petardo
Ontem, já falando como candidato do PT, Mário Cardoso classificou como natural a verticalização em Belém, no segundo turno, do acordo nacional do PT com o PMDB. Ele, porém, disparou duras críticas contra o deputado José Priante, responsabilizando-o por outdoors na cidade dizendo que Lula impôs ao PT apoio a seu nome. “Isso não é verdade”, rebate. Segundo ele, Ana Júlia e Paulo Rocha jamais foram “enquadrados” por Lula. Ponderou expressar “opinião pessoal, que não se confunde com partidária”.

Ética
Cardoso ressalvou que, da mesma forma, a ação do deputado peemedebista não deve ser confundida com a posição do PMDB. Irritado, o ex-secretário acusou Priante de “falta de ética” e considerou os outdoors passíveis de investigação da Justiça Eleitoral por propaganda extemporânea. Sugeriu que a apuração deve avançar a ponto de revelar os financiadores da campanha. Mário Cardoso circunscreveu as críticas a “fato isolado” e garantiu estar disposto a conversar com o PMDB e com Priante, os “russos” da história.

Manejos suspensos

O Governo do Estado derrubou liminar favorável a dois planos de manejo em áreas das futuras APA de Santa Maria de Prainha-Uruará, Resex Renascer e Flona da Amazônia.

Cadastramento eleitoral encerra dia 7 de maio

A 18 dias do encerramento do prazo para o cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) alerta os eleitores para que compareçam a Central de Atendimento e aos demais postos avançados para efetuar procedimentos de alistamento, regularização, transferência e 2ª via do Título Eleitoral. Dia 7 de maio também é o último para o eleitor portador de necessidades físicas solicitar sua transferência para seção eleitoral especial. Para a 2ª via do título, o prazo segue até o dia 25 de setembro, dez dias antes das eleições.
(Fonte: TRE)

Juiz concede perdão a eletricista que matou esposa

Os 7 jurados do Tribunal do Júri, por maioria de votos, desclassificaram de doloso para culposo o crime de homicídio pelo qual foi julgado o eletricista Albino Leôncio Silva Costa, acusado de ter matado sua esposa,a professora municipal Raimunda Oliveira Costa, no dia 13.09.1992, na residência do casal, na Rua Trindade, 265, bairro da Esperança.
Eles acataram a tese dos defensores públicos Adleer Calderaro Sirotheau e Paulo César Martins de Araújo Bona, de que o réunão teve a intenção de matar sua esposa e que o disparo ocorreu de formaacidental, quando ele limpava a arma com uma bala na agulha.
Com a desclassificação, a decisão sobre o crime ficou a cargo do juiz titular da 6ª Vara, Alessandro Ozanan, que condenou o réu à pena de detenção de 1 ano, mas no final da sentença decretou o perdão judicial por entender que o réu já foi penalizado pelo resto da vida, por carregaro remorso de ter matado sua esposa de forma acidental.
(Fonte: Sexta Vara Penal)

Capoeira no mercado


Grupo Manzumbá de Capoeira se apresentou ainda há pouco no hall do Mercadão 2.000.
Foto: Rejane Jimenez

Biodiesel passa a ser o vilão do aumento dos preços dos alimentos


Nelson Tembra

Relator especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, em recente entrevista a uma emissora alemã, repetiu o que vêm dizendo outros críticos dos biocombustíveis, segundo os quais o uso de terras férteis para cultivos destinados a esta tecnologia “reduz as superfícies destinadas aos alimentos e contribui para o aumento dos preços dos mantimentos”.
A declaração de Ziegler não mencionou quaisquer estatísticas sobre a produção agrícola brasileira, nem análise sobre tecnologia agrícola e número de trabalhadores no campo, o que seria coerente. Após constantes denúncias de destruição da Amazônia, o Brasil e a própria região são alvo de nova campanha difamatória no exterior.
Agora, o vilão é a produção dos biocombustíveis. Autoridades européias e o Banco Mundial têm patrocinado uma onda crescente injustificável contra os biocombustíveis brasileiros. Com a tecnologia que possui o Brasil logo se tornará auto-suficiente na produção dessa energia, o que, de fato, constitui ameaça aos interesses internacionais.
Leia mais aqui.

Santarém terá mais duas delegacias de polícia

O vice-governador Odair Corrêa recebeu do delegado Justiniano Alvers duas informações importantes na área da segurança pública: o envio de um barco para operar na repressão do crime organizado na região Oeste do Pará e que será construido mais duas delegacias no município de Santarém.

Priante evita “brigar” com Cardoso e recomenda serenidade

Espaço Aberto

O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Belém, José Priante, negou-se na sexta-feira (18) a fazer qualquer comentário sobre acusações e críticas que lhe foram dirigidas pelo professor, ex-deputado e ex-secretário de Educação, Mário Cardoso, também pré-candidato, mas pelo PT, à sucessão do prefeito Duciomar Costa na eleição de outubro.
Em matéria que o blog postou ontem, Mário Cardoso garantiu ser inflexível a decisão do PT de lançar candidato próprio na Capital e afirmou que Priante “mente” ao propagar a informação – inclusive em outdoors – de que o presidente Lula apóia a candidato do peemedebista. Disse ainda que Priante, por imposição da transparência, deve informar de onde vem tirando dinheiro para bancar peças que promovem sua candidatura, como é o caso dos outdoors afixados em vários pontos de Belém.
- Eu me nego, terminantemente, a comentar o desabafo do professor Mário Cardoso, porque não teve natureza política, mas pessoal. Não sei por que o professor Mário Cardoso está aborrecido comigo. E logo comigo, que admiro pessoalmente o Mário. Prefiro ficar em silêncio, acompanhando os desdobramentos de tudo. Acho que todos devemos ter serenidade nesta fase do processo. E vou continuar aguardando os desdobramentos. Se o professor Mário Cardoso quer brigar comigo, eu não quero brigar com ele – disse Priante ao blog, ontem, no início da noite.
Diante de tanta diplomacia e de tanta cautela brotando à flor da pele e das palavras do pré-candidato do PMDB, o Espaço Aberto foi bater em outras portas peemedebistas, à procura de alguém que pudesse fazer uma avaliação sobre o contexto das ácidas declarações e da contundência demonstrada por Mário Cardoso na entrevista.
Duas fontes peemedebistas – nenhuma integrante das executivas estadual ou municipal do PMDB, mas bem próximas a Priante – aceitaram fazer uma avaliação sobre o desabafo do pré-candidato petista. O que ambos falaram é coincidente na essência, muito embora a análise tenha sido apresentada a partir de argumentos e fatos de alguma forma nem sempre convergentes uns com os outros.
Reflexos em Santarém e Ananindeua
Ambos os peemedebistas reafirmam que, ao contrário do afirmado por Mário Cardoso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se empenhado, sim, em viabilizar em Belém a candidatura Priante, por entender que isso não apenas torna bem mais viável uma vitória na disputa eleitoral em Belém, como também facilita composição em municípios-chave no Estado. É o caso de Santarém, onde a prefeita Maria do Carmo tentará a reeleição. Também é o caso de Ananindeua, reduto que ostenta a particularidade de interessar diretamente às ambições eleitorais do presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho, que não abre mão de contribuir decisivamente para a reeleição de seu filho Helder como prefeito do município que integra a Região Metropolitana de Belém.
- O presidente Lula sabe com a maior clareza possível que uma aliança entre PMDB e PT em Belém é a proposta mais viável para uma vitória. Em outro cenário, Lula também sabe que o contrário, ou seja, que candidaturas concorrentes do PMDB e do PT podem levar a que todos, petistas e peemedebistas, morram afogados. E mais: a recusa de uma aliança, como é do desejo do professor Mário Cardoso, pode representar a derrota não apenas em Belém, mas em Santarém e Ananindeua – disse ao blog uma das fontes peemedebistas.
Os dois peemedebistas consideram que uma eventual pré-candidatura da deputada estadual Regina Barata de certa forma ajudaria seu adversário no partido, o próprio Mário. O raciocínio parte do fato de que a existências de duas pré-candidaturas levaria a decisão necessariamente a uma prévia. E nessa circunstância Mário Cardoso teria, indiscutivelmente, muito mais chances de vitória do que Regina Barata, que não se vincula a nenhum dos vários grupos e tendências em que se sedimenta o PT.
- Como a deputada Regina Barata retirou formalmente a sua pré-candidatura, o Mário ficou sozinho – lembra um dos peemedebistas ouvidos pelo Espaço Aberto. - E como está sozinho, não teria nem por que motivo ter pressa para formalizar a condição de pré-candidato único. O prazo que ele tem para fazer é apenas em junho. Não teria motivo a convocação do Diretório Municipal [ocorrido ontem à noite] para dar início às discussões sobre as estratégias eleitorais em favor da pré-candidatura do Mário. Se o professor faz isso, é porque ele sabe que, internamente, no seu próprio partido, há uma avaliação predominante de que sua eventual candidatura a prefeito de Belém é eleitoralmente inviável. E é mesmo. Uma candidatura solitária do Mário Cardoso é natimorta.

Santarém recebe Salão do Livro


De 23 a 27 de abril, o governo do Estado promove em Santarém, a primeira edição do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. A programação acontecerá diariamente, de 09 as 22h, na Praça São Sebastião(foto), Bairro da Prainha, com a participação de editores, livreiros, distribuidores, agentes literários, entidades e instituições. A entrada é franca. A abertura será feita na próxima quarta-feira (23), às 18h.
O Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas abrigará os últimos lançamentos do mercado editorial Regional, Nacional e Internacional. A estimativa de público para essa edição é de aproximadamente 30 mil pessoas que poderão participar das palestras, oficinas, mostra de cinema, teatro, lançamentos de livros, tardes e noites de autógrafos, shows e outras atividades relacionadas ao estímulo à leitura.
Primeira grande programação literária do município, o Salão será palco para divulgar e abalizar as obras de novos e tradicionais valores literários da Amazônia. Importante também será o resgate histórico que a programação fará com os acervos de ícones da memória literária local e mundial. No bate-papo com o público presente, autores de renome como Içami Tiba e Ariano Suassuna. O patrono do Salão será o escritor Inglês de Sousa, nascido no município de Óbidos.

UTI pediátrica do hospital regional prestes a parar

Alessandra Branches
Repórter

Falta de Luvas, diuréticos e materiais necessários para que Hospital Regional (HR) possa desenvolver suas atividades fez com que os médicos que trabalham na unidade que deveria ser de média e alta complexidade enviassem outro documento pedindo que a secretária Laura Rossetti se posicione até o próximo dia 25 deste mês, a fim de solucionar estes problemas, evitando com que o HR pare de funcionar.
Segundo o médico Rodrigo Rodrigues, do Sindicato dos Médicos do Pará, os setores que funcionam no HR serão paralisados aos poucos, atendendo somente os pacientes que já estiverem internados no Hospital Regional que tem capacidade para internar 120 pessoas e atualmente dispõe de apenas 22 pacientes sob os cuidados médicos daquela unidade.
A UTI pediátrica e a enfermaria clinica já tem poucos pacientes e estão prestes a parar. "De que forma vamos continuar trabalhando se não temos materiais para desenvolvermos as nossas atividades. Não podemos expor a nossa saúde e colocar em risco os pacientes, uma vez que não estão recebendo o tratamento adequado", argumentou o médico lembrando que a decisão foi tomada em reunião no dia 16, no próprio hospital.
"Nós reunimos e chegamos as seguintes reivindicações que já foram levadas até a secretária como a definição de quem realmente vai gerir os recursos para a compra de insumos a fim de abastecer o hospital, e com isso, evitar compras emergenciais que supre apenas a demanda momentânea do HR e não mensal como deveriam ser feitas", destacou o Rodrigo. Além disso, ficou decidido na reunião que os chefes de cada setor do HR, ficariam responsáveis de avaliar e identificar os principais problemas que dificultam o andamento das atividades. "Não podemos receber pacientes se não tivermos materiais para trabalhar. Se até o dia 25, a Secretaria não se posicionar e sinalizar providências quanto as nossas reivindicações será difícil recebermos mais pacientes", destacou.
Quanto às reivindicações passadas, feitas ainda no início do mês, o médico disse que a avaliação foi positiva e que a Secretária honrou os compromissos. "Na verdade, nós reunimos no dia 16, para fazer um balanço das nossas reivindicações e graças a deus tivemos um saldo positivo, já que a SESPA felizmente fez o repasse dos recursos a fim de que os nossos salários referentes ao mês de fevereiro e março fossem pagos. Quanto à definição do modelo de gestão do hospital, a secretária já tinha se posicionado, alegando que a Pro- Saúde teria autonomia para gerir o hospital, cabendo a SESPA apenas repassar os recursos. Contudo, o CIAP recorreu e conseguiu liminar para concluir o contrato. Portanto, temos que aguardar até que a justiça defina quem vai ficar. Mas, estamos cientes de que a Secretária procurou atender os nossos pedidos", observou Rodrigues.
Enquanto isso, os médicos trabalham utilizando os poucos insumos disponíveis e o hospital internando apenas 18% da sua capacidade.

UTI pediátrica do hospital regional prestes a parar

Alessandra Branches
Repórter

Falta de Luvas, diuréticos e materiais necessários para que Hospital Regional (HR) possa desenvolver suas atividades fez com que os médicos que trabalham na unidade que deveria ser de média e alta complexidade enviassem outro documento pedindo que a secretária Laura Rossetti se posicione até o próximo dia 25 deste mês, a fim de solucionar estes problemas, evitando com que o HR pare de funcionar.
Segundo o médico Rodrigo Rodrigues, do Sindicato dos Médicos do Pará, os setores que funcionam no HR serão paralisados aos poucos, atendendo somente os pacientes que já estiverem internados no Hospital Regional que tem capacidade para internar 120 pessoas e atualmente dispõe de apenas 22 pacientes sob os cuidados médicos daquela unidade.
A UTI pediátrica e a enfermaria clinica já tem poucos pacientes e estão prestes a parar. "De que forma vamos continuar trabalhando se não temos materiais para desenvolvermos as nossas atividades. Não podemos expor a nossa saúde e colocar em risco os pacientes, uma vez que não estão recebendo o tratamento adequado", argumentou o médico lembrando que a decisão foi tomada em reunião no dia 16, no próprio hospital.
"Nós reunimos e chegamos as seguintes reivindicações que já foram levadas até a secretária como a definição de quem realmente vai gerir os recursos para a compra de insumos a fim de abastecer o hospital, e com isso, evitar compras emergenciais que supre apenas a demanda momentânea do HR e não mensal como deveriam ser feitas", destacou o Rodrigo. Além disso, ficou decidido na reunião que os chefes de cada setor do HR, ficariam responsáveis de avaliar e identificar os principais problemas que dificultam o andamento das atividades. "Não podemos receber pacientes se não tivermos materiais para trabalhar. Se até o dia 25, a Secretaria não se posicionar e sinalizar providências quanto as nossas reivindicações será difícil recebermos mais pacientes", destacou.
Quanto às reivindicações passadas, feitas ainda no início do mês, o médico disse que a avaliação foi positiva e que a Secretária honrou os compromissos. "Na verdade, nós reunimos no dia 16, para fazer um balanço das nossas reivindicações e graças a deus tivemos um saldo positivo, já que a SESPA felizmente fez o repasse dos recursos a fim de que os nossos salários referentes ao mês de fevereiro e março fossem pagos. Quanto à definição do modelo de gestão do hospital, a secretária já tinha se posicionado, alegando que a Pro- Saúde teria autonomia para gerir o hospital, cabendo a SESPA apenas repassar os recursos. Contudo, o CIAP recorreu e conseguiu liminar para concluir o contrato. Portanto, temos que aguardar até que a justiça defina quem vai ficar. Mas, estamos cientes de que a Secretária procurou atender os nossos pedidos", observou Rodrigues.
Enquanto isso, os médicos trabalham utilizando os poucos insumos disponíveis e o hospital internando apenas 18% da sua capacidade.

Renda para pagar salários atrasados do Pantera

Na Coluna do Estado:

Jogadores do São Raimundo estão esperando pela presença em massa da torcida santarena no jogo de segunda-feira (21) contra o Ananindeua para que a renda seja suficiente para a direção do clube quitar os salários atrasados há três meses. A notícia serviu de motivação para os atletas, que além de receber, esperam sair de campo com a primeira vitória no Parazão. Apesar de ter alguns jogadores lesionados, o Pantera ganhou um reforço, Diego Vasconcelos, que ainda não deverá entrar em campo.
O técnico Humberto Santana recebeu de Belém o lateral Diego Vasconcelos, que ainda não deverá entrar em campo. Santana não poderá contar com Petrolino, Robson e Neto, que estão lesionados e Mauriã, que foi suspenso após receber o terceiro cartão amarelo do campeonato no jogo contra o Paysandu. A
escalação provisória do São Raimundo conta com Carlão, César, Anderson, Diego Carioca, Buiu, Divanor, João Pedro, Emerson Bala, Élcio, Marcel e o goleiro Tiago.

Manchetes de O Estado do Tapajós deste sábado

PREFEITURA DE SANTARÉM PAGOU R$ 27 MILHÕES AO INSS APÓS EXTINÇÃO DO IPMS

POPULAÇÃO DA PERIFERIA LEVA A VIDA DE VARZEIRO NA ÉPOCA DE CHEIA DO RIO

BEC APONTA QUATRO PONTOS CRÍTICOS NA BR-163

CÓDIGO DE OBRAS: OCUPAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO NO CENTRO PODE SER DE 80%

CAÇA-NÍQUEL GANHA 99 EM 100 APOSTAS, DIZ POLÍCIA FEDERAL

EXAME NA ÁGUA DO RIO TAPAJÓS NÃO CONFIRMA PRESENÇA DE CIANOBACTÉRIA

Em defesa de Mário Cardoso

Leitor que não se identificou sobre o post Mário Cardoso diz que Priante mente sobre apoio de Lula.

O professor Mário fez um excelente trabalho na SEDUC. Coordenou democraticamente as conferências de educação, que culminaram no Plano Estadual de Educação. Criou o projeto Portas Abertas. Valorizou o trabalhador da casa. Definiu uma politica inclusiva e democrática de educação básica pública. Saiu da SEDUC, à mando da Governadora, por estar crescendo demais...o PT não tem unidade alguma e eles vivem brigando entre si. Isto é uma verdade. Mas é também verdade que Mário fez um bom trabalho e tem condições polícas e competência para ser Prefeito de Belém. o PT deve vir com candidato próprio. Está com o Presidente da República, no Governo do Estado e deve ter candidato próprio à Prefeitura. Quanto ao PMDB, que seja esperto e continue apoiando o time que está ganhando...Jader sabe disso, por isso está calado. Priante fala demais!!!

CIANOBACTÉRIAS NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS ÁGUAS DO TAPAJÓS

Gisele de Freitas
Repórter

A professora Rosane Aguiar, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), analisou amostras de água do rio Tapajós e não constatou a presença de cianobactérias, que podem ser prejudiciais à saúde humana. De acordo com ela, há indícios da presença das mesmas no rio, inclusive nas águas do Lago Verde que banham Alter do Chão, mas as chuvas devem ter sido responsáveis por espalhar as bactérias de forma com que as mesmas se diluíssem nas águas. Rosane pretende analisar outras amostras, ela afirma que algum órgão governamental deve se responsabilizar por analisar periodicamente as águas e informar aos banhistas quais as condições das mesmas. As cianobactérias apresentam-se em uma forma esverdeada, conhecidas popularmente por limo, mas nem todo o limo contém as bactérias.
Segundo Rosane, as cianobactérias são extremamente boas para a vida aquática, elas produzem oxigênio e servem de alimento para peixes, alevinos e moluscos, porém, o aumento da poluição dos rios, através de resíduos que são prejudicais ao meio ambiente está levando estas bactérias a se reproduzirem de forma excessiva. De acordo com a professora, a presença de fósforo e nitrogênio nas águas contribui para a proliferação destas bactérias. "As cianobactérias não são problemas quando não se encontram em quantidade excessiva, mas quando há muito, acaba formando florações que produzem toxinas nocivas para pessoas e até mesmo para os animais aquáticos" destacou.
Quando há toxinas nas florações, o contato com as bactérias pode causar coceiras, irritações na pele e olhos e conjuntivite. No caso de ingestão da água contaminada os efeitos podem ser de problemas estomacais, vômitos, diarréias e até óbito se uma quantidade excessiva for ingerida. A professora recomenda que as águas que estiverem com presença substâncias esverdeadas não devem usadas por banhistas, apesar de nem todas serem nocivas, em alguns casos, os limos são apenas substâncias derivadas de algas. "O banhista deve evitar por que na hora não há como distinguir onde há floração de cianobactérias e onde não há. Aquela água verde não é aconselhável para banhistas".
Rosane explica que isto não deve ser motivo para afugentar os turistas da região das praias, mas que algum órgão do governo deve se responsabilizar pelo monitoramento das águas periodicamente em todos os balneários da região e informar aos banhistas onde o banho não é aconselhável, como já acontece em alguns estados brasileiros.
No caso dos banhistas, pescadores ou população ribeirinha encontrar resíduos verdes em grande quantidade nas águas devem comunicar imediatamente algum órgão do governo. "Não encontramos ainda nestas amostras, mas há indícios de que haja as cianobactérias nas águas do Tapajós. Alguns moradores já encontraram resíduos esverdeados em excesso em algumas praias, podem ser florações mas não temos a confirmação. Acreditamos que o excesso de chuvas deve ter diluído estes resíduos. Se não houvesse poluição nos rios estes casos não ocorreriam".
A professora afirma que discutiu o assunto com o professor Nelson Soares Wisnik, e ambos deverão pensar em um projeto em parceria para esclarecer o assunto e identificar ou não estas bactérias nas águas tapajônicas.