quinta-feira, 15 de maio de 2008

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

1960- Filmes em cartaz no Cine Olímpia:
Nero e Messalina: monumental reconstituição histórica de uma época de crimes e perseguição ao cristianismo (proibido até 18 anos).
Rasputim: o monge russo que dominava as mulheres pelo olhar.
A um passo da escravidão: um dos primeiros filmes "realistas" do cinema americano.
Grilhões do passado: soberba interpretação de Orson Welles.
O anjo e o pecado: grande película italiana.
Capitão Kid, o corsário: um espetáculo inesquecível de aventuras.
*
Na "sessão de gala" do filme "Belinda", no Olímpia, o colunista social Wilson Fona destacava as presenças de Terezinha Campos Corrêa, Aenne Bastos Meschede, Erna Liebold, Célia Toscano, Oneide Maia, Ivete Ferreira, Maria José Matos e Marly Bastos Cunha, "figuras pertencentes ao nosso 'society' e que realmente primam pela elegância moderna". Seus trajes de toilette e conjunto de saia e blusa "sobressaíam, dando um toque de elegância e beleza".
*
Quem passou pelo palco do Cine-Teatro Olímpia foi "bem organizada" Cia. de Comédias Internacional, com o mágico Ademar Marques; Gilda, "a rainha do mambo"; a cantora Vera Everson, e o "grande cômico" Chumbinho.
*
Célia Chaves Nunes, do society belenense, fazia uns dias em Santarém para visitar sua irmã, Conceição Nunes de Faria, esposa de Aldemar Faria.
*
Wilson Fona solicitava, "em nome do funcionalismo público", que os poderes competentes estudassem "uma fórmula no sentido de serem os seus vencimentos equiparados ao custo de vida atual".

Delimitada área quilombola do Arapemã

Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nos dias 13 e 14 deste mês, oedital de delimitação da comunidade remanescente de quilombos de Arapemã, localizada no Município de Santarém (PA). O território identificado edelimitado possui uma área de 3,8 mil hectares, conforme relatório técnicoelaborado pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém.
Nos próximos dias, o edital será republicado no Diário Oficial da União(DOU). O procedimento avança o processo de regularização da área, cujoobjetivo final é emitir o título de propriedade definitiva aos membros dacomunidade de Arapemã, que possui aproximadamente 80 famílias. Os não-quilombolas têm 90 dias, a contar da data da última publicação, paraapresentar ao Incra eventuais contestações aos limites definidos emrelatório técnico. Passada esta fase, o Incra consultará órgãos estaduais efederais, como a Funai, o Ibama, a SPU e a Sema, para se manifestarem sedentro da área delimitada há terras sob suas responsabilidades.
(Fonte: Incra)

Agravo contra suspensão da greve já está distribuído

Do Espaço Aberto:

Já se encontra em mãos da desembargadora Dahil Paraense de Souza, a quem foi distribuído, o agravo de instrumento interposto junto à 2ª Câmara Cível Isolada do TJE pelo Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Pará, contra a tutela antecipada concedida pelo juiz José Torquato de Alencar, em ação movida pelo governo do Estado.
A decisão do juiz considerou abusiva e inconstitucional a greve dos professores do ensino público estadual, determinando o retorno imediato ao trabalho, sob pena de pagamento de multa diária de 10 mil reais e desconto dos dias parados, a contar da citação do Sindicato e já está em vigor. A expectativa é de que a desembargadora Dahil Paraense de Souza analise o processo até esta sexta-feira, 16, para formalizar a sua decisão.

PSDB não terá candidato em Belém

Anote para conferir depois.
O PSDB desistiu de apresentar nome à disputa pela prefeitura de Belém.
Da bancada estadual apenas José Megale e André Dias apóiam coligação com Duciomar Costa(PTB). A ampla maioria dos parlamentares tucanos defende uma coligação com o Democratas de Valária Pires Franco.
Além disso, 100% bancada federal tucana fechou apoio à candidatura da ex-vice-governadora.

Inimaginável

Santarém vive racionamento de energia elétrica desde ontem.
Hoje o comércio ficou sem luz praticamente o dia todo.
A via crucis deve durar mais 3 dias, segundo uma fonte deste site.

Inventem outra

Página Crítica:

Anuncia-se para amanhã, 15, uma paralisação dos servidores estaduais organizados através dos sindicatos da Intersindical, tendo à frente o sindicato dos servidores da saúde. Será um protesto contra a forma desrespeitosa como os sindicatos estão sendo tratados e expõe o grave impasse na negociação salarial deste ano. Como os sindicalistas que prometem a greve são petistas de carteirinha, cai por terra a esfarrada versão de que as greves que atormentam os inquilinos do Palácio dos Despachos estariam à serviço de manobras eleitorieiras dos partidos de oposição. É bom ir logo providenciando uma nova (e, se possível, menos mirabolante) versão para justificar uma crise que nasce apenas da intransigência e da falta de habilidade do próprio governo.

Carlos Martins não é Odair

Em entrevista gravada para o Programa Mais, apresentado por Guilherme Augusto, pela Tv RBA(Belém) o deputado estadual Carlos Martins(PT) não roeu a corda.
Repetiu o que vem dizendo há muitos anos: que é a favor da criação do Estado do Tapajós.
‘E uma aspiração regional histórica da nossa população”, resumiu.
Martins, pelo visto, guarda larga distância de outro conterrâneo, Odair Corrêa que antes de se eleger vice-governador era o maior defensor da emancipação da paróquia e agora é dos maiores expoentes do anti-separatismo da prelazia.

Esqueceram Santarém

Entre as ações governamentais que visam incluir o Pará entre as sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, que será disputada inteiramente no Brasil, fala-se, apenas, em investimentos da ordem de U$ 32 milhões para reforma e adaptação do Estádio Olímpico, em Belém, para receber a Copa.
A proposta de transformar o estádio Barbalhão em local de treinamento de seleções, se a capital paraense for mesmo escolhida pare sediar uma das etapas da Copa do Mundo, ao que parece que foi abandonada.
Mais uma demonstração de que aqui não é Pará.

Movimento pelo Plebiscito busca apoio em Brasília

Integrantes do Movimento pelo Plebiscito e pela Criação do Estado do Tapajós encontraram-se em Brasília com todos os líderes partidários. Foram reforçar o pedido para que seja incluído na pauta, como prioridade, o projeto que autoriza a realização do plebiscito.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) garantiu ao deputado federal Lira Maia (DEM-PA), que agendou a audiência, que serão incluídos na pauta, primeiro, os projetos de interesse nacional e posteriormente os de interesse regional.
A proposta do plebiscito, garantiu Chinaglia, será incluída numa pré-agenda para discussão no Colégio de Líderes.Em outra audiência, com o ministro-chefe de Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro, Lira Maia e os membros do Movimento manifestaram o anseio da população da região oeste do Pará pela realização do plebiscito e pediram a ele para que também apóie a inclusão do projeto na pauta de votações.
Para Lira Maia, os encontros foram de grande importância para o Movimento, tendo em vista a boa receptividade que envolve a questão junto aos líderes partidários.
(Com informações da Assessoria do deputado Lira Maia)

Sai o edital da Sead que convoca para a prova de títulos

Do Espaço Aberto:

O Diário Oficial desta quinta-feira publica edital da Secretaria de Estado de Administração (Sead) que torna público o resultado da prova objetiva e a convocação para a prova de títulos dos candidatos aos cargos de técnico em educação em disputa no Concurso C-125.A prova de título, segundo o edital, não tem caráter eliminatório, e sim classificatório.
Os documentos mencionados no edital devem ser entregues no mesmo município escolhido pelo candidato, por ocasião de sua inscrição, para a realização de todas as etapas do concurso, prova objetiva e demais etapas do concurso.
Os documentos deverão ser entregues no período de 2 a 6 de junho de 2008, das 9h às 17h (horário local). A relação de todos os candidatos aos cargos de técnico em Educação, que se submeteram à prova objetiva, com as notas obtidas na referida prova, está publicada no site da Fadesp, para conhecimento dos interessados.

Até que enfim

A Polícia Civil apreendeu um veículo ligado em alto volume que infernizava os ouvidos dos frequentadores da orla, ontem à noite.

Leilão de madeira apreendida será hoje

O primeiro leilão de madeira ilegal apreendida em ações de fiscalização do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) será realizado hoje pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Santarém.
De acordo com a Agência Pará, será um leilão inédito no Brasil, resultante de um Termo de Cooperação firmado entre o Ibama e o governo do Pará em novembro passado, que prevê a doação à Sema de madeira apreendida em ações de fiscalização, para posterior leilão administrativo. A partir deste termo, a Sema passa a ser a fiel depositária dos bens apreendidos e a responsável pela posterior destinação. Em outras unidades da federação, o fiel depositário ainda é o pretenso dono do produto.

Melhor hospital é a ponte aérea

Dono de hospital em Santarém, José Carlos Meschede viajou de avião para Belém onde fará operação de vesícula.

Projeto de Lira Maia libera áreas da União aos municípios

O deputado federal Lira Maia (DEM/PA), apresentou nesta quarta-feira , 14, o Projeto de Lei Nº 3.416/2008 que dispõe sobre a transferência de titularidade de bens imóveis de propriedade da União para os municípios da Amazônia Legal, as chamadas glebas patrimoniais.
Lira Maia diz que as terras dos municípios e de sua população continuam até hoje, em propriedade da União e que esse fato acarreta diversas dificuldades para os municípios, conseqüentemente, para suas populações, que não podem ter assegurado o direito constitucional à propriedade.
Segundo o parlamentar, o projeto visa corrigir uma lacuna deixada pela Constituição Federal de 1988, acabando com a condição de segunda natureza a que são submetidos esses brasileiros, assegurando ao ente municipal e a população amazônida a real propriedade de suas terras, revertendo este direito constitucional, em benefícios para as populações que vivem nesses municípios da Amazônia Legal.

Lobista

Djalma Amazonas, assessor do vice-governador Odair Corrêa, montou escritório no Shopping São Braz, em Belém, para acompanhar a liberação de verbas de convênios assinados pelo governo do estado com prefeituras do interior.
Em ano eleitoral, isto é nitroglicerina pura.

Peregrinação ao TCE

O engenheiro agrônomo Cristóvão Sena e o advogado Oti Santos estão em Belém para atender a notificação recebida do Tribunal de Contas do Estado.
Cristóvão, do ICBS, presta contas de convênio com a Seduc.
Oti, ex-prefeito, dá informações do TCE sobre aplicação de verba de convênio para manutenção do hospital estadual de Belterra.

Câmara aprova mudanças no Tribunal do Júri e monitoramento eletrônico

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que altera o funcionamento do Tribunal do Júri. De autoria do Poder Executivo, o projeto extingue o "protesto por novo júri" para condenados a mais de 20 anos.
O projeto segue à Presidência e, se sancionado, entra em vigor em 60 dias.
Atualmente, quando a sentença de reclusão é igual ou superior a 20 anos, a defesa tem o direito a protestar por novo julgamento do réu.
Segundo o relator do projeto, deputado Flávio Dino (PC do B-MA), as mudanças valem para todos os casos, mesmo aqueles em andamento.
Entre outras mudanças do Senado acatadas pelos deputados está a diminuição do tempo de debate destinado à acusação e à defesa, que passou de duas horas para uma hora e meia para cada parte. Em contrapartida, a réplica e a tréplica têm o tempo aumentado de meia hora para uma hora.
Outra mudança que também vai à sanção presidencial é a que inclui oito das dez emendas do Senado ao Projeto de Lei 4205/01, do Poder Executivo, que muda o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41) para aperfeiçoar as exigências legais quanto às provas apresentadas nos processos.
Uma das mudanças acatadas determina o envio antecipado de dúvidas que possam ser requeridas dos peritos durante o andamento do processo judicial. SegurançaA sessão também aprovou o projeto de lei que altera o Código Penal e a Lei de Execução Penal para permitir o uso de equipamento de rastreamento eletrônico (tornozeleira) em condenados com direito a passar o dia fora dos presídios.
(Fonte: Última Instância)

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

Dia-a-Dia em 1960

*
Estava nos retoques finais a construção da confortável residência do advogado Ubirajara Bentes de Souza, na Prainha. Na avenida Adriano Pimentel era o deputado federal Océlio de Medeiros que mandava construir "um moderno e suntuoso edifício" de 3 andares, sob a orientação do engenheiro civil Fernando Lopes.
*
Emanuel José Gonçalves morreu no dia 22 de março, aos 72 anos. Nascido na Vila de Alter do Chão, foi comerciante, adjunto de promotor, suplente de juiz, presidente da Colônia de Pescadores Z-24 e da Sociedade Artística Beneficiente. Casado com Flaviana Castro, teve quatro filhos: José, artista da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro; Carlos, operário; Carolina, enfermeira em Belterra; e Virgínia, esposa de José Maria de Abreu Matos, chefe político.
*
O 1º promotor público Silvério Sirotheau Corrêa se recuperava de "melindrosa" operação de apendicite, realizada pelos médicos Waldemar Pena e Aloysio Melo, na Casa de Saúde São Sebastião.
*
Já o 2º promotor público, Alfredo Toscano, retornou a Santarém pelo vapor Lobo d'Almada trazendo a esposa, Valmira Lopes Toscano, com quem casara em Belém.
*
Um delegado de polícia vinha da capital para "dirigir o serviço de distribuição de carteiras de identidade para fins eleitorais, conduzindo consigo todo o material necessário".
*
O "luxuoso e imponente" navio alemão Norddeutscher passou por Santarém. Seus passageiros circularam pela cidade, "adquirindo artigos de fabricação regional".

Imprensa:Hipólito em defesa do império

Em meio às comemorações do surgimento da tipografia no Brasil, trazida por Dom João VI, historiadores lembram que fundador do Correio queria a criação de uma grande nação portuguesa, mas com sede no Rio

Ana Clara Brant e Rovênia Amorim
Repórteres

Durante esta semana, em que se comemora os 200 anos da imprensa oficial no Brasil, historiadores e escritores destacam a importância de um outro bicentenário: o do Correio Braziliense.
Quando o tipógrafo alemão Johann Gutenberg criou a imprensa, por volta de 1450, o Brasil ainda nem havia sido descoberto. A publicação de jornais foi proibida na colônia por três séculos e só passou a ser permitida com a chegada de Dom João VI. Em 13 de maio de 1808, ele inaugurou a primeira oficina tipográfica no Brasil, a Impressão Régia, órgão oficial da corte.
Um busto do imperador que ficou no Brasil até 1821 foi inaugurado ontem, nos jardins da Imprensa Nacional, para marcar a data.
Nesse contexto em que a Coroa não permitia outras tipografias e a imprensa livre, Hipólito José da Costa lançou em Londres um jornal escrito em português e pautado pelas questões políticas que envolviam o destino do Brasil. “Hipólito criou o Correio para influir sobre os destinos da nação portuguesa da qual o Brasil era parte. Pensava, como outros portugueses e brasileiros, que aquela era a oportunidade de concretizar o projeto de constituição de um império luso-brasileiro, que teria como sede o Rio de Janeiro”, explica a historiadora Isabel Lustosa, da Fundação Casa Rui Barbosa, co-autora (ao lado do jornalista Alberto Dines) da edição fac-similar do Correio Braziliense (1808-1822), de Hipólito da Costa.
“O Correio teve uma influência mais subjetiva, estimulando e fixando os ideais como os de liberdade de imprensa, opinião e comércio, do fim da escravidão, da necessidade do parlamento, da transparência”, afirma Lustosa. Por criticar a monarquia, o Correio foi proibido de circular em todos os territórios sob o domínio português.
Pesquisadora da Unicamp, Juliana Meirelles comenta que Hipólito fazia uma oposição elegante, de idéias iluministas e contrárias à política absolutista de Dom João VI, sem atacar a pessoa do príncipe regente.
“O jornalista era um defensor que Dom João VI ficasse no Rio, mas era realista e sabia que Portugal nunca aceitaria o projeto de se criar um império com sede no Brasil”, comenta Vamireh Chacon, professor emérito da UnB e autor do prefácio do livro O Conde de Linhares, reedição da biografia escrita em 1908 sobre um dos grandes perseguidores do jornal de Hipólito.
A obra foi lançada segunda-feira, em tarde literária com escritores sobre o período joanino, no auditório da Imprensa Nacional.
(Fonte: Correio Braziliense)

Água no chope

Várias distribuidoras de bebidas de Santarém estão se articulando para oferecer denúncia espontânea na próxima segunda-feira ao Ministério Publico Federal, Ministério Público Estadual, Receita Federal e Secretaria da Fazenda Estadual contra a Distribuidora da Schincariol em Santarém.
Três cervejarias ouvidas por este site alegam que a Schin não emite notas fiscais para seus clientes, salvo para alguns poucos e, mesmo assim - pasmem-, os documentos fiscais ainda são emitidos à mão.