segunda-feira, 5 de maio de 2008

Chega de

Rosana Hermann

O nível de intolerância e pressa dos seres humanos do século XXI aumenta exponencialmente. É possível perceber isso pelas expressões 'não aguento mais' em relação aos acontecimentos jornalísticos.
Compreensivelmente, depois da exaustiva cobertura do caso Isabella, todos nós partimos para o 'chega, não aguento mais ouvir falar ...'
Veio o Padre voador e seus balões, gerando uma avalanche de piadinhas. Rapidamente alcançamos o limite e veio o 'chega, não aguento mais o padre voador'.
Agora o caso Ronaldo já dá sinais de que já atingiu o patamar aceitável.
Parece que o Fantástico tem essa missão, de abrir e encerrar assuntos aos domingos.

Concurso da Seduc é remarcado para junho

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) confirmou, nesta segunda-feira (5), a nova data para a realização do concurso C-130 para cargos de níveis médio e fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
As provas objetivas vão ocorrer no dia 15 de junho, agora sob a responsabilidade do Instituto Movens.
O processo de seleção estava previsto para o dia 11 de maio, mas, em função das comemorações pelo Dia das Mães, os organizadores do concurso decidiram marcar a prova para o terceiro domingo de junho (15), já que há outros concursos agendados para os dias 1º e 8 do mesmo mês (Universidade Federal do Pará e Petrobras, respectivamente).
A Sead informa que, a partir da próxima semana, com a publicação do novo edital normativo do concurso, todas as informações relativas ao certame estarão disponíveis nos sites www.sead.pa.gov.br e www.movens.org.br.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Mortos ilustres em 1959

O "velho Faria"
No início de setembro de 1959 a doença obrigou Manoel Gomes de Faria, "chefe da conceituada firma Marques Pinto Exportações", a viajar para o Rio de Janeiro, acompanhado da esposa, do filho e do médico assistente Waldemar Pena, dono da Clínica São Sebastião. Mas os cuidados foram infrutíferos: no dia 12, o "velho Faria", como era conhecido, morreu na então capital federal, aos 74 anos.
Português por nascimento e brasileiro naturalizado, deixou viúva Ana Rosa da Fonseca. Tinha seis filhos: Raimundo Alberto de Faria, casado com Elza de Castro Faria; Jacirema, casada com Ernesto Chaves; Dulce (José Ávila Gomes), Joaquim (Dalmira Hennington de Faria), Honorina (Eymar da Cunha Franco) e Aldemar (Conceição Nunes de Faria).
Chegou em Belém quando tinha 13 anos, vindo de Leiria, em Portugal, onde nascera, junto com o pai, que morreu pouco depois. Aos 27 anos se transferiu para Santarém, dedicou-se ao comércio, comandando a Marques Pinto, Exportação S/A, uma das mais sólidas do Baixo-Amazonas, com sede em Santarém e filiais em Belém e no exterior.
Em seu obituário, O Jornal de Santarém o descreveu como "portador de uma qualidade pouco comum em homens de negócio": "usava de franqueza absoluta com todos, o que não agradava, muitas vezes, aos de conduta pouco retilínea e servia de alicerce e amizade duradoura àqueles que com ele lidavam sinceramente".
--------------
O alegre "Simõesinho"
Um enfarte fulminante encerrou a vida de Antônio Loureiro Simões, o "Simõesinho, quando ele tinha 43 anos, em 1959. Nascido em Santarém, filho de pais portugueses, foi industrial, comerciante e representante comercial, além de participar de muitas associações, entidades de classe e clube de serviço. Era o vice-presidente do Rotary Club de Santarém quando morreu, deixando viúva (Clarisse Lazarina Seiffert Simões) e nove filhos. Além de tanta atividade profissional, era uma pessoa alegre, simpática e cativante, o que justificava o tratamento carinhoso no diminutivo para um típico físico de grande envergadura física. Quem conviveu com ele, jamais o esqueceria.
--------------
Ismael Araújo
O ex-prefeito Ismael Araújo João Ismael Nunes de Araújo tinha uma biografia intensa e multifacetada quando morreu, em setembro de 1959, aos 52 anos, depois de atuar na sua profissão de médico e na política. Acreano, aos 16 anos se mudou para Belém, onde se formou na Faculdade de Medicina. Aprovado em concurso da Diretoria de Saúde Pública do Estado, se transferiu em 1936 para Santarém, como chefe do posto de saúde, dedicando-se ao tratamento de hansenianos (os leprosos da época), sobretudo na região do planalto de Santarém, ocupado predominantemente por nordestinos.
A estreita relação com a população o estimulou a ingressar na política, elegendo-se deputado estadual pelo PSD (Partido Social Democrático), de cujo diretório em Santarém seria presidente. Afastou-se da política depois de romper com Magalhães Barata, que controlava com mão forte o pessedismo. Ocupou a prefeitura de Santarém por quatro vezes, totalizando um ano e 11 meses de gestão, durante a qual construiu a garagem municipal, a reconstrução do Teatro Vitória, o calçamento da travessa Barão do Rio Branco e a instalação de água encanada. Antes disso, como presidente do Centro Recreativo, fora o responsável pela construção da sede social do clube.
Ao morrer era médico sanitarista da Secretaria de Saúde Pública do Estado, da qual foi requisitado para trabalhar na SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia). Deixou viúva Luzemira Barreiros de Araújo, professora normalista, e dois filhos (o médico Ronaldo Barreiros de Araújo e o engenheiro civil João Luiz Barreiros de Araújo).

Professora lança autobiografia

O livro autobiográfico “De caminhoneira à professora. Do Paraguai à Amazônia”, escrito pela professora Loreni Bruch Dutra será lançado amanhã, no auditório Central do Centro Universitário Luterano de Santarém.
“Na função de caminhoneira enfrentei muitas dificuldades e preconceitos. Conto como de caminhoneira me tornei professora na Amazônia”, afirma a Loreni. De acordo com ela desafios e dificuldades enfrentadas no cotidiano da escola, em terras sem lei, com garimpos foram algumas das experiências que enriqueceram sua trajetória. “É uma obra que trata da superação de obstáculos, semnunca perder seus valores e dignidade enquanto cidadã”.
Escrever o livro foi uma idéia que partiu de pessoas que convivem com a professora, que é doutoranda em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Santiago de Compostela. “As pessoas ficavam admiradas com as histórias que contava”.
A obra dividida em 14 capítulos tem o prefácio assinado por Celso Antunes e a apresentação feita por Hamilton Werneck, que após o contato com obra a nomeou de fantástica. “Ele (o livro) me comoveu pela simplicidade de descrição, pela beleza da cada ato e pela coragem que perpassa por todos os caminhos trilhados por Loreni em sua vida se conquistas e grandes batalhas.”
A autora também tem dois artigos publicados no livro “Colóquios Temáticos”.

Cadê o Ministério Público?

Durante a inspeção que liberou o estádio Barbalhão para sediar jogos do campeonato paraense de futebol, em Santarém, estava presente uma promotora de justiça.
Longe da imprensa, a vistoria foi concluída e o estádio liberado.
Entre os itens pendentes estava a construção de uma rampa para acesso de ambulância ao gramado. Às pressas, foi providenciada uma rampa de madeira.
Pois bem. No jogo São Raimundo 3 x 2 Tuna, realizado no último sábdo, câmeras das emissoras de televisão flagraram um jogador da Tuna contundido deixando o gramado a pé em direção à ambulância que estava estacionada próxima ao portão de emergência do estádio.
O uso da rampa foi desaconselhado por motivos de segurança.
Pode?

Brasileirão em dois pacotes de jogos pela TV

Na coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, na Folha de S.Paulo:

O parecer da Secretaria de Direito Econômico (SDE) sugerindo mudanças na comercialização dos direitos de transmissão pela TV do Campeonato Brasileiro levou em consideração sugestões feitas pela Record, rival da Globo, principal prejudicada pela decisão.
A SDE sugeriu ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que ainda irá julgar a questão, a imposição de um modelo que obrigue os clubes a negociarem dois pacotes para a TV aberta: um, mais atrativo, com jogos às quartas e aos domingos, e um segundo com partidas às quintas e aos sábados. Isso não acaba com a exclusividade da Globo, que poderá comprar os dois pacotes, desde que os exiba ou repasse os direitos para outra rede.
Essa regra foi sugerida pela Record, no ano passado, em um questionário da SDE. As respostas da Record fazem parte do processo que considerou lesivo à concorrência o atual modelo de "monopólio" da Globo. A Record já havia proposto dois pacotes de jogos na negociação pelo Paulista de 2007.
Outra sugestão da Record acatada pela SDE foi o fim da cláusula de preferência. Se o Cade tornar a recomendação lei, a Record poderá comprar torneios, desde que pague mais. Hoje, a Globo pode cobrir oferta da concorrente.
A Globo só se manifestará após analisar o relatório. A Record considera o parecer uma vitória do telespectador.

Médicos no SAMU

A assessoria de imprensa da prefeita Maria do Carmo faz esclarecimento a respeito da nota sobre a falta de médico em viatura do SAMU que socorreu ciclista atropelado, no último domingo:

Até o dia 30 de maio, o SAMU funcionará em caráter experimental. As equipes são integradas por técnicos de enfermagem, acompanhados por enfermeiros. O treinamento para os médicos, que correspnde à última fase desse processo de implantação, está prevista para ocorrer no dia 13 de maio.
Se precisar de mais esclareceimentos, estamos a disposição.
Nelma Bentes

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto


Dia-a-dia em 1960

*Antônio Anselmo de Oliveira, dono do Bar Chic, alugava um prédio na rua Coronel Joaquim Braga, "em ponto dos mais aprazíveis da cidade". Mas exigia "contrato assinado".

*O deputado estadual Santino Sirotheau Corrêa se elegeu presidente do diretório municipal do PSD, em 1959, em substituição a Ismael Araújo, com 24 votos, contra 12 dados ao médico Everaldo Martins e um voto em branco.

*Elias Jorge Hagem chefe da firma Elias Jorge Hage & Cia. Ltda., sofreu "sério acidente de viação" durante uma visita a São Paulo. Fraturou a clavícula "e outros ossos do corpo". Foi atendido na própria capital paulista e em seguida voltou a Belém.

*Já Aida Campos, esposa de Dácio Campos, agente local da Panair do Brasil, retornou a Santarém, com os filhos Ieda e Paulo, depois de se submeter a tratamento de saúde em Belém.

*Alexandra Cardoso foi eleita rainha do carnaval de Santarém de 1960, em festa realizada no Centro Recreativo. Ivone Veloso Salgado ficou com o segundo lugar, o de princesa.

*Dentre os milhares de candidatos que se inscreveram nos dificílimos exames vestibulares do ITA (o Instituto Tecnológico Aeronáutico de São José dos Campos, em São Paulo) e conseguiram aprovação, em 1960, estavam dois santarenos: Rui Enio de Matos Serruya, filho de José e Fleurice Matos Serruya, e Helmut Bastos Meschede(foto acima), filho de Alberto e Mariita Meschede, dois dos mais importantes comerciantes da cidade.
Rui prestou exame em São Paulo, sendo um dos 70 aprovados dentre 2010 candidatos inscritos. Já Helmut se classificou entre cinco dos 100 candidatos que se inscreveram em Salvador, na Bahia. Os dois iriam até o fim no curso de engenharia eletrônica, destacando-se em suas carreiras profissionais.

*Um Jockey Clube foi criado em setembro de 1959, em Uruxiacá-Curral Grande, para desenvolver nessa região corridas de velocidade e de resistência, "tiração" de argolinhas e outras práticas esportivas eqüestres. Francisco Chaves era o seu presidente e Maria S. Lima a secretária..

COSANPA SUSPEITA DE VAZAMENTO EM POÇOS PROFUNDOS

Gisele de Freitas
Repórter

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) de Santarém contratou uma empresa de Belém para resolver os problemas de abastecimento de água nos bairros Conquista, Aldeia e Amparo. De acordo com o gerente Paulo Elair Lima, os poços dos três bairros devem estar com as paredes de aço furadas, o que permite a entrada de areia na bomba que puxa água. No Conquista há mais de 15 dias os moradores têm recebido abastecimento através de um carro pipa. Nos outros dois bairros o abastecimento continua, porém, há areia misturada na água que sai da torneira. Lima espera pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deverão contribuir para que a água chegue com mais facilidade às residências dos santarenos.
De acordo com o gerente, a Cosanpa tentou solucionar o problema no bairro Conquista. A bomba condutora de água acabou danificando pela quantidade de areia que havia no poço. A Cosanpa esperou um compressor vir de Belém e fez a limpeza do local, extraiu a areia e trocou a bomba queimada por uma nova, porém a areia continuou entrando no poço e os técnicos constataram que a parede do poço deve estar furada. Para solucionar o problema, fazer um trabalho chamado de "obturação" uma empresa de Belém já está na cidade. O equipamento chegou a Santarém na manhã da última quinta-feira (24). "Os técnicos vão direto para o Conquista, lá é isolado e não podemos fazer uma manobra para desviar água de outros bairros e abastecer aquele. Acredito que no máximo em uma semana o problema lá estará resolvido" relatou Lima.
Após o Conquista, os técnicos deverão atuar no bairro Aldeia, nas proximidades da Praça Tiradentes, onde também há suspeita de que o poço tenha furado. Após, o alvo será o bairro Amparo, que apresenta o mesmo problema. Nestes dois bairros o trabalho deve levar no máximo quatro dias para ser concluído. Para o gerente, os furos nos poços acontecem quando o cano que conduz água estoura, a pressão da água seria muito forte e ao ficar em contato com o aço por algum tempo, acabaria abrindo buracos, por onde os recursos do solo entram e são puxados pela bomba juntamente com a água. "A Cosanpa está interessada em resolver logo esta situação, estamos fazendo tudo que é possível" destacou Lima.
PAC - Em relação aos R4 33 milhões de recursos do PAC destinados à ampliação do abastecimento de água em Santarém o gerente garante que as licitações para início da obra ainda estão ocorrendo em Belém e não há uma previsão de quando deva começar os trabalhos. Santarém receberá três poços e quatro reservatórios elevados, cada um com capacidade para três milhões de litros de água, sendo que hoje a Cosanpa possui um na cidade, com capacidade de um milhão de litros. Além destes benefícios deverá também ser feita uma câmara de contato no bairro Irurá, para ampliar o reservatório já existente no local. Os novos reservatórios serão construídos nos bairros Livramento, Conquista, Santa Clara e Aeroporto Velho. Lima acredita que as obras devam começar ainda neste ano ou no início de 2009.

Pontuando - José Olivar

Os custos de ligação de celular poderão ser diminuídos se for aprovado projeto de lei do Dep. Chico Alencar, neste sentido. Já era tempo. * Tramita na Câmara Federal, projeto de lei que torna crime hediondo o abandono de incapaz seguido de morte. O projeto altera a Lei nº 8.072/90. * Vai se transformar em lei um projeto que torna bem rigoroso o pedido de escuta telefônica para investigações criminais. Segundo o projeto, a escuta deverá ser feita pelo Ministério Público ou com aval do órgão mediante autorização judicial que se fundará em detalhada descrição do possível delito e a indispensabilidade da quebra do sigilo telefônico para as investigações. * Me parece que a Prefeitura não resolve o problema do lago que fica na vicinal Poço Branco/Estrada Nova, por simples birra, quiçá pelas insistentes cobranças desta coluna. * A lembrança, que a coluna fez, do nome do vereador José Maria Tapajós, para possível candidato a Vice Prefeito em qualquer coligação, repercutiu positivamente. * O Deputado Federal Lira Maia, é sempre destaque em qualquer cargo que ocupa. O foi como Prefeito, pelo grande trabalho que realizou por Santarém, e está sendo, como Deputado Federal. Político bom de voto é sempre acolhido. * O Tribunal Regional Eleitoral, deverá realizar em junho próximo, encontro em Santarém com Juízes Eleitorais, advogados, promotores e interessados, para debater o processo eleitoral vindouro. * Os assaltos continuam ocorrendo em Santarém, todavia, a Polícia está diligente e buscando prender os meliantes, o Delegado Jardel - Superintendente Regional - com certeza não medirá esforços para conter a violência e outros crimes. * Não tenham dúvidas de que a vinda da Ministra Marina Silva, com as autoridades alemãs à FLONA do Tapajós não vai trazer nenhum benefício para Santarém. Tudo isso é mais questão de diplomacia e refletor para que alguns políticos apareçam. * A Diocese de Santarém ordenará, hoje, mais 02 diáconos para auxiliarem nos serviços diocesanos. Que Deus os ilumine! * Até o dia 05 de outubro muita coisa vai rolar no processo eleitoral de Santarém. A Justiça Eleitoral vai ter que se desdobrar para proibir os abusos. Porém os dois juízes eleitorais (Dr. Silvio César e Dr. Gabriel Veloso), não darão trégua àqueles que pensam em fazer da campanha, salão de exposição de possíveis fatos desabonadores da conduta alheia, ou instrumento de burla à lei, punindo-os na forma da legislação. * A Dra. Betânia Figueiredo, Juíza titular da 8ª Vara (Fazenda Pública), tem tido muito trabalho nesta Vara Especializada, porém como ela é uma Magistrada que se doa de corpo e alma, os jurisdicionados terão sempre respostas urgentes aos seus pleitos. * Vamos nos preparar para o aumento dos gêneros alimentícios, como arroz, feijão, farinha, etc. ou mesmo suas faltas, em razão da política do Governo Federal que com benefícios populistas e eleitoreiros (bolsa família e outros tipos), ninguém mais quer plantar, mas somente colher nos cofres públicos.

DEM E PSDB ANUNCIAM CANDIDATO ATÉ O FIM DO MÊS

Um dos líderes da coligação DEM/ PSBD/ PV e demais partidos que hoje assumem papel de oposição no governo municipal, deputado federal Lira Maia (DEM) esteve em Santarém no fim da semana e garantiu que a união destes partidos já tem candidato próprio ao pleito 2008. A divulgação do nome escolhido será feita no final deste mês e promete agitar o cenário político regional.
Quanto à indicação do candidato a prefeitura de Santarém, o deputado Lira Maia explicou que já se tem o nome de quem será o opositor da petista Maria do Carmo na eleição municipal e que no fim deste mês virá ao município junto ao deputado estadual Alexandre Von para divulgá-lo a população. "Até o fim do mês, anunciaremos o nome de oposição que enfrentará a atual prefeita nas urnas", revelou o deputado.
Lira Maia classificou de 'inerte' o governo Maria do Carmo. "Nós só ouvimos a prefeita anunciar que tem uns milhões para ser aplicado nisso, e mais tantos milhões para aquilo. Passados quase quatro anos, poucas obras foram concluídas e os recursos amplamente divulgados não dão sinal de aplicabilidade. Exemplo disso são os 100 metros de orla e o restaurante popular".

Inscrição para vestibular especial da UFPA termina amanhã

Termina amanhã o prazo para inscrição no Processo Seletivo Especial (PSE) 2008, da Universidade Federal do Pará (UFPA), para preenchimento de 464 vagas que sobraram do vestibular passado. Os estudantes da Universidade que pretendem mudar de curso também têm, até hoje, para se inscrever no processo seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna.
As vagas disponíveis são para diversos cursos nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure. Não há isenção da taxa no PSE 2008-1. O pagamento das inscrições pode ser efetivado até amanhã, em qualquer correspondente bancário. O cadastro e a impressão do boleto devem ser feitos através do site www.daves.ufpa.br.
O custo da inscrição é de R$ 63,00.

Turbinado

Comentário ouvido na Diretran, em Santarém:
23 quilômetros de asfalto separam Lira Maia de Maria do Carmo, de acordo com o velocímetro do carro da própria prefeita.
Mas no veículo turbinado do ex-prefeito a diferença que este leva sobre aquela na quilometragem é de 34 km de pista pavimentada.

Rio vira cemitério

Em fevereiro o barco comandante Monteiro naufragou próximo a Itacoariara. Morreram 14 pessoas.
Domingo, o barco Comandante Sales foi a pique. 15 corpos já foram resgatados. 15 passageiros ainda estão desaparecido.
O ano de 2008 não parce nada bom para o delegado da Marinha no Amazonas, capitão Dênis.