quarta-feira, 21 de maio de 2008

Anteprojeto do TJE cria juizado de violência contra mulher em Santarém

Belém- Os desembargadores integrantes do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado, em sessão ordinária, aprovaram, à unanimidade de votos, anteprojeto de lei, que será encaminhados à Assembléia Legislativa sobre a criação de cargos de juiz e de mais Varas em Comarcas do interior e da capital, considerando-se a necessidade para a melhor prestação jurisdicional.
O objetivo é a criação de 50 cargos de juiz de direito, bem como a criação de 33 Varas, sendo 10 em Belém, quatro delas para atender o distrito de Icoaraci; três Varas de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nas Comarcas de Marabá, Santarém e Altamira; duas Varas de Juizados Especiais na Comarca de Belém; cinco Varas na Comarca de Ananindeua; duas Varas na Comarca de Marituba; duas Varas na Comarca de Benevides; uma Vara na Comarca de Santarém; uma Vara na Comarca de Parauapebas; uma Vara na Comarca de Oriximiná; quatro Varas de Juizados Especiais, sendo duas na Comarca de Marabá e duas na Comarca de Santarém; uma Vara na Comarca de Tailândia; e uma Vara na Comarca de Juruti.
Cada uma das Varas terá em sua organização um cargo de juiz, um cargo de assessor de juiz, três cargos de analista judiciário, dois cargos de oficial de justiça avaliador, dois cargos de auxiliar judiciário e um cargo de atendente judiciário. Já as Varas de Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em cumprimento à Lei Federal nº 11.340/2006, além dos demais cargos, serão compostas também de equipe multidisciplinar, com quatro cargos de provimento efetivo de analista judiciário (carreira técnica, atividade finalística), sendo um com formação na área de Psicologia, um na área de Serviço Social, um na área do Direito e um com formação na área de Saúde.
A instalação das Varas, bem como o provimento dos respectivos cargos obedecerão ao cronograma de prioridades e necessidades definidas pelo Tribunal de Justiça e a disponibilidade de recursos do Judiciário.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do TJE)

Réu é solto após júri e vai responder por lesão corporal

Numa sessão rápida, os sete membros do conselho de sentença do Tribunal do Júri da 6ª Vara Penal acataram a tese defendida pela promotora Janaína Andrade de Sousa, da 5ª Promotoria de Justiça Criminal e desclassificaram o crime de Tentativa de Homicídio para Lesões Corporais Leves ao julgar o pescador Luiz Diniz Brito.
Ele era acusado de tentar matar o eletricista Edicarlos de Sousa Batista, há quase dois anos no dia 27/08/2006, durante uma discussão em um bar na Prainha. A sessão presidida pelo juiz Alessandro Ozanan terminou antes do meio-dia, já que as testemunhas foram dispensadas e as partes usaram pouco tempo para debate.
O Defensor Público Adleer Calderaro Sirotheau oncordou com a tese do Ministério Público e após o veredicto dos jurados, o juiz desclassificou o crime e mandou soltar o réu, que estava preso desde o dia em que atingiu Edicarlos com uma faca. O laudo de corpo delito do IMl foi fundamental para a decisão de todos, ao constatar que a lesão provocada na vítima não colocou em risco sua vida.
Apesar da decisão, o réu não está livre de uma condenação. Seu processo será remetido ao Juizado Especial Criminal para ser apurado o crime de Lesões Corporais Leves, tipificada pelo art. 129 e cuja pena é detenção de 3 meses a 1 ano.
(Fonte: 6ª Vara Penal)

Alexandre Von volta a cobrar imediato funcionamento do Hospital Regional

Usando a tribuna da Assembléia Legislativa na sessão ordinária desta quarta-feira o deputado estadual Alexandre Von (PSDB-PA) voltou a fazer severas críticas ao Governo do Estado do Pará pelo não funcionamento pleno do Hospital Regional e a cobrar informações sobre o contrato de gestão, no valor de R$ 60.766.000,00, celebrado entre a SESPA e aPró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e sobre o cronograma de implantação dos serviços de saúde de alta e médiacomplexidade para atendimento da população do Oeste do Pará.
O deputado também denunciou, tomando por base informações prestadas pelo novo diretor do Hospital Regional Público do Oeste e amplamente divulgadas pela imprensade Santarém, que aparelhos pertencentes ao patrimônio do Hospital tenham sido danificados em função do mau uso por funcionários insuficientemente treinados para o seu manuseio.
O deputado Alexandre Von, juntamente com o deputado José Megale (PSDB-PA), solicitou cópia do Contrato de Gestão Nº 01/SESPA/2008, bem como do cronograma para o efetivo funcionamento de todos os serviços de saúde de alta e média complexidade previstos para o Hospital Regional Público doOeste, com sede em Santarém.
(Fonte: Assessoria do Deputdo Alexandre Von)

A arte de 'pilotar' uma canoa

Lago do Maicá, Santarém, Amazônia, Brasil.
Foto: Olavo das Neves

AMUT vai discutir hospital regional

A Associação dos Municípios das Rodovias Santarém-Cuiabá, Transamazônica e Região Oeste do Pará(AMUT) realiza audiência pública para discutir o pleno funcionametno do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, dia 6 de junho, as 14 horas, na Câmara de Vereadores de Santarém.

Eterno mestre

Miguel Oliveira
Editor-chefe

Em pleno domingo de manhã quando eu assistia ao Globo Rural, no intervalo do programa uma mensagem do governo do estado chamava os alunos a retornarem às escolas já nesta segunda-feira. Subliminarmente o governo informava o fim da greve dos professores estaduais, o que, ao que eu soubesse, ainda não havia sido suspensa em Santarém.
Mas a rotina da domingueira foi quebrada por uma visita ilustre que eu e minha amada Rejane recebemos em nosso aconchegante lar. Meu irmão Cleiton e esposa Terezinha, de passagem por Santarém, foram nos dar a honra de almoçar conosco. Ao grupo se juntariam mais tarde os amigos Edibal(Pipa) e Lúcia Cabral.
E não é que o gostoso papo de almoço se resumiu à atividade docente? Um prato cheio - desculpem o trocadilho- para quem, como Cleiton, está há 45 anos em sala de aula, mesmo depois de ter se aposentado da Universidade Federal do Pará.
A diferença de idade entre mim e Cleiton é quase 20 anos. Por isso, a vida de professor secundarista dele e seu ingresso na carreira acadêmica, justamente por lapso de tempo, ainda me eram um pouco desconhecidos. Mas nesse almoço, regado a vinho do Porto e a licor de creme de cassis, pude conhecer um pouco mais da carreira de magistério de Cleiton Nogueira de Oliveira, o segundo filho de dona Sarita e seu Petronilio.
Ainda estudante universitário, Cleiton abraçou o magistério. Para sobreviver e se manter em Belém, longe de casa, era submetido a extenuante jornada de trabalho. A figura do professor 'the flash", aquele que atualmente corre de uma escola para outra para cumprir carga horária, ao que parece, já existia naquela época.
Inúmeros colégios particulares e incipientes cursinhos pré-vestibulares, na metade dos anos 60, testaram o talento, a competência e a didática do promissor professor Cleiton.
Mas seu envolvimento no movimento estudantil de contestação ao regime militar lhe causaria embaraços para se firmar como professor universitário, após início de jornada como professor substituto do Colégio Paes de Carvalho.
Contra Cleiton e a maioria dos acadêmicos daquela época na UFPA pesavam a grave acusação de ser 'comunista'.
Conta meu irmão que quem comandava a reitoria da UFPa era o professor José da Silveira Neto, a quem Cleiton pediu uma audiência para reclamar que, apesar de estar lecionando matemática há dois meses na instituição, ainda não havia sido chamado para assinar seu contrato de trabalho e por causa disso, não estava recebendo seu salário.
Mas antes de se aventurar à reitoria, Cleiton avisou aos alunos que aquele seria seu último dia de aula como professor auxiliar, para espanto da turma. E aventou a possibilidade de estar sendo perseguido por problemas políticos e que o atraso de seu salário seria, por assim dizer, uma retaliação política.
Mas no final da aula foi procurado por dois integrantes da turma que logo identificou como membros do serviço de informações do regime militar infiltrados na universidade.
- Professor, não há nada oficial que desabone sua conduta. Somos testemunhas que o senhor, mesmo quando provocado, não fala de política e trata, ao contrário de outros professores, de ministrar sua aula, apenas - relatou-lhe um dos arapongas.
Meio assustado, Cleiton topou prolongar a conversa que seria providencial, uma vez que seus dois alunos lhe orientaram a ingressar com um pedido de hábeas data na auditoria militar. De posse do documento que nada constava que desabonasse sua conduta pela ótica da doutrina da segurança nacional, encorajou-se a procurar o reitor e definir sua situação funcional.
De posse do hábeas data e vestindo um paletó emprestado de um amigo - com as mangas cobrindo-lhes as mãos - recordou -, Cleiton foi até a reitoria. Lá chegando foi logo avisado que a agenda do professor Silveira Neto estava lotada.
-Não tem problema. Eu espero, retrucou Cleiton ao chefe de gabinete.
Depois de uma chá de cadeira de mais de seis horas, meu irmão pode, enfim, ingressar no gabinete do reitor.
- O que lhe traz aqui, rapaz? Indagou Silveira Neto.
-Gostaria de saber porque meu salário não está sendo pago? - respondeu-lhe o professor.
- O quê! Um menino desses vem aqui e tem a petulância de me cobrar salário atrasado - enfureceu-se o reitor.
-Mas é o que está acontecendo comigo, professor, replicou Cleiton.
-Você sabe muito bem o motivo. Você é ‘comunista’ e há um veto a sua contratação - disparou Silveira Neto.
- E se eu lhe provar que não há veto algum dos militares a minha pessoa, o senhor me contrata? - arriscou meu irmão.
- Se você conseguir isso, que eu acho praticamente impossível, o emprego é seu, desconversou o reitor.
- Pois então me contrate, retrucou Celiton. Aqui está o meu hábeas data emitido pelo exército.
Atônito, Silveira Neto ainda teve tempo de confirmar a autenticidade do documento, mas Cleiton conta que o velho mestre teve uma atitude nobre.
- O contrato é seu, meu filho. Contra fatos não há argumentos - despediu-se Silveira Neto.

OAB divulga provas e gabaritos da 1ª etapa do Exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará já disponibilizou em sua página os gabaritos da prova da primeira etapa do Exame de Ordem do ano de 2008, aplicada no domingo passado em Belém, Marabá e Santarém.Mais de 900 candidatos em todo o Estado do Pará fizeram a prova. O Exame de Ordem é destinado a bacharéis em Direito e a aprovação é requisito indispensável para inscrição na OAB e para o exercício da advocacia. A prova é unificada, ou seja, a mesma prova da OAB-PA será realizada no mesmo dia em outras 22 seccionais em todo o país.
Clique aqui para ter acesso aos gabaritos.
(Fonte: Espaço Aberto)

Greve dos professores continua

Não houve acordo entre a Intersindical e o governo do Estado.
Por isso, a greve dos professores prossegue em Santarém.

Indústria paraense investe em inovação tecnológica

A aquisição de modernas máquinas para a indústria de base, o contato direto com grandes empresas na negociação de condições especiais para a compra de equipamentos industriais, e a possibilidade de novas parcerias entre os próprios empresários paraenses foram o saldo positivo da participação de empresários paraenses na FeiraInternacional da Mecânica, em São Paulo, organizada pelo Programa de Desenvolvimentode Fornecedores, da FIEPA. Vinte e cinco empreendedores Pará, representando os municípios de SantarémBarcarena, Belém, Paragominas e Parauapebas, tiveram acesso às principais inovaçõesno setor metal-mecânico.
Ronilson Souza, diretor financeiro da Retífica Souza, de Santarém, foi um dos primeiros a fechar negócio com os expositores chineses. A empresa será a primeira na região oeste do Pará a ter um torno de comando numérico para componentes pesados, utilizado para fazer a usinagem de peças como rolamentos com diâmetro de 1,6 metro.
“Os equipamentos chineses apresentados na feira tinham condições de competitividade melhores até do que as ofertadas normalmente pelos fornecedores brasileiros. Esta foi uma oportunidade única para fechar bons negócios,não só durante a feira, mas depois também”, disse Ronison Souza.
"Entendemos que a ação será vital para as empresas, pois colocará novas técnicas de mercado e produção ao alcance da indústria de base paraense, o que vai facilitar o contato dos empresários paraenses com as novas tendências tecnológicas e a aquisição de equipamentos”, avalia David Leal, coordenador do PDF.
Uma novidade foram os equipamentos de corte e usinagem fabricados na China que chamaram a atenção dos empresários pelo menor preço em relação aos equipamentos fabricados no Brasil e outros países.
(Fonte: Temple Comunicação)

Paranóias

Rosana Hermann

Os fabricantes de bebida vagabunda sabem que as pessoas que tomam seus produtos ficam com dor de cabeça no dia seguinte. Por isso mesmo faria muito sentido imaginar que essas destilarias tenham algum tipo de acordo com os laboratórios que fabricam analgésicos.
As empresas de calçados também devem ter um forte acordo com os ortopedistas e pedicuros. Alguns sapatos simplesmente não foram feitos para serem calçados nos pés e sim para atrair desejo de consumo quando estão nas prateleiras.
A indústria alimentícia certamente tem um acordo com as clínicas de emagrecimento. Uma engorda a outra emagrece.
A impressão que dá é que o mundo capitalista todo funciona assim, um grande complô para enganar o consumidor tolo que se deixa levar pela vaidade, nosso ponto fraco mais explorado pela propaganda.
Tem dias que dá vontade de ir morar na praia e viver de peixe.Ou mudar pro mato e viver de milho.

A foto do fato


O engenheiro Paulo Fernando Rezende, coordenador dos estudos de Belo Monte, ferido, ontem à tarde, com golpe de terçado, durante evento em Altamira, no Pará.
Foto: André Penner(HP Foto)

Venezuelanos comprarão búfalos paraenses

Uma comitiva da Venezuela, composta por seis integrantes, entrerepresentantes do governo e empresários chegará a Belém, na próximasemana, e será recebida pelo secretário de Estado de Agricultura, CássioPereira. Eles estão interessados em adquirir três mil cabeças de fêmeasbubalinas para produção de leite. Os venezuelanos devem permanecer uma semana e irão visitar 11 fazendas,em oito municípios paraenses.
O Pará possui o maior rebanho de búfalos do país, cerca de 430 milcabeças. Isso representa 37% do rebanho brasileiro. As regiões do Marajóe Baixo Amazonas concentram a maior quantidade desses animais, queapresentam um crescimento de 10% ao ano.
(Fonte: Agência Pará)

Gangues matam

O jornal O Estado do Tapajós divulga hoje uma matéria em que informa que as gangues matam uma pessoa por mês em Santarém.
Mas ontem a noite essa triste estatística foi alterada com mais uma morte, no bairro do Santarenzinho. A esposa de um sargento da PM foi assassinada por integrantes de uma gangue. Em maio já ocorreram dois crimes provocados por gangueiros.
Duas pessoas acusadas de participação no crime já estão presas.

Carne clandestina

Greve dos servidores da Adepará pode provocar falta de carne em Santarém.
Mas não é tanto assim como estão falando, diz uma fonte do setor.
É que a não liberação da guia de transporte animal (GTA) vai prejudicar a chegada do gado aos matadouros, mas só a carne de origem controlada pode sumir dos açougues e supermecados.
Como mais de 50% da carne consumida em Santarém são de origem clandestina, portanto, sem inspeção sanitária, o consumidor não vai ser muito afetado a curto prazo.

Cenários eleitorais

Concluída sondagem entre 628 eleitores sobre o pleito municipal que se avizinha.
A radiografia eleitoral captou imagens há muito tempo reveladas pelos desacertos dos inquilinos do poder.
O planalto - não o do palácio, em Brasília-, foi tomado por euforia.
Na Maracangalha, haverá choro e ranger de dentes.

Erros e acertos de Marina Silva

Ronaldo Brasiliense

Em artigo publicado no blog do jornalista Altino Machado, do Acre, Mary Allegretti aponta osprincipais erros da gestão de Marina Silva à frente do Ministério do Meo Ambiente: Partidarização do ministério - os cargos, em todos os níveis, foram distribuídos a filiados ou simpatizantes do PT, nem sempre conciliando competência com militância. A falta de uma equipe técnica e a desvalorização da experiência instalada no ministério e no Ibama prejudicaram a gestão; A centralização do poder em poucos - delegou a presidência do Ibama a alguém de sua confiança pessoal e não a alguém com experiência na gestão ambiental como fizeram quase todos os ministros do passado; permitiu a concentração de poder do Capobianco que, ao mesmo tempo, era o secretário-executivo e o presidente do Instituto Chico Mendes; A falta de apoio às comunidades e às reservas extrativistas. Delegou a coordenação da política extrativista a pessoas que nunca se envolveram com questão e/ou com o movimento social que originou essa proposta, ou que não têm a menor compreensão técnica do tema.

Dependência do óleo diesel

Luiz Gonzaga Bertelli

O Brasil já consome mais de 42 bilhões de litros/anuais de óleo diesel, sendo que cerca de 10% dessa quantidade são importados, onerando a balança comercial. A conta do comércio externo do petróleo ficará em torno de US$ 10 bilhões, neste ano. As reservas de petróleo leve, recentemente descobertas, só devem começar a produzir nos próximos 7 ou 8 anos.
Sucede que o transporte brasileiro é praticamente efetuado em ônibus ou caminhões, movidos com o mencionado derivado do petróleo, eis que as ferrovias foram, praticamente, desativadas. Ademais, cresce exponencialmente o licenciamento de utilitários ou veículos importados, que consomem o diesel.
Existem inúmeras empresas, especialmente do setor do agronegócios, desejosas de usar o álcool combustível em substituição parcial ou totalmente do diesel nas suas frotas de caminhões, máquinas agrícolas e em motores estacionários para a irrigação das lavouras.
Consoante as montadoras de veículos, em breve, será colocado à venda um motor diesel-etanol, com um sistema de injeção eletrônica, mais competitivo que o similar movido unicamente a diesel.
Ademais, inúmeras organizações já empregam, há anos, o álcool anidro misturado ao diesel em caminhões, como é o caso da indústria sucroalcooleira. A economia poderá ser substancial, pois o álcool dentro da usina do açúcar e do álcool é produzido em torno de R$ 0,60/litro, enquanto o diesel é comprado nas bombas a R$ 2/litro.
Nos países europeus, entre eles a Suécia, já se emprega largamente o álcool nos motores para ônibus urbanos, em razão das questões ambientais e de preservação da saúde da população. Há mais de 10 anos, a Scania produz motores a diesel, transformados para o álcool e cerca de 600 veículos rodam na capital de Estocolmo, com esta condição.
Entre nós, nos idos de 1980, o governo brasileiro pretendeu implementar o uso do álcool anidro nos veículos pesados, movidos a diesel. Inúmeras organizações fizeram testes e conversões domésticas para o emprego do álcool em veículos acionados, originalmente, a diesel ou à gasolina.
Diante da queda do preço do petróleo, houve a redução do valor do diesel, embora subsidiado e, em decorrência, o desinteresse na substituição pelo álcool da cana, que era, à época, mais caro.
Hoje, aviões agrícolas já estão empregando o álcool nos seus motores, bem como, em inúmeras frotas cativas, como é o caso da distribuição de bebidas, jornais e gás liquefeito de petróleo - GLP. Os derivados do petróleo correspondem a 60% do faturamento da Petrobrás. Por outro lado, a gasolina tem um peso de 5% na inflação e o diesel de 1%.
Alguns especialistas reivindicam a correção real da defasagem dos preços dos combustíveis, que seria de mais de 30% no caso do diesel ou 18%, quando comparados com os valores internacionais.
Os preços dos derivados (base refinaria) no Brasil encontram-se inferiores aos dos praticados no mercado americano.
Em 2007, os derivados do petróleo tiveram um peso de 37% na matriz energética pátria.
A redução do nível de utilização do diesel justifica-se, ainda, devido aos impactos ambientais e na saúde da população, decorrentes das emissões dos gases do efeito estufa e causadores de chuva ácida, além das constantes majorações dos preços do petróleo. O contrato do barril do petróleo, para entrega em junho encerrou na Bolsa de Nova York a US$ 125. Desde o início do mês em curso, o preço do barril avançou US$ 15. As compras especulativas e os receios da falta do diesel nos estoques mundiais fomentaram a escalada.
Recentemente, o governo deixou de cobrar a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre a gasolina, a fim de garantir a competitividade do álcool hidratado.
O impacto da renúncia fiscal atingirá tanto Estados como municípios brasileiros, com a perda adicional de arrecadação de ICMS, que seria ampliada caso o preço da gasolina fosse aumentado nas bombas.
A nação brasileira possui mais de 300 milhões de hectares de terras agricultáveis e mais de 50 milhões de área em repouso. Em decorrência, o país poderá ter maior produção de biocombustíveis, a fim de substituir o óleo diesel, sem interferir na segurança alimentar e no meio ambiente.

Banco Mundial diz que preço de alimentos ficará alto por anos

CINGAPURA (Reuters) - O Banco Mundial alertou terça-feira prever que os preços de alimentos, como arroz, ficarão altos por vários anos.
O diretor-gerente do Bird, Juan Jose Daboub, disse a jornalistas que a recente alta dos custos dos alimentos não é de curto prazo nem um fenômeno que acabará dentro de alguns meses.

Senado libera venda de bebida em estrada

Na Folha de São Paulo:

O Senado liberou a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais ao ampliar, ontem, para a zona rural a autorização. O projeto de lei de conversão da medida provisória, cujo objetivo inicial do governo era vedar o comércio do produto nas estradas federais, foi aprovado de forma simbólica graças a um acordo firmado entre senadores governistas e oposicionistas.
A matéria agora voltará a ser apreciada na Câmara.
O maior derrotado é o ministro José Gomes Temporão (Saúde), que defendeu a edição da medida provisória para proibir a venda de bebidas em todas as rodovias federais. A violação previa a multa de R$ 1.500.
Contudo, ainda na votação na Câmara, a proposta do governo já havia sido alterada. Os deputados autorizaram a venda de bebidas por estabelecimentos localizados em estradas federais na zona urbana."Entendi que não fazia sentido, então, excluir o comércio fica na zona rural", afirmou o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), relator do parecer que mudou a medida provisória.De acordo com ele, a proposta inicial prejudicaria 50 mil estabelecimentos no Brasil (40 mil da área urbana e 10 mil da zona rural). "Não podíamos causar esse dano aos hotéis, restaurantes e bares localizados nessas áreas", disse.Apesar da manutenção do comércio nas estradas federais, a medida provisória pune o motorista que for flagrado dirigindo com qualquer índice alcoólico no sangue. Ele pode sofrer multa, ter o o veículo apreendido e até ser detido.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), negou que a liberação seja "uma esculhambação".
"O foco tem de ser no motorista."
Senador ligado à oposição, Mão Santa (PMDB-PI) elogiou as mudanças que o colega Dornelles fez na medida provisória. "[Dornelles] Resolveu todos os problemas. Muita gente iria ficar desempregada", disse.
Mão Santa, acostumado a citar dados históricos, comparou a restrição de venda de bebidas nas estradas brasileiras à lei seca dos Estados Unidos nos anos 1920 e 1930. "Nos EUA houve lei seca e acabou surgindo o [gângster] Al Capone", disse.

Osmando 'estimula' candidatura de Nélio Aguiar

Com o objetivo escuso de forçar o lançamento de uma 'terceira via' para dividir os votos da oposição, Osmando 'poucos votos' Figueiredo tem procurado com insistência Nélio Aguiar para articular o nome do médico a prefeito por uma coligação de pequenos partidos.
Mas Nélio diz que está vacinado contra manobras e quer ver para crer se o secretário traíra de Maria do Carmo está falando mesmo a verdade.
Tanto que Nélio já tem uma contraproposta na ponta da língua: Osmando rompe publicamente com o PT, entrega as duas secretarias que o PDT ocupa e rompe os contratos de sua locadora de veículos com a prefeitura.
Se fizer isso, Nélio até que topa conversar.

Manchetes da edição de quarta-feira de O Estado do Tapajós

COMBATE À PROPAGANDA ILEGAL SERÁ RÍGIDO, GARANTE JUIZ ELEITORAL

LANCHAS DESTROEM CORRIMÃO DA ORLA

EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA MELHORA

GANGUES MATAM UM POR MÊS EM SANTARÉM

DIFERENÇA DE TARIFAS ENTRE BANCOS É ALTA

CANOÍSTAS VÃO REPETIR AVENTURA PELO RIO AMAZONAS

DIOCESE DE SANTARÉM CELEBRA FESTA DO CORPO DE DEUS