domingo, 4 de maio de 2008

Lulês e o pesquisês

A prefeita Maria do Carmo vive repetindo:
- Nunca na história de Santarém um goverrno fez mais do que o meu.
O deputado federal Lira Maia vive repetindo:
- Nunca na história de Santarém o prestigio de um(a) prefeito(a) tá mais baixo que tapete de porão.

Brasil Futebol Clube

Há colorados, palmeirenses e flamenguistas fazendo a festa da vitória na orla de Santarém.

Flamengo, 30º campeão carioca

Sem comentários.
Sorry, botafoguenses.

Invasões ameaçam os mananciais e causam problemas sociais em Juruti

Paulo Leandro Leal

Uma onde de invasão ilegal está ameaçando mananciais e tirando a paz dos moradores do município de Juruti, extremo oeste do Pará, onde a mineradora Alcoa está implantando uma mina de extração de bauxita. Centenas de pessoas ocupam áreas próximas a igarapés, desmatam estas áreas e provocam um verdadeiro caos no município. Nesta sexta-feira, 2, o Conselho Juruti Sustentável, integrado por representantes do poder público, organizações civis e empresas, divulgou uma nota repudiando as invasões.
O Conselho Juruti Sustentável considera que as ocupações irregulares prejudicam o futuro da cidade, pois afetam diretamente o Plano Diretor do Município e causam desmatamentos que caracterizam Crime Ambiental. Segundo informações confirmadas pela polícia local, as áreas invadidas integram a Área de Proteção Permanente dos Igarapés Maranhão e Fifi, que formam o Lago Jará, um dos principais mananciais do município. Outras áreas invadidas ficam próximas à pista de pouso do Aeroporto Municipal.
A principal preocupação das autoridades de Juruti é que estas invasões causam sérios impactos ambientais, intensificando o despejo de terra e outros materiais para o leito dos igarapés, devido ao desmatamento e às queimadas. A Justiça já expediu mandado de reintegração de posse e a Polícia Militar de Juruti recebeu reforços dos Batalhões de Oriximiná e Santarém, mas até esta sexta-feira ninguém havia sido retirado das invasões. Os vereadores do município demonstram preocupação com as invasões às margens do Lago do Fifi, que pode causar impacto ambiental muito grande, caso não seja paralisada a tempo.
As invasões são realizadas, na maioria, por pessoas que possuem casas na cidade, motos e até carros. Segundo uma fonte, a motivação principal é uma disputa política que estaria por trás destas ações, além da má intenção de pessoas que querem invadir as áreas para vendê-las, já que Juruti vive um verdadeiro boom imobiliário em virtude da instalação de um grande projeto de mineração. Outras famílias que ocupam estas áreas simplesmente esperam receber algum tipo de indenização das empresas que atuam em Juruti.

Motorista só de cueca atropela ciclista

Um automóvel gol branco com placas de Manaus atropelou um ciclista, hoje de manhã, na avenida Turiano Meira, esquina de avenida Marabá.
Marcelo, com sintomas visíveis de embriaguêz, estava trajando apenas uma cueca.
O motorista fazia zigue-zague na pista no momento do choque. O veículo ultrapassou uma canaleta lateral alcançando a calçada onde o ciclista estava parado.
A equipe do SAMU chegou ao local minutos depois do acidente, mas na equipe de socorro não havia médico, como foi garantido pela prefeita Maria do Carmo por ocasião do lançamento do serviço no último dia 1º.

Hospital regional na TV

No Tutti Qui, de O Liberal:

O PSDB, no horário gratuito do TRE na TV, bateu forte no Governo do Estado no que ele tem atualmente de mais frágil, o setor de saúde pública. Uma das peças mostrava o Hospital Regional de Santarém, que a governadora Ana Júlia, depois de um ano e quatro meses, ainda o mantém parcialmente paralisado. As inserções movimentaram o secretariado e o PT, que já está incomodado com a situação de inércia na saúde.

Palmeira garante Belo Monte

O paraense Jorge Palmeira, que deve tomar na presidência da Eletronorte na próxima terça-feira, enfatizou que a decisão de iniciar as obras da hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, é irreversível e merecerá todo o sem empenho.
'É meta nossa fazer Belo Monte. Eu assumo esse compromisso', garantiu Palmeira.
Engenheiro elétrico elétrico e funcionário de carreira da empresa, ele reconheceu, em entrevista concedida ao repórter Thiago Vilarins, que há entraves de ordem burocrática e judicial, por causa de questões ambientais que inevitavelmente envolvem projetos do porte da usina que se pretende construir. Mas considera que os entraves serão removidos quando todos se convencerem de que a hidrelétrica é necessária e pode ser construída sem agressão ao meio ambiente.
(Fonte: O Liberal)

As aventuras de um ministro alemão na Amazônia

No Repórter Diário, hoje:

Aperto
O aeroporto de Santarém precisa mesmo de urgente ampliação. Na quinta-feira, agentes federais tiveram que improvisar no sanitário masculino a inspeção ao arsenal que três seguranças do ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, trouxeram na bagagem. Aos que se aproximavam do sanitário para as ditas necessidades fisiológicas, um agente federal, implacável na “guarita”, barrava a passagem.
Aos passageiros, restou resmungar e olhar feio, com aquela clássica sacudidela de cabeça e riso amarelo.
No ar
Aliás, no avião da TAM que fez o vôo JJ-3893, de Santarém a Belém, na mesma quinta, o ministro alemão sentiu o que é aviação de terceiro mundo. Trajando fino terno, Gabriel se aproximou do assento marcado no cartão de embarque dele e deu de cara com o lugar ocupado por passageiro que, já encarapitado à janela, exibiu, para surpresa geral, o mesmo número de poltrona que o do atônito ministro.
Sem falar chucrutes, ele foi salvo do mico e da mímica com o passageiro pelo embaixador alemão no Brasil.
Corredor
Mas quem disse que o brazuca cedeu lugar? Sem a opção da janela, para contemplar a natureza amazônica, o ministro se contentou com a ajuda de integrante brasileiro da comitiva, que lhe ofereceu poltrona do corredor. Bem pertinho, duas comissárias de bordo faziam de conta que não viam nada. Mas o avião, enfim, decolou, e atrasado, para variar.
No pouso em Belém, derradeira surpresa: o piloto deu baita susto na galera com um violento toque de rodas na pista.
Desconfia-se que o ministro não volta tão cedo.

Dica literária

O jornalista santareno Elias Ribeiro Pinto dá uma dica literária que deveria ser anotada por todos os amantes de uma boa leitura:

Este ano é comemorado cem anos de morte de Machado de Assis e também os cem anos de nascimento de Guimarães Rosa”.