segunda-feira, 2 de junho de 2008

Aniversário de Magalhães Barata

No dia em que se celebra 200 anos da imprensa no Brasil, o professor Cláudio Serique, da Escola de Línguas Flávio Serique', faz um importante lembrete acerca dessa data.
Foi num dia 2 de junho 1888 que nascia Magalhães Barata, um dos políticos mais influentes do estado do Pará no século passado.
Barata foi o fundador de O Liberal, orgão oficial do PSD, em 1945. Até a morte do caudilho, em 1959, Barata manteve o jornal sob seu controle. Após esse período O Liberal foi comprado por Moura Carvalho, que o vendeu a Ocir Proença, que, sem seguida, o revendeu a Rômulo Maiorana.

Prorrogada a campanha estadual de vacinação contra a Febre Aftosa

A primeira etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa 2008, que deveria ser encerrada neste final de semana, foi prorrogada até o dia 30 de junho. A portaria com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, (02).
Os produtores terão até o domingo (15) para adquirir a vacina nas revendas agropecuárias e até a segunda-feira (30) para vacinar o rebanho e notificar essa vacinação nos postos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
(Fonte: Agência Pará)

Governo só negocia com professores após o fim da greve

Belém - O governo do Estado voltou a receber lideranças do Sindicato de Trabalhadores da Educação do Pará (Sintepp) no final da manhã desta segunda-feira (02). Em encontro no Centro Integrado de Governo (CIG), o coordenador da Câmara de Gestão da Secretaria de Governo, Ângelo Carrascosa, advertiu à comissão dos professores de que só haverá avanço na negociação de cláusulas econômicas e sociais se a categoria, em greve há mais de um mês, retornar às aulas.
Conceição Holanda, membro da entidade e coordenadora da comissão, disse aguardar do governo um novo posicionamento sobre as pautas apresentadas ao longo das rodadas de negociação do ano. Entre elas, a retirada da ação judicial que determinou abusiva a greve de professores, o reajuste no abono do Fundeb, a instalação imediata do grupo de trabalho do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a linearidade no vale-alimentação e no percentual do reajuste salarial. Ela afirma que a categoria não está satisfeita com a proposta do governo.

NOTA À IMPRENSA – 02/06/2008

Secretaria Especial dos Direitos Humanos
Presidência da República


O caso de dois repórteres do jornal O Dia, do motorista da equipe e de um morador da favela do Batan, no Rio de Janeiro, barbaramente torturados por criminosos, que se intitulam milícias, é chocante e constitui flagrante desrespeito aos Direitos Humanos e à liberdade de imprensa no País. O fato é ainda mais intolerável no momento em que comemoramos os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU).

É fundamental reafirmar os valores democráticos que norteiam a nossa sociedade, exigindo das autoridades competentes que a investigação desse crime brutal vá até as últimas conseqüências e que haja punição exemplar com base na Lei 9.455, de 1997, visto que, à luz do Direito Internacional, a tortura tipifica crime hediondo, imprescritível e inafiançável. A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) expressa sua solidariedade, compartilhando sua dor e indignação, às vítimas, seus familiares, amigos e todos os colegas da imprensa.

Paulo Vannuchi, ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República

Professores mantêm greve

Reunidos ainda há pouco, em assembléia, na praça São Sebastião, os professores estaduais decidiram permanecer em greve.
Amanhã, nova assembléia será realizada a partir de 15 horas, na escola São Raimundo Nonato.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

A imprensa brasileira faz 200 anos hoje.
É bom relembrar como era a imprensa santarena em 1952, tomando por base o artigo que Antonieta Dolores publicou no jornal O Baixo-Amazonas, editado por Elias Pinto, pai do jornalista Lúcio Flávio Pinto.
O próprio filho de Elias é quem conta, em texto publicado na série Memória de Santarém:
-----------------
Com um artigo na primeira página ("Tribuna da opinião livre do povo") da segunda edição, de 24 de maio de 1952, A . Dolores avaliou o lançamento. Dolores reproduziu opiniões conflitantes dos leitores da edição inaugural do jornal. Havia opiniões favoráveis e desfavoráveis, ponderadas e extremadas. "Satisfação de uns, aborrecimento de outros". Um "abastado comerciante", por exemplo, teve "opinião acertada", na avaliação da articulista: "agora, sim, diz ele, Santarém possui mais um órgão de publicidade e nele podem ser ventilados os mais sérios problemas, que tanto nos afligem".
Um leitor, entretanto, se manifestou frustrado: "Eu pensava que [o jornal] ia trazer notícias sensacionais e não vi nada". Esperava matérias mostrando "que o mercado não presta, que não temos luz, que as ruas continuam esburacadas e, no entanto, para cúmulo, encheu quase uma página com aquele Estatuto da Igreja Batista". Esse leitor não entendia ("Quem quer saber disso?"), sem perceber que se tratava de matéria paga, anúncio.
Todas as manifestações foram registradas pela autora do artigo e publicadas pelos donos da nova publicação, sem censura. Nem o jovem diretor, Elias Pinto (então com 27 anos), foi poupado. O "bruto elogio" feito a Gabriel Hermes Filho foi-lhe atribuído pelo crítico mais implacável do jornal. A. Dolores deu voz ao leitor, para quem o elogio "foi obra do Elias. Que o Elias não devia fazer isso, mas, no fundo, ele tinha razão. Não podia deixar de endeusar o chefe", correligionário do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
Depois de ouvir as opiniões conflitantes (como a dos que queriam que o jornal "conte tintim por tintim o que se passa aqui"), Dolores chega ao fim do seu artigo com estilo: "Estava serenando o ambiente quando entra um outro observador e joga esta no ar: - vocês podem dizer o que foi feito dos 5 milhões e 400 mil cruzeiros que a Prefeitura arrecadou ano passado? Isto é que eu quero saber. O resto não importa...
Suspendi a pena e olhei o pobre trapiche quase submergindo... Coitado do pobre! Estava envergonhado!E pensei com meus botões: - deixa estar trapiche velho que hás de ter repouso quando nascer o 'CAIS DE SANTARÉM'. E até lá...".
História
No número 16 Silvério Sirotheau já não aparecia mais no expediente como redator. O título do jornal passou a ter um hífen: O Baixo-Amazonas.No número 34, sob o título do jornal, havia o dístico: "jornal do povo a serviço da região".No número 40, no alto da primeira página, antes do título, surgiu uma frase: "...Os que não quiserem apodrecer à beira do caminho, roídos pelos corvos da intriga, dos interesses imediatistas das paixões subalternas, que venham conosco".
A Gráfica Baixo Amazonas Ltda., que editava o jornal, passou também a vender livros, pelo preço da capa. Em outubro de 1953 oferecia, dentre outros títulos, A Rua das Vaidades, As Ligações Perigosas, O Grande Pescador, Os Deuses Riem, Eu Soube Amar, Uma Aventura nos Trópicos, Tudo Isto e o Céu Também, A Exilada, A Vida de Jesus, Mulher Imortal, Fugitiva, Cidadela, O Sol é Minha Ruína, O Lago do Amor, Abismo, Eles Esperam Hitler.J
á no primeiro número a direção do jornal informou que estava tentando comprar uma linotipo no sul do país para que o Baixo Amazonas pudesse ter circulação diária, além de habilitar sua gráfica a prestar serviços ao público. Mas não realizou o plano.
O jornal acabou quando Elias Pinto se elegeu deputado estadual, em 1954.

Deputados querem alterar a lei que limita a mineração na Calha Norte

Do EcoAmazônia

Diretores da mineradora Rio Tinto estiveram, quinta-feira, 29, na Assembléia Legislativa para apresentar aos deputados as últimas avaliações dos estudos sobre a viabilidade da instalação de um projeto de exploração de bauxita na região da Calha Norte, abrangendo uma área de 8 milhões de hectares os municípios de Alenquer e parte de Monte Alegre e Prainha. A projeção da jazida é de 4 bilhões de toneladas de bauxita, a principal matéria-prima do alumínio. O empreendimento é superior ao da Alcoa, em Juruti.
Marcos Diógenes, gerente de Projetos da Rio Tinto, informou que os estudos, que reiniciaram em abril, serão intensificados.
Adalberto Veríssimo, do Imazon, afirma que o próprio decreto que estabeleceu o ZEE prevê a exploração minerária em áreas que totalizam 7,4 milhões de hectares, incluindo a região do Paru, Trombetas e Faro, e, portanto, se comprovada a viabilidade sustentável do projeto, ele poderá ser desenvolvido.
O deputado João Salame, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Mineração, reforçou que caso a Lei não esteja suficientemente clara enquanto a possibilidade da extração mineral é provável que haja mudanças na Lei. "O ZEE foi feito com informações antigas, nada impede que o atualizamos inclusive com mais compensações ambientais. Assim, matemos o velho plano de 'desenvolvimento com sustentabilidade ambiental'", afirmou.

Juiz eleitoral nega liminar e mantém campanha "Adote um buraco' na televisão

O juiz eleitoral Gabriel Veloso negou liminar requerida pelo Partido dos Trabalhadores, em favor da prefeita Maria do Carmo, para que a Tv Ponta Negra retirasse do ar a campanha "Adote um buraco'- uma sátira às péssimas condições de tráfego das ruas de Santarém.
O PT requereu ainda, mas teve negada, a proibição da emissora de não mais citar o nome de Maria do Carmo em matéria ou comentários jornalísticos.
Essa é a segunda derrota que a prefeita Maria do Carmo sofre ao tentar censurar a Tv Ponta Negra por causa dessa campanha.
A primeira foi na esfera cível, onde a prefeira teve negada liminar com o mesmo teor pela juíza Betânia Figueiredo Pessoa. Esse processo já foi arquivado com julgamento do mérito.

Ruy, o cavalo de Tróia de Maria

Quem não conhece o vereador Ruy Imbiriba, que o compre.
Porque essa lorota do vereador dizer no encontro do PMDB que o partido tem que ter candidato próprio a prefeito nem os asseclas do Osmando 'poucos votos' acreditam.
Porque todo mundo sabe que Ruy foi cooptado pela prefeita Maria do Carmo há muito tempo em troca de verbas para sua deficitária emissora de televisão.

Belo Monte virá, apesar dos índios

Ronaldo Brasiliense

Empreiteiras como a Camargo Correa e a Andrade Gutierrez, incluídas entre as maiores do país, estão trabalhando no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima) da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, sudoeste do Pará. O projeto da Eletronorte foi concluído na gestão do engenheiro José Antonio Muniz Lopes, o mesmo que, como diretor de Operações da estatal, enfrentou o terçado da índia caiapó Tuíra em fevereiro de 1989, no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu. Muniz Lopes, um técnico de reconhecida competência no setor, é amigo do senador José Sarney (PMDB-AP), que o indicou para a presidência da Eletrobrás, cargo que ele ocupa atualmente. Muniz Lopes, como a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil da Presidência da República, e o ministro maranhense das Minas e Energia, Edison Lobão, são entusiastas de Belo Monte, que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende licitar ainda em seu governo. Belo Monte será vital, no futuro, para a interligação dos sistemas Norte-Centro-Oeste-Sudeste-Sul da Eletrobrás, para socorrer o "Sul maravilha" diante da iminência de um apagão na próxima década. Belo Monte, se for mesmo construída - e todos os indicativos mostram que dificilmente o Ministério Público Federal e o Poder Judiciário terão força e argumentos jurídicos para brecá-la. A energia a ser gerada por Belo Monte atenderá grandes projetos do setor
mineral, principalmente as fábricas de alumínio, grandes consumidoras, mas trará poucos benefícios para a população da chamada Amazônia Legal, que engloba nove Estados da Federação. O risco é acontecer o que houve em Tucuruí, onde a maior usina hidrelétrica barrou o rio Tocantins para, numa primeira fase, atender às fábricas da Albrás, em Barcarena, no Pará, e da Alumar, da Alcoa - associada à Camargo Corrêa - em São Luís, Maranhão.
Esse relato traz à memória o relato do caboclo de Breu Branco, município vizinho a Tucuruí, que por muitos anos consumia diesel para a produção de energia elétrica vendo sobre a cabeça passar a linha de transmissão levando energia de Tucurui até o Maranhão. Ele via o linhão de dentro de sua casa, iluminada a candieiro a querosene.
Como na crônica de uma morte anunciada, de Garcia Marquez, todos sabiam que o cabra estava marcado para morrer e ninguém fez nada para impedir.

Nadadora santarena ganha 4 ouros em Oriximiná

Luize Matos, filha do casal Luiz Paulo (Kátia) Matos, atleta do Nevada Clube, de Santarém, conquistou 4 medalhas de ouro em torneio de natação, sábado, em Porto Trombetas, distrito de Oriximiná.
Luize subiu ao pódio nas competições de natação nos estilos craw, revezamento e peito.
A quarta medalha foi conquistada por Luize por ter quebrado o recorde do estilo craw, com o tempo de 33'".

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto


1959

ANÚNCIOS

* A Casa Régis avisava o distinto público que recebera "regular quantidade" do Almanaque do Pensamento e o estava vendendo "por preço de tabela" na sua loja, na rua João Pessoa. Era uma leitura muito apreciada então.

* Já A Curiboca acabara de receber "das principais praças do Sul um formidável sortimento em sedas, linhos, voiles, etc., a peeços excepcionalmente ao alcance de todos os bolso".

*"Um belo presente de natal e reis": era "Por Céus e Mares", livro no qual o santareno Rodrigues dos Santos relatava uma "viagem científica através do globo, em seus meses de férias", a primeira viagem do navio "Esmeralda". O livro foi lançado em Manaus, na semana da pátria, e, em Belém, na Livraria Dom Quixote, de Haroldo Maranhão.

Analfabetismo em Santarém

Esteve em Santarém, em setembro de 1959, o professor Oracy Nogueira, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Segundo O Jornal de Santarém, a serviço do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e do Setor de Estudos e Levantamentos da Campanha de Erudição do Analfabetismo.
O errinho, claro, foi involuntário, sem ser destituído, porém, de certa premonição irônica. Afinal, de lá para cá surgiu um novo conceito na pedagogia brasileira: o do analfabeto funcional. Aquele que sabe ler, mas não entende o que lê.
Talvez atualmente haja no Brasil mais desse tipo de analfabetos. De certa forma pondo a perder o trabalho hercúleo de gente da qualidade do sociólogo Oracy Nogueira, um dos pioneiros dos estudos demográficos.

Secretária de educação nega agressão, mas é desmentida por testemunha

GISELE DE FREITAS
Repórter


A secretária municipal de educação Lucineide Pinheiro se defendeu, quarta-feira, da denúncia de agressão publicada por O Estado do Tapajós feita por Vilberto Sá, o Betinho, assessor do vereador Valdir Matias Junior. Lucineide negou todas as acusações e afirmou que apenas cumprimentou o assessor com tapinhas no peito, como cumprimenta qualquer outra pessoa e que não lhe proferiu nenhuma palavra de baixo calão, mas confessou ter dito que o vereador Valdir Matias não poderia cobrar nada em relação à educação por ser filho da ex-secretária, a qual culpa por tudo o que a Semed não realizou ainda hoje, três anos e meio depois de Lucineide ter assumido. Ela se diz vítima de perseguições políticas e até de ameaças.
Mas uma testemunha do fato denunciado por Betinho, o comunitário Elieudo Lira Paz, de Bela Vista do Rio Moju, testemunhou em favor de Vilberto Sá na tarde da última sexta-feira (30). O comunitário afirmou que a secretária não cumprimentou Vilberto e que ela saiu do gabinete já agredindo o assessor com tapas e no peito e dizendo que o vereador não tinha moral para cobrar nada e que possuía um relatório de erros cometidos pela ex-secretária e que poderia divulgar a qualquer momento. "O Betinho ficou constrangido e nos pediu para sair da sala, não sei o que tinha esta mulher, mas ela estava estressada. Nós até nos surpreendemos, uma pessoa da educação tratar um assessor deste jeito e na frente de todo mundo".
Lucineide afirmou que não partiu para cima do assessor, mas confessou ter dito a Vilberto que a Semed não perseguia ninguém e que o vereador Valdir Matias não poderia fazer cobranças. "Não disse que o vereador não tem moral como estão dizendo, apenas falei que ele não tem moral para cobrar nada no sentido da educação ainda mais em relação ao transporte, pois a mãe dele foi a última secretária e só levou o transporte para 54 trechos e hoje já são 140" afirmou a secretária.
Mais uma vez Lucineide é desmentida pela testemunha. Elieudo acusou Lucineide de conhecer os problemas com transporte na região há muito tempo e de nunca ter recebido os comunitários para tratar do problema. "Nós nunca fomos atendidos esta foi a primeira vez e nem foi ela que falou conosco, foi o assessor dela. Cada vez que a gente vem aqui na cidade reclamar disto ficam nos mandando de um lado para o outro, se um vereador não apóia nunca que eles nos atendem. Ela também não pode dizer que não sabia que as nossas crianças caminham 14 KM por dia, já entregamos vários abaixo assinados, só se rasgaram e não entregaram para ela, o que eu não duvido" afirmou Elieudo.
Na entrevista, Lucineide garantiu que não houve briga com o assessor, mas não explicou porque falou sobre o vereador a Vilberto. Mesmo após ter se irritado com a denúncia feita pelo assessor, a secretária continuou afirmando que a Semed está aberta para todos os vereadores, incluindo a oposição, o que não deve incluir Valdir Matias, uma vez que de acordo com a própria Lucineide, por ser filho da ex-secretária, o vereador não tem o direito de fazer cobranças e apontar irregularidades em sua gestão.
A secretária garantiu que os comunitários não precisam de vereador que os encaminhe para atendimento na Semed e que teria afirmado a Vilberto que as portas estão abertas para estas pessoas e que elas sempre são atendidas, dispensando a presença do assessor na secretaria. "Agora não precisa que os comunitários venham com vereadores, nós sempre os atendemos e ouvimos as reclamações e sempre que temos verba fizemos, quando não tem, a gente diz para eles que terão de esperar mais" afirmou a secretária.

Pantera volta ao G-4

Depois da vitória do São Raimundo por 2x1 contra o Águia, domingo, no Barbalhão, o Pantera voltou à quarta colocação do segundo turno do Parazão, com 14 pontos, atrás de Ananindeu(14), Paysandu(15) e Clube do Remo (22).
Na última rodada, o São Raiimundo batas vencer o Pedreira para não depender de outros resultados e garantir a classificaão para o quadrangular final, que será jogado em Belém.

Santarém terá 19 vereadores em 2009

É o que diz o advogado José Olivar, procurador jurídico da Câmara de Santarém, em nota que está publicada nesta página, à direita, na Coluna do Estado.

Informação intensificada

Hoje faz 4 meses que o Blog do Estado entrou nor ar.
Foram mais de 2.000 postagens entre notícias, fotos, artigos e comentários publicados nesse período.
O acesso dos internautas já se aproxima de 40 mil.
Obrigado, leitores.

Livros estão salvos

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

Belém- A biblioteca das professoras Maria Anunciada e Paula Chaves não está perdida. Pude verificar esse fato alvissareiro ao visitar a sede da Defensoria Pública da União, na semana passada. A visita resultou do contato do chefe da defensoria, Anginaldo Vieira, que decidiu se manifestar sobre a matéria da edição passada. Os livros chegaram a ser retirados da residência das mestras pelo novo proprietário do imóvel, mas ele já devolveu grande parte dos volumes, que sobreviveram à ação dos cupins. Mesmo com recursos limitados, a defensoria já está recolocando os livros nas estantes e essa foi justamente uma das exigências feitas para a locação do imóvel.
Aí está o detalhe relevante, que precisa ser corrigido: a defensoria apenas alugou o velho casarão para poder se instalar em condições mais dignas do que as de sua sede anterior, no edifício Infante de Sagres. O proprietário é um particular, que adquiriu o imóvel do espólio. Como a residência já estava separada do quintal e da vila de casas com frente para a rua Quintino Bocaiúva, foi ele que mandou derrubar todas as árvores do belo bosque que ali havia até o mês passado, provavelmente para levantar um prédio no local. A defensoria não tem qualquer responsabilidade por essa ação danosa. Pelo contrário, como me mostrou Anginaldo Vieira, tudo que estava ao alcance da instituição foi feito para preservar o patrimônio, apesar das condições desfavoráveis.
Agora a tarefa de manter esse bem de grande interesse público depende da sensibilidade das pessoas com algum poder de ação. Já houve omissão demais quando ainda estavam vivas as duas mestras paraenses. Aqui neste jornal sugeri que o governo desapropriasse o imóvel, deixando-o em usufruto das suas moradoras. Elas teriam apenas a obrigação (prazerosa para elas) de acolher estudantes e pesquisadores, orientando-os nos trabalhos que precisassem fazer na biblioteca. Quando morressem, o Estado assumiria o domínio de todo patrimônio e o transformaria num centro de cultura, cheio de vida e capaz de atrair e irradiar saber pela área em torno.
Agora, a questão é remediar a falta. Enquanto é tempo.

Raio-X da Cidade da Gente

Avenida Tapajós, domingo de manhã, bairro da Aldeia, Santarém, Pará.
Foto: Espaço Aberto

PMDB já admite apoiar Lira Maia para prefeito

O que era improvável até pouco tempo, o PMDB incluiu o apoio à candiatura do ex-prefeito e atual deputado Lira Maia à prefeitura de Santarém, durante encontro realizado no último sábado.
A corrente que defendia candidatura própria também ganhou fôlego e o apoio ao PT, que já parecia definido, vai depender da sucessão eleitoral em Belém, onde o deputado José Priante, um dos articuladores do encontro de Santarém, espera contar com o apoio dos petistas. Do contrário, Priante já deixou claro que vai apoiar a candiatura de Lira Maia, caso o PMDB não dispute a eleição com nome próprio.
Leia abaixo a carta divulgada ao final do encontro:

ENCONTRO DO PMDB DE SANTARÉM
Indicativos à Convenção do Diretório Municipal de 29 de Junho
O PMDB de Santarém, em encontro promovido para estabelecer diretrizes sobre o posicionamento do partido diante às eleições municipais de 5 de outubro, e após ouvir dirigentes, parlamentares e lideranças da agremiação neste município, decide encaminhar indicativos à Convenção do Diretório Municipal, que acontecerá no dia 29 de junho.A decisão foi tomada diante das seguintes considerações:
* O PMDB tem em seus quadros personalidades representativas da sociedade, com histórico de luta e trabalho em defesa do povo santareno, a exemplo do Deputado Estadual Antônio Rocha, do ex-Prefeito Rui Corrêa e do Dr. Helenilson Pontes, que, juntos, obtiveram expressiva votação nas eleições de 2006;
* O candidato do PMDB ao Governo do Estado do Pará, José Priante, foi disparadamente o mais votado em Santarém, vencendo em todas as urnas e tendo quase o dobro dos votos dos demais candidatos;
* O Partido dos Trabalhadores e o Democratas apresentaram ao PMDB propostas de coligação para as eleições municipais de Santarém.
Todos esses fatos confirmam que o PMDB é, reconhecidamente, o maior partido de Santarém, tem força política e respaldo popular, e é a agremiação imprescindível para a governabilidade do município.Diante disso, o PMDB de Santarém, neste encontro de lideranças, decide aprovar posicionamentos para as eleições de 5 de Outubro, os quais serão submetidos à Convenção do Diretório Municipal, que, de forma livre e soberana, irá deliberar sobre um dos seguintes indicativos:
* O PMDB concorrerá com candidato próprio à Prefeitura de Santarém;
* O PMDB se coligará com o PT, indicando o Vice-Prefeito em candidatura encabeçada pela Prefeita Maria do Carmo; e
* O PMDB se coligará com o DEM, indicando o Vice-Prefeito em candidatura encabeçada pelo Deputado Federal Lira Maia.

PMDB - DIRETÓRIO MUNICIPAL - SANTARÉM-PARÁ
31 de Maio de 2008

Fora do ar

Este site ficou sem atualização desde domingo por culpa exclusiva do provedor Netsan, que não mantém serviço de atendimento ao cliente no final de semana e feriados.