sábado, 10 de maio de 2008

Aviso aos leitores

Este site volta a ser atualizado amanhã, 11, a partir de 08h00.

Apareceu o Aparecido

Suzana Hermann

A tecnologia é incrível.
Não fosse ela, o pai e a madrasta de Isabella não teriam sido indiciados e presos.
Não fosse ela e não estaríamos em rede agora. É graças à tecnologia que os emails deletados do computador de um funcionário da Casa Civil foram recuperados, trazendo assim o famoso 'dossiê' de volta à cena.
Mas faltam muitas peças nos quebra-cabeças.No caso Isabella ainda não sabemos como tudo começou, por que começaram a machucar a menina, o que deflagrou a crueldade.
No caso so dossiê não sabemos quem o encomendou, como Aparecido o produziu, com que intenção e por que ele vazou.
O mais difícil de apurar é isso, o que a tecnologia não consegue detetar: a intenção da mente humana.

Governo x Professores

No Repórter Diário, hoje:

Sem alarde, a bancada estadual do PT e o Diretório Regional do partido fizeram ontem reunião secreta e de emergência para avaliar a postura do governo Ana Júlia frente à greve dos professores. Por unanimidade, os deputados petistas decidiram não chancelar a criminalização da greve, como deseja o governo, que ajuizou ação pedindo a decretação de ilegalidade. O presidente do partido, João Batista Silva, ficou encarregado de convencer a governadora a recuar. Além da convicção, pesou na condenação petista à mordaça a repressão ao movimento grevista na porta do Palácio dos Despachos com bombas de efeito moral e spray de pimenta.
Distância

O confronto da PM com os grevistas rompeu a tênue linha que mantinha governo ligado ao Sintepp, o maior sindicato de servidores públicos paraenses, controlado em 70% pelo PSol, onde se alinham ex-petistas, e com 30% nas mãos do próprio PT. A hostilidade mútua obrigou o governo a bater em retirada do campo da negociação com o sindicato e a entregar a missão ao presidente do PT. Enquanto a poeira levantada pelos coturnos da PM não sentar, João Batista será o interlocutor do governo com o comando de greve.

Cultura

O líder do PT na Assembléia, Carlos Martins, que acompanhou a visita do ministro Gilberto Gil no lançamento do programa Mais Cultura, em Belém, considera grande avanço a regionalização dos investimentos culturais do governo estadual em parceria com o Ministério da Cultura. Martins diz que o lançamento do edital para criação de mais de 60 pontos culturais no Pará demonstra que há prioridade na produção de atividades culturais e sociais.
(Fonte: Repórter Diário)

Boataria

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

Fervilham boatos em torno da suposta paralisação das obras nas duas mais altas construções de Belém, as torres gêmeas da Doca de Souza Franco, com seus 40 andares. A construtora Village, responsável pelos dois enormes palitos de concreto, a turvar o horizonte da cidade, devia dar explicações ao público para afastar de vez a torrente das mais desencontradas especulações.

Realidade

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

Dos 17 piores cursos de medicina do país, quatro são de universidades federais, duas das quais na Amazônia: as do Amazonas e do Pará. Os responsáveis por essas instituições podem apresentar toda contestação que quiserem aos critérios de avaliação do Ministério da Educação, com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. Não conseguirão evitar o mal já causado à imagem desses cursos (e da Universidade) e o abalo na credibilidade dos profissionais que formam.
O que interessa agora, depois de um exame de consciência mais rigoroso, é mudar a situação. Sujeita a exageros e distorções, ainda assim ela reflete a realidade, como bem sabem alunos e professores que vão às aulas (e também os que já não vão, desenvolvendo suas atividades além-sala).
Se não houver mudança para valer, o dano será ainda maior. E se a mudança for cosmética, todos acharão que o resultado só existe porque houve intervenção branca do ministério nas duas instituições – e nas outras 15 em condição sofrível de ensino.

Anglo American deve definir em 2009 a viabilidade de seu projeto de níquel no Pará

A partir de janeiro do próximo ano a Anglo American, um dos maiores grupos do mundo na área de mineração, deverá iniciar os estudos de pré-viabilidade econômica do projeto de exploração do níquel na reserva de Jacaré, no município de São Félix do Xingu, no Pará. A informação foi dada pelo presidente da empresa para o Brasil e a Venezuela, Walter De Simoni, no lançamento da pedra fundamental do projeto de níquel Barro Alto, em Goiás. Pelos estudos iniciais já realizados, a reserva de Jacaré teria pelo menos a dimensão da reserva de Barro Alto, avaliada em 116,2 milhões de toneladas, mas podendo chegar ao dobro.
(Fonte: Pará Negócios)

PF apreende cocaína em barco da Linha Santarém-Oriximiná

Agentes da Polícia Federal prenderam na madrugada de hoje, no interior do barco OGP, que faz a linha Oriximiná-Santarém, três pessoas que transportavam cocaína entre suas gagagens.
A PF está neste momento conferindo a quantidade da droga e tomando os depoimentos dos traficantes.
----
Atualizada às 09h50:
A PF confirmou a apreensão de 3 quilos de pasta de cocaína no interior do barco OGP.

Manchetes deste sábado de O Estado do Tapajós


PARA FACILITAR EIA/RIMA,CARGILL PODE SUSPENDER COMPRA DE SOJA DA REGIÃO

PREFEITA CONSEGUE NA JUSTIÇA IMPEDIR CONCURSO PÚBLICO

DESPENCA A EXPORTAÇÃO DE MADEIRA

ÁGUA INVADE PISTA E AVENIDA TAPAJÓS PODE SER INTERDITADA

PREÇO DO ÓLEO DIESEL DISPARA

APRUSAN RECLAMA DE PÉSSIMAS CONDIÇÕES DO MERCADÃO 2000

EM TEMPOS MODERNOS, TEM PAI QUE É UMA VERDADEIRA MÃE