domingo, 15 de junho de 2008

Morre aos 84 anos o escritor Benedicto Monteiro

Do Espaço aberto:

Morreu há pouco no Hospital Porto Dias, em Belém, aos 84 anos de idade, o escritor Benedicto Monteiro[ que era um dos articulistas de O Estado do Tapajós].
Nos últimos dias, o estado de saúde de Bené, que também era advogado e poeta, agravou-se muito desde que, em 22 de agosto, precisou ser hospitalizado com fortes dores abdominais, após submeter-se a uma colostomia, que consiste em desviar o trânsito intestinal para a parede do abdômen. Ele foi a UTI, saiu, piorou e voltou para a UTI onde faleceu.
O corpo do escritor deverá ser velado na Academia Paraense de Letras, na Rua João Diogo. Além de integrante da APL, Bené Monteiro também era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da Academia Paraense de Jornalismo.
O sepultamento, segundo a família, está marcado para esta segunda-feira, mas até agora ainda não há horário e local definidos.
O site oficial de Benedito, o Verdevagomundo, apresenta a seguinte biografia do escritor:
-----------------------------------------
Benedicto Monteiro nasceu no dia 1°. de março de 1924, em Alenquer, região oeste do Pará. Éra filho de Ludgero Burlamaqui Monteiro e Heribertina Batista Monteiro. Fez o curso de Humanidades no Colégio Marista N.S. de Nazaré em Belém e completou os seus estudos de ginásio no Rio de Janeiro, onde cursou Direito na Universidade do Brasil. Ainda no Rio, exerceu o jornalismo na imprensa local e publicou o seu primeiro livro de poesia Bandeira Branca, pela editora Zélio Valverde (1945) prefaciado pelo escritor Dalcídio Jurandir.Casado com Wanda Marques Monteiro, teve cinco filhos: Aldanery, Ana Luiza, Wanda Benedita, Benedicto Filho e Dulcinez. Os filhos lhe deram dez netos: Bonny, Tahiana,Carlos Tadeu, Carla, Marcelo, André, Aline, Diego, Cauê, Iago e duas bisnetas: Luara e Luma.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, exerceu os cargos de Promotor Público, Juiz de Direito e Secretário de Estado. Foi eleito Deputado Estadual, tendo sido cassado em 1964, pelo regime militar instalado. Caçado como animal, nas matas de Alenquer, ficou preso e incomunicável por vários meses e foi torturado e marginalizado da sociedade, tendo seus direitos políticos suspensos por mais de 10 anos. Depois que saiu da prisão, dedicou-se ao exercício da advocacia agrarista e à literatura, tendo publicado o livro Direito Agrário e Processo Fundiário e vários livros de poesia e ficção que constam de seus dados bibliográficos.
O seu livro de contos Carro dos Milagres, foi premiado pela Academia Paraense de Letras, e o romance A Terceira Margem, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura da Fundação Cultural do Distrito Federal.Benedicto Monteiro, além de se destacar por sua atuação como Advogado Agrarista e como Parlamentar em defesa da Amazônia, também exerceu o magistério, como Professor convidado, ministrou palestras em Seminários e Cursos de Extensão Universitária e aulas de Direito Agrário em Instituições de Ensino de Nivel Superior, ainda encontrava tempo para compor músicas com temas amazônicos que apresentam rítmos que fazem parte da cultura do Pará, como o lundum, o marambiré e a toada.
Redemocratizado o país, foi eleito Deputado Federal e foi reeleito para a Assembléia Nacional Constituinte. Criou a Procuradoria Geral do Estado do Pará e foi o seu primeiro Procurador Geral. Criou e organizou a Denfensoria Pública do Estado do Pará.
A obra do escritor Benedicto Monteiro é reconhecida e prestigiada não só no Brasil, mas, sobretudo no Exterior.Na Europa, em países como Portugal, Holanda, Itália e Alemanha ( Berlim e Colonia), onde suas obras são traduzidas e servem como objeto de teses de mestrado e doutorado, e de monografias e estudos acadêmicos.
Especialmente na Alemanha, onde em tese de doutorado defendida pelo Professor Klaus Meyer Koeken, intitulada "Die Illusion Von oraitãt im brasilianischen Roman": "Zur Simulation realer Sprechsituationen in drei ‘mündich erzählten Lebensgeschichten ", com resumo em português: "A ilusão da oralidade no romance brasileiro", destaca e considera o romancista brasileiro Benedicto Monteiro como um dos representantes da literatura brasileira neste estilo de narrativa, colocando-o ao lado dos renomados escritores França Junior e Guimarães Rosa.
Nos Estados Unidos da América, sua obra literária é objeto de estudo acadêmico de autoria do Professor Macolm Silverman da San Diego State University – Califórnia, que em sua obra traduzida para o português intitulada "Protesto e o novo romance brasileiro", dá destaque à obra do escritor Benedicto Monteiro e comenta: "...Ao iluminar a noite simbolicamente, Benedicto Monteiro termina Verde Vagomundo com uma nota de esperança e resistência, cujo otimismo era, ironicamente, difundido logo após o golpe militar, embora já houvesse terminado ao tempo da publicação do romance...".
Este estudo, com tradução de Carlos Araújo, foi publicada no Brasil pela Editora Civilização Brasileira, no Rio de Janeiro, no ano de 2000 e é considerado o melhor "Melhor Livro de Ensaios"- Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte.Seu livro de Contos O Carro dos Milagres foi, durante vários anos consecutivos, recomendado como leitura obrigatória para o Vestibular, com textos selecionados para interpretaçao, pela Universidade Federal do Pará e por outras entidades privadas de ensino superior. E ainda, serviu de roteiro para peças de teatro e filmes de curta metragem.
O escritor Benedicto Monteiro recorrendo a sua vasta experiência literária, contextualizou a história do Pará, com todas as suas nuances e dimensões, resgatando, de forma didática, os valores da rica cultura paraense, lançando em parceria com as Organizações Rômulo Maiorama- ORM, a obra História do Pará, distribuída em fascículos encartados pelo jornal "O Liberal" no ano de 2001. Esta obra representa a síntese da história paraense, desde os fundamentos da pré-história amazônica à sua contemporaneidade, sob o ponto de vista econômico, geográfico, social, político e ecológico.

Padre suspeita de manobra em concurso da prefeitura de Santarém

GISELE DE FREITAS
repórter

O padre Edilberto Sena comentou na manhã da última quinta-feira em seu editorial no jornal da manhã da Rádio Rural que suspeita das intenções da prefeitura de Santarém ao realizar um concurso público faltando menos de seis meses para o final deste governo. Para o padre, é muito suspeito que o concurso tenha sido anunciado 20 dias antes de se esgotar o prazo de inscrição, por se tratar de um ano eleitoral. Edilberto desconfia de estratégia política uma vez que a prefeitura realizará o concurso mas não admitirá ninguém este ano, deixando que os temporários permaneçam trabalhando para o município pelo menos até o final deste governo e com esperança de continuar para um próximo mandato já que nem todas as vagas serão preenchidas pelo concurso.
Edilberto afirma que a prefeita não teria pensado na "estratégia" sozinha e que a decisão de deixar um concurso para esta época do ano não foi por acaso e nem por descuido. "Finalmente o concurso público municipal foi marcado - 17 de agosto. Plano bem pensado, coisa de quem sabe plantar hoje para colher no tempo certo. Não parece decisão solitária da gestora municipal. Ela não tem cabeça maquiavélica, nem parece uma pessoa calculista" relatou o padre.
O padre relata que a prefeitura teve três anos e meio para realizar este concurso que já vinha sendo pressionada pelo sindicato dos profissionais da educação há muito tempo, embora outro sindicato de funcionários públicos concordasse com o atraso da prova.
O padre ainda lembra que o Ministério Público pressionou a prefeitura pela realização da seleção e mesmo assim o edital só saiu 20 dias antes do prazo em que a lei proíbe a realização de concursos públicos em ano eleitoral. "Justamente, dentro do período de campanha eleitoral, quando não é permitida nenhuma contratação, ou demissão de funcionário público, exceto em caso de justa causa, então ocorrerá o concurso. Diante da justiça significa que a prefeita cumpre a lei que exige o concurso, mas não empregará ninguém que tenha passado no concuro neste ano" critica o padre.
Edilberto ainda relata que é estratégico o não chamamento dos profissionais aprovados neste ano, pois assim os temporários continuam trabalhando. O padre acredita que tanto aprovados no concurso quanto funcionários temporários a espera de continuarem em seus empregos poderão ser generosos na urna.
O padre afirma que não sabe se quem planejou a data junto com a prefeita foi tão malicioso ou inteligente, mas que parece plausível em função dos fatos. "Mas que consolo! Parece chupeta em boca de criança chorona! Chupa o pipo mas não sairá leite. E assim caminha a humanidade nesta terra da índia Moaçara de saudosa memória" assim, cheio de ironia, Edilberto encerrou sua fala no ar.

PMDB e Democratas fazem dobradinha (1)




Os partidos Democratas e PMDB realizam neste instante suas convenções simultaneamente e no mesmo local (Clube Chapéu de Palha) para selar uma coligação em torno das candidaturas de Izaías Batista(prefeito) e Otávio Barbosa(vice-prefeito) à prefeitura de Juruti. A dupla vai enfrenatr nas urnas o prefeito Henrique Costa(PT).

Nas fotos acima o registro da chegada em Juruti dos deputados Lira Maia e Antônio Rocha e do ex-deputado José Priante e da entrada dos parlamentares e convidados no Chapéu de Couro.

Arco de fogo apaga fogueiras juninas em Trairão

Por causa das consequências econômicas da Operação Arco de Fogo, a prefeitura de Trairão cancelou o Arraião, espécie de festival junino que é tradicional naquele município do sudoeste paraense.
Com as madeireiras fechadas pelo Ibama e altas taxas de desemprego, a economia do município passa por séria crise.
Além de lisos, o trairenses ainda vão ficar tristes.

Auditoria na Fundação Esperança começa amanhã

Um empresa de auditoria da Inglaterra, com filial em Manaus, é quem vai vasculhar as contas da Fundação Esperança [e o Iespes também] em toda a gestão Ronaldo/Vera Bertangnoli.
Os resultados dessa devassa contábil e financeira são esperados com expectativa.
A partir de amanhã deve começar faltar Lexotan nas farmácias de Santarém.

O fortalecimento do mercado turístico

Adenaue Góes

Sou daqueles que acredita que o setor está efetivamente se reorganizando. Não apenas pelos números crescentes de investimentos, mas porque me parece haver uma evidente mudança de cultura. De um lado os empresários entendem que necessitam progredir para garantir espaço com o entendimento de que turista mal atendido não volta e não indica o roteiro a amigos e do outro lado o consumidor está aprendendo a escolher, a selecionar os produtos na prateleira de ofertas e a exigir bons serviços.
Esta constatação nos leva a referendar a importância do Salão de Turismo- Roteiros do Brasil, nascido em 2005 e que realizará sua 3ª edição no período de 18 a 22 de junho no espaço de feiras do Anhembi em São Paulo, este evento nasceu sob a chancela de Milton Zuanazzi, então Secretário de Políticas do Ministério do Turismo e tinha assim como é fundamental que continue a ter a proposta de organizar e estimular a oferta de roteiros turísticos e naturalmente em processo seqüencial trabalhar por sua qualificação com foco na venda e relação com publico consumidor.
A ultima edição do Salão ocorrida em 2006 entrevistou 109.000 pessoas com 93% afirmando que desejavam voltar na edição seguinte. O mercado está mais consciente, e reconhece no dialogo permanente com o consumidor a essência dos trabalhos dos prestadores de serviços turísticos. O arranjo produtivo entendeu que necessita se estabelecer em novas bases.
A integração de processos também vem sendo melhor compreendida e exercida, o que acaba por tornar os negócios mais ambientalmente e socialmente responsáveis, exemplo disto são os produtos da agricultura familiar, que cada vez mais ocupam espaços não apenas na venda direta, mas no abastecimento de pousadas, restaurantes e hotéis, pesquisa efetuada constatou que 76% das empresas de turismo investiram em responsabilidade social e 58% tem orçamento especifico com esta finalidade.
São, portanto, mudanças estruturais que se refletem na ponta e se fazem notar pelos turistas, sejam do Brasil ou do exterior.
Percebe-se ainda com clareza que o brasileiro em sua grande maioria, infelizmente ainda não vê o turismo como um investimento pessoal de qualidade de vida, um bem durável para todo o sempre, diferentemente de outros Paises que possuem a cultura estabelecida do turismo. No Brasil ainda estamos iniciando este processo de transformação, o qual não deve ser visto como responsabilidade ou desafio a ser superado apenas por instituições governamentais, mas missão e meta de todos os envolvidos direta ou indiretamente no arranjo produtivo do turismo.
A combinação destes ideais pode alavancar o turismo em prazos relativamente curtos. Aumentar a oferta de roteiros turísticos, buscando sempre a qualificação e facilitar o acesso ao publico consumidor, com preços e condições mais acessíveis fazem parte de estratégias que o Salão Brasileiro persegue, motivo pelo qual instituições como o Banco do Brasil e Caixa Econômica devem aproximar-se cada vez mais no sentido de conhecer melhor o arranjo produtivo e as nuances de mercado, pois diminuindo a burocracia e com taxas mais acessíveis o sistema tende a fortalecer-se e consolidar-se.
O empresário paraense tem no 3º Salão de Turismo- Roteiros do Brasil uma grande oportunidade de mostrar seus produtos no maior mercado consumidor nacional, não apenas diretamente para o publico paulista, mas também para as operadoras que estarão presentes querendo conhecer e fechar negócios com as novidades que serão apresentadas.
adenauergoes@gmail.com

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Livro autografado(1961)

Antonieta Dolores registrou, numa manhã de domingo de junho, na sede do Centro Recreativo, a primeira sessão de autógrafos de livros de Santarém, para o lançamento de Sorrisos de Minha Mãe, do padre Manuel Albuquerque. Mas lamentou: "nosso público ainda não sabe apreciar as coisas boas. Uma festa de arte literária quase sempre tem uma assistência reduzida, o que demonstra a falta de interesse da nossa gente pelas festas literárias".
Seu próprio jornal, porém, disse que, embora nesse dia tenha chovido bastante e a data haja coincidido com a chegada do navio "Lauro Sodré", o lançamento foi um sucesso. Falaram no lançamento o bispo prelado, dom Tiago Ryan, Silvério Sirotheau Corrêa e Armando Nadler. O ginasiano Ronaldo Campos leu carta enviada pelo deputado Océlio de Medeiros.
Wilson Fonseca tocou músicas que compôs, com letra do padre Albuquerque, acompanhado por Salete Campos e Expedito Toscano. Alciete Lemos também se apresentou, ao acordeom.
Houve recital de poesias do livro por "várias senhoritas e uma senhora da nossa melhor sociedade". O autor também "recitou, com arte, vibração e profundo sentimento, uns cinco ou seis sonetos dos muitos que contém o seu livro".

Pontuando - José Olivar

Estive na inauguração do "Portal na Hora", de Ronaldo Campos e pude constatar a presença de pessoas formadoras de opinião, como é o caso do meu amigo Jorge Serique e genitora, Raimundo e Hugo Aquino, Deputado Antonio Rocha e o Ex-Prefeito Ronan Liberal, além de outros que prestigiaram o evento. *** A Rede Celpa está apavorando os consumidores de energia com apresentação de contas de faturas altíssimas, principalmente na área rural, onde consumidores com duas lâmpadas tiveram as faturas na faixa de R$ 80,00 a R$ 100,00. Prometem que recorrerão à Justiça se a CELPA não reconsiderar as contas. *** Recebi com espanto a notícia de que a Prefeitura vai ceder ou já cedeu, área da usina de asfalto do Município para que uma empresa particular possa operá-la. Se não houve licitação, cabem medidas judiciais urgentes para preservar o patrimônio público. ***Foi veiculada notícia de que o 8º BEC iniciaria no dia 09, próximo passado, a recuperação do asfalto da BR 163 até o Tabocal. Passei por lá e não vi nada, só cratera. *** Tem gente que está de olho na distribuição dos novos pontos comerciais do Mercado Municipal, para que não haja beneficiamento político com uso da coisa pública em proveito próprio. *** O Superior Tribunal de Justiça já bateu o martelo, firmando precedente no sentido de confirmar o direito aos honorários advocatícios em razão das providências para cumprimento da sentença (Resp nº 978.545 MG, de 01/04/08). *** Os Tribunais brasileiros ainda divergem sobre a possibilidade de alguém ser indenizado por ter título cambial apontado para protesto, a ponto de uns considerar como causador de dano o simples apontamento, e outros, entenderem que isto não causa qualquer constrangimento. Fico com aqueles que acham que houve, com o apontamento, um dano e que deve ser ressarcido. *** Os entendidos em política acham que a eleição de outubro vindouro, para Prefeito e Vice, de Santarém, será um embate muito mais jurídico do que político, visto que se espera muitas violações às regras da igualdade do pleito, com abuso do poder econômico, captação indevida de votos e outros malabarismos. *** O descaso com as Rodovias Everaldo Martins (Santarém Alter do Chão) e Fernando Guilhon (Santarém Aeroporto) é o cartão de visita que a Governadora oferece a quem vem a Santarém ou vai àquele balneário. Pelo jeito a ilustre Prefeita não se preocupa com esta omissão da Governadora. *** O recesso da Câmara Municipal, no mês de julho, servirá para que os Vereadores iniciem suas campanhas eleitorais, alguns com retorno garantido em 2008, outros com passagem comprada e sem volta. *** Fazer política é assumir compromissos, respeitar o concorrente, realizar promessas, garantir a cidadania e outros atributos. Não é apunhalar pelas costas, prometer e não cumprir, fazer da vingança instrumento de pseudovitória, enganar para conquistar, mentir para agradar ou se vangloriar. Enfim, político de verdade, tem virtudes e não infindáveis defeitos. *** Conheço alguém que pretendendo prejudicar outro, mexeu em algo que não deveria. Agora, por ter assanhado abelhas, vai sofrer as ferroadas. *** Se o comércio de Santarém está quase parado, é porque falta um(a) timoneiro(a) para alavancar os atos de comércio, conseqüentemente, fazer circular riquezas, do contrário continuaremos em baixa. *** Serão nos dias 19 e 20 deste os atos de comemoração de 175 anos da instalação da Comarca de Santarém, cuja programação inclui encontro jurídico e atividade externa. Tudo isto se deve à participação ativa dos servidores do Fórum, do Juiz e Diretor, Dr. Silvio César que receberam o apoio integral da Desª . Albanira Bemerguy. *** Gostaria de saber se aquela área triangular, de terra ocupada pela Construtora Melo passou a pertencer a ela ou se usa em comodato, já que até hoje não a desocupou, sendo que foi usada apenas para a época de construção do viaduto. Com a palavra a CDU.

Mal na foto

Prefeitos da Amut que vieram para a audiência pública sobre o hospital regional deixaram Santarém surpresos com a péssima impressão que tiveram da cidade, uma vez que acreditavam que a preteira Maria do Carmo, que anuncia ter recebidos milhões dos governos federal e estadual, teria transformado a pérola do Tapajós em um imenso canteiro de obras.
Mas o que viram foram uma Santarém esburacada, para dizer o mínimo.

Desespero de Everaldinho

Sabem aquele fair play do secretário de planejamento Everaldo Martins Filho, que tudo pode, que tem dinheiro, poder e outras cositas más?
Pois bem, não é tão seguro de si não.
Everaldinho tem pés de barro.
Há dias, bastou ler uma nota aqui do blog sobre o Dia D ( prazo de afastamento de Maria do MP) para correr com Nélio Aguiar e perguntar se a data era a do lançamento do médico na chapa de Lira Maia.
Na semana passada, Everaldinho viajou até São Paulo para cortejar o advogado Helenilson Pontes.
Sexta-feira ultima, prometeu a José Priante que iria virar o jogo em Belém e forçar o PT a apoiar a candidatura do ex-deputado em troca do apoio do PMDB ao PT em Santarém.
A próxima viagem de Everaldinho será a Roma, para falar com o papa Bento XVI.
Em breve o blog dá os detalhes dessa incursão santarena por entre os muros do Vaticano desse verdadeiro santinho do pau ôco.

Alarme falso

Pelo menos até o início da manhã deste domingo as sombrias previsões meteorológicas da Defesa Civil para Santarém desde sexta-feira não se confirmaram.
Ainda bem.
O domingo amanhece com sol forte.