sábado, 14 de junho de 2008

Edmilson e Duciomar lideram pesquisa em Belém

Belém- De acordo com os resultados da intenção de voto estimulada, na pesquisa do Vox Populi, encomendada pelo jornal Diário do Pará, se a eleição fosse hoje, envolvendo na disputa seis candidatos, o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, com 29%, e o atual prefeito Duciomar Costa (com 22%) seriam classificados para a decisão do pleito em segundo turno eleitoral. Nesse cenário, fora do turno final, ficariam Valéria Pires Franco (15%), José Priante, do PMDB (8%), Mário Cardoso (5%) e Paulo Chaves, do PSDB (2%). As intenções de voto em ninguém, nulo e branco somaram 15%, enquanto 4% não quiseram ou não souberam responder.
Num segundo cenário de voto estimulado, sem a presença de Edmilson Rodrigues, o atual prefeito Duciomar Costa ficou em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 26%, seguido de Valéria Pires Franco (19%), José Priante (12%), Mário Cardoso (8%) e Paulo Chaves (2%). Os indecisos (ninguém, brancos, nulos e sem resposta) somaram 33%, sete pontos percentuais acima do primeiro colocado.
Num terceiro cenário, sem a presença de Edmilson Rodrigues e Paulo Chaves, Duciomar permaneceu em primeiro lugar, estacionado em 26%, e Valéria Pires Franco confirmou a vice-liderança, subindo um ponto e chegando a 20%. José Priante, com 12%, e Mário Cardoso, com 8%, se mantiveram estáveis na terceira e quarta posições. Neste cenário, os indecisos ficaram na casa de 34%.
Na pesquisa espontânea, o prefeito Duciomar Costa (PTB) aparece na frente, com 12% das intenções de voto, seguido de perto pelo ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), com 9%. Em terceiro lugar, já bem distante, aparece a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM), com 3%. O ex-deputado Mário Cardoso (PT) fecha o grupo com 1% - mesmo índice atribuído espontaneamente a Elcione Barbalho e Helder Barbalho, atual prefeito e candidato à reeleição no município de Ananindeua. Outros nomes, com meio ponto percentual ou menos de citação alcançaram, somados, a casa de 3%.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Transporte difícil(1961)

O "moderno vapor" São Miguel, da frota da L. Figueiredo Navegação, de quatro mil toneladas teve que atracar no trapiche do Instituto Agronômico do Norte (atual Embrapa) porque o trapiche municipal não tinha capacidade para recebê-lo. Fez escala em Santarém, em março de 1961, para descarregar "diversas viaturas" para a firma Coimbra & Irmãos e receber 500 toneladas de juta.
A presença do navio estimulou o pedido do comércio para que o Lóide e a Costeira, empresas estatais de navegação, passassem a incluir o atracadouro do IAN no seu plano de viagens, pelo menos durante a safra de juta, para facilitar o escoamento da produção. Esse era um dos grandes problemas da época para o setor produtivo. Antes do "São Miguel", o último vapor que atracara em Santarém fora o "Almirante Alexandrino", três meses antes.

Paysandu empata, decide turno contra Remo e volta à Terceira Divisão

Do Espaço Aberto:

O Paysandu empatou com o Ananindeua por 2 a 2. O jogo terminou há pouco, no Mangueirão.Com o resultado, o time bicolor vai decidir o returno do Parazão com o Remo, no próximo domingo, no Mangueirão. Além disso, e independentemente do resultado do clássico, assegurou sua vaga na Terceira Divisão, que começa em julho próximo.
O Papão perdia por 2 a 0 para a Tartaruga até aos 46 minutos do segundo tempo. Em cinco minutos, empatou o jogo, resultado que, mais do que favorecê-lo, teve o sabor de vitória para os bicolores.

O TSE e as elegibilidades

José Olivar, no Portal 2208:

Com a decisão do TSE, proferida dia 10/06, confirmando que serão deferidos os pedidos de registros de candidatos a cargos políticos, mesmo que estes respondam a processos por Improbidade Administrativa, desde que não haja sentença transitada em julgado, colocou um pano na boca daqueles que pregavam a inelegibilidade de um provável candidato com reais chances de vencer o pleito em Santarém. Agora é só aguardar o resultado das urnas.

Partidos vetam Botelho na vice de Roselito

Tá o maior fuzuê na política de Itaituba.
O ex-prefeito Edilson Botelho fez de tudo para emplacar de vice na chapa do prefeito Roselito Soares, mas 11 partidos que formarão a coligação em busca da reeleição vetam o nome de Botelho e decidiram que o nome do companheiro de chapa de Roselito só será conhecido no dia 30 e que não será o do ex-prefeito.
A conferir.

Loas ao doutor Roberto

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

Para o bem e para o mal, Roberto Marinho foi um dos homens mais influentes no Brasil do século XX. Os efeitos dessa influência se fazem sentir até hoje e ainda persistirão, ao menos enquanto seu império de comunicações se mantiver. Embora tenha começado a atuar na imprensa na segunda metade da década de 20, quando herdou do pai, subitamente falecido, o jornal O Globo, por ele fundado um ano antes, Roberto Marinho só se tornou um potentado depois do golpe militar de 1964.
Não podendo confiar no cangaceiro do achaque Assis Chateaubriand e em seus Diários e Emissoras Associados, os dominantes da imprensa nas quatro décadas anteriores, os militares apostaram suas fichas no doutor Roberto, como ele gostava de ser tratado. E ele não os desapontou, muito pelo contrário: estendeu às comunicações o projeto de reformismo conservador e autoritário do regime de exceção - e com resultados ainda melhores.
É próprio de um país acomodado como o Brasil, que não gosta de revolver suas feridas, até hoje não haver uma biografia séria sobre o fundador da Rede Globo de Televisão. A que Pedro Bial escreveu é pouco menos do que uma hagiografia. Perdi o gás antes das últimas páginas. E resisti durante quatro anos a ler Roberto & Lily, o relato memorialístico da última das três mulheres do doutor Roberto, publicado em 2004 (Editora Record, (181 páginas, mais caderno fotográfico). Venci a resistência pela curiosidade de penetrar um pouco mais na personalidade de dona Lily, quando ela decidiu sair da mansão do Cosme Velho, vender todos os seus bens, dividir a renda e retornar ao seu apartamento de Copacabana. Uma decisão lúcida, que a poupa - e aos herdeiros - da batalha campal que costuma se seguir à morte de alguém de muitas posses.
O livro é como daqueles presentes embrulhados com tal maestria e sofisticação que decepcionam, uma vez retirados do seu maravilhoso invólucro. Lilly é uma mulher de personalidade, sofisticada, gentil, atenciosa, marcante e bela. Essas e outras qualidades foram desperdiçadas pela sua obsessão (que ela considera um elemento natural do seu modo de ser) de ocupar sempre a posição de esposa fiel. Ela, por sua vontade, ou pelas circunstâncias da história, foi colocada ao lado (ou um tanto mais atrás) de dois homens de relevância na trajetória da imprensa brasileira: Horácio de Carvalho, cuja riqueza lhe permitiu manter um dos melhores jornais do Rio de Janeiro e do país, o Diário Carioca, e Marinho. Dos 45 anos de casamento fiel (por parte dela) com Horácio restaram fiapos de memória. Sobre a convivência de 15 anos com o poderoso magnata da mídia há apenas narrativas domésticas, cosméticas e auto-elogiosas.
Embora em alguns momentos ela deixe escapar confissões que poderiam resultar em histórias muito interessantes, se se dispusesse a ir em frente (ou abaixo), esses momentos são meteóricos. Sempre acabam provocando a frustração no leitor mais interessado em outras dimensões da vida que não sejam a glorificação da viúva, embora com algum requinte na preocupação em parecer modesta. No caso, a mulher por trás do grande homem só se tornou grande pela vizinhança topográfica.
O livro é uma sucessão de caixas glamorosas que escondem o diminuto presente colocado ao final da última dessas caixas, um presente que, a rigor, é mais promessa do que realidade. Exceto para a autora do livro. Ela conseguiu transformá-lo num passaporte para passar a um novo estágio de vida, agora (ou por enquanto) sem um grande homem para estender-lhe sua grandeza. Quem sabe, já em jornada individual, dona Lilly decida-se a patrocinar a edição do seu livro na língua em que o escreveu, o francês das suas origens e do seu expressar natural. Talvez assim a sensaboria desapareça.

Crônica - Os clichês do rádio

Miguel Oliveira
Editor-Chefe

Já é mais que notório que este cronista ainda é um apaixonado pelo rádio, hábito adquirido em sua infância. Vez por outra entro no túnel do tempo ao ouvir nas emissoras atuais a repetição de clichês do velho rádio AM.
Por ocasião do dia dos namorados, nesta semana que se finda, muitas emissoras e até alguns telejornais, repetiram a velha fórmula de mexer com o sentimento apaixonado das pessoas Aquela pergunta clássica - existe amor ideal?- permeia esses programas.
No fundo, no fundo, até quem tem a função de produzir esses programas não sabe a resposta certa.
É por isso que nos tempo idos em Santarém, meu dileto amigo Santino Soares, recém-chegado de Juruti, sua terra natal, arrebatava suspiro de moiçolas e arrancava lágrimas até de marmanjos ouvintes com seus programas 'A música de sua vida' e "A história da sua vida', apresentados por ele através da Rádio Rural, na década de 70.
Eu, àquela altura da vida, era apenas um ginasiano. Não passava pela minha cabeça almejar um lugar na imprensa paraense. Contentava-me com o posto de ouvinte e colecionador de pilhas Ray-O-Vac usadas.
À tarde, na hora dos programas, estava eu a escutar o velho radinho de pilha, após o cumprimento das tarefas escolares. E até me emocionava com as trágicas e apaixonantes 'estória' de moças e rapazes desiludidos com o amor de suas vidas. Por isso, contavam seus dramas através de cartas envidadas ao programa. No final das missivas, solicitavam ao apresentador para ouvir a música que havia marcado aqueles momento s inesquecíveis.
Muitos anos se passaram dessa distração vespertina nos tempos em que a televisão ainda não havia invadido os lares de todos os lugares deste país quando, já atuando na imprensa de Belém, conheci pessoalmente Santino Soares, ele locutor laureado da Rádio Liberal.
Como Santino começou a trabalhar mais cedo do que eu a diferença de idade entre mim e ele não é tão grande assim. Mesmo assim, o meu amigo tem muito mais histórias para contar sobre o programa que ele apresentava na Rádio Rural.
Quando passamos a trabalhar juntos na Rádio Cultura do Pará e, depois, na Prefeitura de Belém, ficava atento às rememorações de Santino, mas atrevia-me, vez por outra, a corrigir-lhe em alguma imprecisão.
Mas, no fundo, no fundo, o que eu queria mesmo era matar a minha curiosidade sobre o conteúdo daquelas velhas cartas. Com o tempo, ganhei intimidade, angariei confiança e, por último, conquistei cumplicidade suficiente para testar a sinceridade do apresentador.
Certo dia, em meu gabinete de coordenador de comunicação da prefeitura de Belém, realizei com Santino uma sessão nostálgica sobre a nossa juventude em Santarém, ele na condição de apresentador e eu na condição de ouvinte. Após intermináveis 'estórias' da era de ouro do rádio santareno, fiz-lhe a pergunta que jamais deixei calar:
- Santino, aquelas cartas que tu lias eram verdadeiras ou produzidas?
- Mas que pergunta de amigo da onça, meu caro Miguel? Respondeu-me.
E emendou Santino: - Já se passaram muitos anos, acho que a maioria nem lembra dos conteúdos, e tu me vens com essa pergunta embaraçosa - provocou o velho amigo.
Mas eu estava obstinado a tirar a limpo essa dúvida que eu carregava desde a juventude e contra-ataquei: - Não precisas responder mais nada. Se continuares em silêncio é sinal que minhas suspeitas se confirmam.
Santino abriu um largo sorriso, cumprimentou-me com um aperto de mãos e retirou-se de meu gabinete, quem sabe, com um peso a menos na consciência.

Insatisfação no PDT

Mesmo os pedetistas que estão no partido por conta de cargos na prefeitura de Santarém não escondem insatisfação com a decisão do presidente do PDT de viabilizar apenas as candidaturas de Bruno Figueiredo e Marcela Tolentino na chapa de vereadores.
O resto que se lixe, tem dito Osmando 'poucos votos' que agora tenta atrair o PSB de Reginaldo Campos para uma coligação proporcional a fim de garantir coeficiente eleitoral para eleger dois vereadores, no caso o filho Bruno e o próprio Reginaldo. Até Marcela vai ser descartada.

Von reúne vereadores

O deputado Alexandre Von(PSDB) reuniu-se, ontem, com os cinco vereadores de oposição na Câmara de Santarém.
Depois do encontro, todos passaram a falar a mesma língua.

PMDB quer a cabeça de chapa em Santarém

Fontes peemedebistas informam que já começou, feito rastilho de pólvora dentro do PMDB, um movimento para exigir do PT a cabeça de chapa para as eleições para prefeito em Santarém.
É que já há gente que considere que a prefeita Maria do Carmo vai ficar mesmo inelegível por não ter se afastado do Ministério Público até o dia 5 de junho.
Nesse caso, argumenta a fonte, nada mais natural que o PT indique o vice do PMDB dando uma prova que a parceira almejada pela prefeita Maria do Carmo em busca da reeleição era verdadeira.

Audiências para o licenciamento de nova mina da MRN serão este mês

Paulo Leandro Leal
Especial

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já agendou as três audiências públicas necessárias para o licenciamento ambiental da abertura de novas minas pela Mineração Rio do Norte (MRN). Serão duas audiências na cidade de Oriximiná, nos dias 22 e 29 deste mês, e uma em Terra Santa, que será realizada no dia 28 também deste mês.
Nestas audiências públicas, será discutido o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), documento elaborado pela empresa a parir dos Estudos de Impactos Ambientais (Eia) que medem as interferências do projeto no meio físico e social. A MRN já está tomando todas as providências para a realização da audiência, que servem também como forma de consulta à sociedade sobre o projeto, coleta de sugestões e propostas. É o processo final para a concessão da Licença de Instalação do projeto.
Segundo o Ibama, as audiências devem contar com a participação do empreendedor, que vai explicar o projeto, e do órgão ambiental responsável pelo licenciamento, que neste caso é o Ibama, pois o projeto da MRN está localizado dentro de uma Unidade de Conservação Federal. Além disso, participam entidades da sociedade civil da região, organizações ambientalistas, estudantes, lideranças sociais e políticas dos dois municípios.
A audiência aguardada com mais ansiedade é a do dia 28 em Terra Santa, já que este município terá, pela primeira vez, extração de minério em suas terras, o que deverá gerar o recebimento do royalty mineral. A MRN ainda não sabe quando Terra Santa começar a receber o recurso e nem quanto será, pois a definição cabe ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que vai analisar a quantidade de bauxita que será retirada do subsolo de Terra Santa.
Reconhecida por adotar práticas sustentáveis em seu projeto há mais de 30 anos na região do Rio Trombetas, a Mineração Rio do Norte deve investir cerca de R$ 105 milhões na abertura de novas minas. As audiências que estão sendo realizadas agora visam o licenciamento das minas Bacaba e Bela Cruz. Esta última é que terá parte localizada no município de Terra Santa.

Sangue índio à venda

Um ano depois da reportagem do NYT sobre o sangue de índios brasileiros à venda num site americano, ainda é válida. Matéria do 'famoso' LARRY ROHTER.
Aqui outro artigo de março do ano passado, o site da empresa Coriell, que vende o sangue na Internet a 85 dólares, e os detalhes .
Tem desconto para quem quiser fazer uso acadêmico das amostras.

Missão de pais

Quem tiver filhos, sobrinhos, netos e bisnetos não deixe de levá-los até um posto de vacinação contra a poliomelite.

Novos municípios

No Repórter Diário:

Mojuí dos Campos, em Santarém, e Castelo dos Sonhos, em Altamira, são dois distritos que a comissão especial da Câmara Federal incumbida de dar parecer à PEC 495 deverá analisar como passíveis de transformação em novos municípios paraenses.
As propostas de emancipação serão defendidas, conforme anunciou, pelo deputado Lira Maia (DEM-PA), indicado para compor a comissão especial. De autoria do ex-senador paraense Luiz Otávio Campos, a PEC, que trata da criação de novos municípios, tramita desde 2006.

Começa hoje festival de Parintins

Com a apresentação de grupos folclóricos começa hoje à noite no Bumbódromo o festival de Parintins.
As apresentações dos bois Caprichoso e Garantido estão marcadas para as noites de 26 a 28.
Este ano o evento vai ser transmitido via satélite pela TV Bandeirantes, que comprou os direitos de exibição do festival por R$ 10 milhões, desbancando a TV A Crítica, que transmitia a disputa há mais de 10 anos.

Amazônia é caldeirão de insegurança jurídica, diz ministro

O ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, afirmou que o governo precisa aproveitar o momento atual, em que a Amazônia está no centro da atenção nacional, e implementar o Plano Amazônia Sustentável (PAS). O ministro citou a regularização fundiária e o zoneamento econômico-ecológico (ZEE) entre as prioridades do PAS. Segundo ele, a Amazônia é atualmente um "caldeirão de insegurança jurídica" em relação à propriedade da terras.
(Fonte: Portal Câmara dos Deputados )

Priante em Santarém, tremei petistas!

O ex-deputado José Priante chega a Santarém daqui a pouco para um encontro com o deputado federal Lira Maia.
Daqui a dupla segue para Juruti onde Democratas e PMDB vão anunciar a formação de uma coligação para enfrentar nas urnas o prefeito Henrique Costa.
Priante, como já é do conhecimento de todos é candidato a prefeito de Belém e avisou que se não for apoiado pelo PT, já no primeiro turno, subirá no palanque da oposição em Santarém.

Bode expiatório

Depois da divulgação da pesquisa Vox Populli na qual a governadora Ana Júlia aparece como a pior governadora do país, alguns petistas já se animam para pedir na bandeja a cabeça do secretário de comunicação governo Fábio Castro, muito embora entre os solicitantes não esteja nenhuma Salomé.

Manchetes da ediçao de sábado de O Estado do Tapajós

PADRE SUSPEITA DE MANOBRA EM CONCURSO DA PREFEITURA

PRESSÃO DA OPOSIÇÃO FORÇA PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO CONCURSO DA PMS

TORNADO MOTIVA ESTUDOS NO OESTE DO PARÁ

TODO CUIDADO É POUCO COM FOGOS DE ARTIFÍCIO

31 ACIDENTES DE TRÂNSITO DURANTE O MÊS DE MAIO EM SANTARÉM

NIVEL DO RIO VAZA E AVENIDA TAPAJÓS PODE SER LIBERADA DIA 20

VON REAFIRMA QUE HOSPITAL R3EGIONAL VIVE UM CAOS

APOSTAS DA MEGA SENA E QUINA VÃO FICAR MAIS CARAS DIA 29

UM TERÇO DA POPULAÇÃO SANTARENA ESTÁ COM NOME NA LISTA DO SPC

LIRA MAIA INDICADO MEMBRO DA COMISSÃO QUE ANALISARÁ PEC DO MOJUÍ

COMARCA DE SANTARÉM COMEMORA 175 ANOS DE INSTALAÇÃO