quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Secretária de saúde se queixa de entraves jurídicos realcionados ao Hospital Regional

Alesandra Branches
Repórter

Durante a inauguração do setor de quimioterapia do Hospital Regional Público do Oeste, a secretária estadual de saúde, Laura Rossetti, garantiu que os impasses jurídicos que impedem o funcionamento pleno da unidade de média e alta complexidade na região, em especial do setor de hemodiálise, estão sendo agilizados para que em breve o setor comece a funcionar e seja o segundo neste semestre a ser inaugurado.
"Infelizmente não podemos cercear o direito de um cidadão ingressar na justiça pedindo esclarecimentos quanto aos procedimentos adotados para o funcionamento daquele setor, como aconteceu com o médico que ingressou com uma ação no Ministério Público do Estado (MPE). Contudo, a assessoria jurídica do governo do estado em parceria da administradora do Hospital Regional, a organização Pró-Saúde, já está trabalhando a fim de agilizar os procedimentos e encontrar a melhor saída para que a população não fique sem o serviço que deveria estar sendo entregue junto com o setor de quimioterapia neste dia", garantiu a secretária estadual de saúde pública, Laura Rossetti.
A direção do Hospital Regional recebeu uma notificação do Ministério Público do Estado de que certos procedimentos adotados a fim de colocar o setor de hemodiálise em funcionamento estavam sendo realizados de forma errônea, haja vista a denúncia de um dos médicos que trabalha com a especialidade no município de Santarém. Enquanto isso, o serviço que estava em andamento teve que ser paralisado até que o serviço seja avaliado, entretanto, um novo poço já foi perfurado e mostras da água já foram testadas e aprovadas.
No mais, a secretária disse estar satisfeita com o trabalho dispensado pela organização que hoje administra o hospital. "Graças a deus tudo está sendo feito de acordo com o cronograma estipulado pelo governo do estado. Com isso, quem ganha é a população que agora não vai precisar se deslocar para grandes centros a fim de iniciar seu tratamento oncológico, além do que diminuem os gastos com alimentação, estadia e outros insumos necessários para quem precisa ir para fora de seu município em busca de tratamento", comenta.
Alem disso, prevê que os serviços de radioterapia que segundo ela não depende unicamente da vontade do governo do estado, seja entregue ainda no mês de dezembro, assim como as cirurgias cardíacas, hemodinâmica e outros.

Formação técnica garante empegros em Santarém

Adriana Lins
Repórter

O bem preparado se dá ao luxo de escolher o emprego que ele quer. A declaração é da coordenadora do SENAC em Santarém Denise Miranda e deixa entusiasmado quem procura por qualificação técnica. A demanda por estes cursos têm crescido tanto nos últimos anos que o SENAc se vê obrigado a fazer uma seleção entre os interessados. "Chegamos a ter 100 candidatos para ocupar 15 vagas", diz Denise. No primeiro semestre do ano o campeão por procura foi o curso de manicure. No entanto, nem sempre os indicadores dos anos anteriores servem como base para planejamentos futuros, uma vez que o cenário muda muito rapidamente. Hoje são considerados segmentos em ascensão os de beleza e alimentação.
Um dado porém, chama a atenção de quem procura um profissional qualificado para trabalhar: durante a capacitação os profissionais recebem nossos de empreendedorismo e descobrem que o mercado é muito mais vantajoso para quem decide apostar no seu próprio negócio, no caso de quem trabalha com segmento beleza ou descobre que sua mão de obra é muito valorizada em locais antes pouco disputados como é o caso de cozinheiros de embarcações.
"Tem profissionais que ganham mais de R$ 2.000,00 por mês, pois a Capitania dos Portos estabelece algumas normas sobre quem viaja embarcado", informa a coordenadora do SENAC. Assim, restaurantes e famílias que buscam mão-de-obra qualificada acabam ficando um profissional experiente. O mercado é promissor para quem atua na área de prestação de serviços. E interessados de toda a região buscam qualificação técnica em Santarém. Os cursos de formação técnica podem ser cursados paralelamente ao ensino médio, no entanto, o diploma só será emitido quando o candidato apresentar seu certificado do ensino médio.
Garantia de emprego
A busca por profissionais com formação técnica acontece à nível nacional. O "passe" desses profissionais tem sido extremamente disputado nos últimos anos, quando se registrou que menos de 1% dos estudantes que se formaram no Brasil optaram pela formação técnica. Muitos deles são contratado mesmo antes da formatura. Instituições como SENAC montaram serviços de encaminhamento de ex-alunos às empresas. E o nível de empregabilidade é de praticamente 100%. Aos interessados nesse novo filão de mercado um dica: a oferta de vagas para formação técnica é limitada em todo o país. São apenas 900 mil matriculas, enquanto temos um quadro de oferta de mais de 5 milhões de vagas no Ensino Superior.

PM acusado de homicídio vai a júri amanhã

Um crime ocorrido há 18 anos no bairro da Interventoria chega ao final, para julgamento pelo Júri Popular da 6ª Vara Penal, amanhã. Trata-se do homicídio de Manuel Maria da Silva, vulgo "Cará", que era colaborador da Polícia Civil e que teria sido assassinado por um soldado da Policia Militar, no Bar do Viko, na Avenida Senador Augusto Meira. O acusado é hoje 2º sargento e chama-se Severiano de Lima, e responde pelo crime Homicídio Qualificado (art. 121, parágrafo 2º, inciso II, do CPB).
Segundo o Ministério Público, no dia 19 de julho de 1990, Severiano estaria trajando apenas uma bermuda e com sintomas de embriaguês andava armado, próximo ao bar onde ocorreu o crime. Ele teria sido interpelado pela vítima sobre andar armado naquele estado e apresentou-se como policial, sem se identificar. "Cará" então tomou-lhe a arma e Severiano voltou à sua residência, fardou-se e foi pedir sua arma de volta. Os dois discutiram durante uma festa no bar e o policial teria tirado outra arma e atirou em Manuel. O réu disse que atirou após ser ameaçado por uma faca.
A promotoria será representada pela Dra. Larissa Brandão e a defesa pelo Defensor Adleer Sirotheau. O júri começa às 08h00 e será presidido pelo juiz Alessandro Ozanan.
(Fonte: 6ª Vara Penal)

Eco Sacolas

SacolasAmbientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Essas são as principais características das sacolas da Linha Promocional Sustentável, lançada pela EcoSacolas da EcoImagination - Produtos Para um Planeta Sustentável Ltda.

O grande diferencial da Linha, que reúne 22 produtos entre sacolas, bolsas e necessaires, é a utilização apenas de matérias-primas ecologicamente corretas e todo trabalho de produção é feito de forma socialmente justa.

Todo processo de produção envolve o controle dos profissionais que são monitorados para que suas condições sejam cumpridas.

Esse diferencial permitiu que a empresa fosse licenciada pelo Greenpeace, liderando a produção das EcoSacolas Greenpeace.

Acesse:http://www.flickr.com/photos/ecosacolas/setswww.ecosacolas.com.br

Governo nomeia 4 mil novos professores

Texto: Secom

O Diário Oficial do Estado publicou na quarta-feira (6) o decreto de nomeação de 4 mil novos professores aprovados no último concurso público.

De acordo com o decreto, 70% dos novos docentes do Estado serão encaminhados ao interior paraense, onde a carência de mão-de-obra no ensino público é mais acentuada.

No Diário Oficial os professores saberão onde estão sendo lotados.

Com a nomeação, o governo reduz a falta de professores nas disciplinas Português, Matemática, Educação Física, Geografia, Artes, Filosofia, História, Química, Sociologia, Biologia, Inglês, entre outras do Ensino Fundamental.

Emenda reduz taxa de juros da dívida agrícola

O Plenário da Câmara Federal aprovou, na quarta-feira (6/8), por 264 votos favoráveis, 128 contrários e com uma abstenção a emenda 180 que o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) apresentou à Medida Provisória 432, que renegocia R$ 75 bilhões de dívidas dos produtores rurais.

A emenda 180 substitui a taxa Selic pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) na cobrança dos produtores rurais que estão na Dívida Ativa da União. A aprovação é um grande negócio para o produtor rural porque a taxa de juros passa dos atuais 13% para 6,75% ao ano. "Esta decisão do plenário dá esperança a muitos produtores que estão na dívida ativa e corriam o risco de ter seus bens confiscados", comemorou Colatto, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Zoneamento da cana de açucar

Por Carlos Tautz

São preocupantes as primeiras informações a respeito do Zoneamento Econômico Ecológico da cana, que o Ministério da Agricultura divulgará provavelmente em agosto. Anunciado no ano passado em resposta às críticas internacionais de que a indústria da cana se expandia em direção à floresta amazônica, o zoneamento, segundo antecipou o jornal Valor Econômico, apenas indicou as áreas em que a rentabilidade do negócio do álcool combustível tem condições naturais de se tornar maior.

Médicos contratados com atraso de 3 anos e meio para o hospital municipal

A menos de dois meses das eleições o secretário de saúde Emanoel Silva autorizou a contratação de médicos para o Hospital Municipal de Santarém.
Apesar das contratações serem proibidas pela legislação eleitoral, os médicos que passaram a atuar esta semana no HMS foram contratados através de uma cooperativa que recruta mão-de-obra na área de saúde, isto é, um tipo de terceirização.
O que chama a atenção é que a prefeita Maria do Carmo teve três anos e meio para resolver a crônica falta de médicos no hospital municipal, mas só o faz agora perto do fim do mandato e em pleno período eleitoral.

Enad 2007

Os cursos de enfermagem da FIT e da UEPA e o curso de serviço social do ILES constam na lista de Indicador preliminar dos cursos de graduação, fazendo parte dos 3.238 cursos de graduação que tiveram uma boa avaliação pelo Mec no Enad 2007.

2.246 veículos apreendidos este ano em Santarém

Durante blitz e operações policiais feitas este ano em Santarém foram apreendidos 1.245 motos e 1.001 veículos de passeio, um aumento de 24,4% se comparado a 2007.
O motivo principal continua sendo a falta de habilitação do condutor e documentos "vencido".

Falta de comunicação prejudica preenchimento de vagas no SINE

Alessandra Branches
Repórter

Mesmo com um número acentuado de vagas ofertadas pelo Sistema Nacional do Emprego em Santarém (SINE) poucos candidatos são encontrados para preencher as vagas disponibilizadas pelas empresas que demandam de novos funcionários. Segundo a coordenadora do órgão gerenciador de empregos do município, Darlene Santos, grande parte dos candidatos cadastrados atendem o perfil exigido pelas empresas, contudo, mudam de endereço, telefone e não atualizam os dados no SINE dificultando o preenchimento das vagas.
"Já presenciamos situações em que o candidato veio até o SINE, fez o cadastro e no dia seguinte surgiu uma vaga. Entretanto, passamos horas tentando contato através do celular e do telefone fixo disponibilizado por ele no momento do cadastro e não conseguimos encontrá-lo. Por isso, é preciso que o candidato seja mais cuidadoso e nos procure de imediato quando tiver que atualizar seus dados", pediu a coordenadora.
De acordo com dados do Sistema foram ofertadas no mês de janeiro 425 vagas destinadas a vários setores, em especial para a Construção Civil. Destas, somente 89 foram preenchidas. Em fevereiro, foram disponibilizadas 144 vagas e somente 66 pessoas incluídas no mercado de trabalho. No mês de março, 137 vagas ficaram em aberto e apenas 71 foram preenchidas. No quinto mês do ano, o SINE ofertou 175 vagas e atendeu apenas 56 dos pedidos feitos pelas empresas que buscavam novos empregados. O único mês que conseguiu preencher mais de 150 vagas foi o mês de junho. Com 284 vagas ofertadas, o Sistema Nacional do Emprego preencheu 164.
Além da dificuldade para encontrar os candidatos, o SINE esbarra na falta de qualificação dos que pleiteiam as vagas ofertadas pelas empresas. Para a coordenadora do sistema, o problema é reflexo da não qualificação de novos profissionais para as áreas exigidas pelo mercado. "Não é que os santarenos não estejam se qualificando. Pelo contrário, tem muita gente que está estudando, procurando cursos profissionalizantes a fim de não ficar para trás. Contudo, o problema é que alguns dos profissionais mais procurados pelas empresas não estão sendo encontrados como operador de máquinas pesadas, técnicos de Saúde e Segurança no Trabalho, posto que os que já se formaram já estão todos trabalhando, além de mecânicos, eletrônicos e outros", destaca Darlene.
Absorção
"Como a atividade principal da nossa cidade sempre foi o comércio, a construção civil e o madereiro, é difícil você encontrar alguém que se especializou em profissões absorvidas na área de indústria, como estamos precisando agora. Então, esse é outro fator que colabora para que vagas não sejam preenchidas pelo SINE", ressalta dizendo que os profissionais encontrados já estão todos sendo encaminhados para as cidades que abrigam mineradoras.
"Estimamos que já foram enviados desde o mês de setembro do ano passado através do SINE aproximadamente umas 500 pessoas, fora àquelas que viajaram por conta própria, posto que não atendem as exigências feitas pela empresa por aqui e tentam a sorte indo direto na porta das empresas que como precisam da mão-de-obra deixam de lado os critérios para admissão e os absorvem", detalha.
Procura
Diariamente são realizados em torno de 50 a 100 cadastros no SINE.

Pesquisadora sugere reflorestamento de várzeas



Adriana Lins
Repórter

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Orienta, Gladys Beatriz Martinez, esteve em Santarém no final de semana para apresentar aos pecuaristas e produtores em geral o resultado de quatro anos de pesquisa para sua tese de doutorado pela Universidade Federal Rural da Amazônia, sobre " Estudos de espécies florestais e forrageiras de áreas de várzea do Baixo Amazonas - Pará para uso em sistemas silvipastoris". A pesquisadora conhece bem a cultura e realidade regional, pois trabalhou em Santarém no período de 1996 a 2004 chefiando a unidade da Embrapa no município e durante esse tempo precisou administrar muitos conflitos envolvendo criadores de gado e agricultores instalados em comunidades próximas ao Cacoal Grande, onde a Embrapa possui uma estação experimental.
Os agricultores reclamavam que o gado (bovino e bubalino) causava sérios prejuízos nos meses de plantio, quando invadiam as plantações. A saída na época foi sugerir a construção de cercas para isolar o rebanho a regiões específicas de pastagens. O problema consistia no fato de que em muitas áreas de várzea o pasto é escasso e não há uma cultura do produtor da várzea construir cercas por um período sazonal.

Gladys Martinez que sempre declarou sua paixão por búfalos, animais que sempre eram apontados como causadores dos maiores estragos na pastagem, acabou buscando respostas para tais conflitos, que segundo sua observação era provocado pela falta de pastagem. Durante sua apresentação aos produtores no SIRSAN, como ilustração sobre os efeitos da globalização, a pesquisadora demonstrou que nos últimos 10 anos a Amazônia teve as maiores enchentes e também as maiores secas, segundo dados da Agência Nacional das Águas - ANA, resultado do aquecimento global que provoca o degelo nos Andes.
Segundo Gladys a globalização atinge a região mesmo sem qualquer participação do homem regional. Um ponto que chegou a chocar os participantes da palestra foi quando a pesquisadora enfatizou que no modelo de mercado globalizado já não há espaço para a postura do criador "de que a natureza cria o gado".
Para Gladys Martinez "a produção pecuária requer investimentos". E ai é que entra o resultado de sua pesquisa. Ela aponta o sistema silvipastoris, que significa árvores introduzidas no pasto, como solução para o problema. "O ecossistema da várzea é altamente específico e seu uso deve estar baseado fundamentalmente no manejo ecológico relacionado ao processo social. A agricultura seguida da pecuária causou a redução da cobertura arbórea alterando as características desse ecossistema. As populações tradicionais exploram boa parte dos recursos naturais das matas ciliares onde o extrativismo se apresenta estratégico para sua sustentabilidade. Com as várzeas desmatadas, essas populações se vêem desabastecidas de importantes fontes de alimento e de outros usos" .
No entendimento da pesquisadora "recuperar esse ecossistema através introdução de árvores (sistemas silvipastoris) representa, não somente uma alternativa sustentável, mas um desafio cultural devido às tradições regionais, uma forte herança de antigas práticas. Neste sentido, o entendimento sobre a percepção humana das populações locais é fundamental para o planejamento e implementação de práticas sustentáveis".
Famílias de 13 comunidades rurais de várzea foram visitadas durante a pesquisa com objetivo de resgatar o conhecimento tradicional de recursos genéticos florestais e seus usos. O diagnóstico feito pela pesquisadora registrou 21 espécies de árvores de diversos usos, destacando-se as espécies frutíferas e madeiráveis, abundantes na região. Martinez identificou também as variedades das gramíneas coloninha (Brachiaria mutica biotipo 1), mojuí (Brachiaria mutica biotipo 2) e mori (Paspalum fasciculatum), como tendo um bom desempenho na recuperação dos pastos e aptas para compor sistemas silvipastoris de áreas sujeitas ao alagamento.

Como antingamente

Durante sua palestra para os produtores no SIRSAN a pesquisadora demonstrou a trajetória do uso da várzea na região do Baixo Amazonas. As populações tradicionais ribeirinhas que viviam do extrativismo e da pesca e que praticavam a agricultura vendiam o excedente da produção e transformam numa poupança: compravam cabeças de gado para criar, que podiam ser bovinos ou bubalinos, dependendo da localização da propriedade. Aos poucos o rebanho desses pequenos criadores foi aumentando, bem como a família crescendo e continuando a desenvolver atividades semelhantes. No entanto, essa era uma espécie de atividade ainda "doméstica".
O que o ocorreu que muitos desses filhos de famílias ribeirinhas saíram da várzea e buscaram a cidade onde prosperaram e também buscaram o mesmo espaço de seus pais, começando a investir na criação de gado como "poupança". O que se assistiu a partir de então foi o crescimento do rebanho que pasta na área de várzea sem contudo, haver qualquer investimento na terra, como o preparo do solo e plantio de gramíneas capazes de resistir a enchente e produzindo alimento para o gado.
Desta forma, os conflitos entre moradores de algumas regiões tiveram início a ponto do Ministério Público ter que intermediar acordos entre comunitários há alguns anos atrás. Mas alguns criadores não aceitaram a tese defendida pesquisadora porque acreditam que fazem parte dessa "criação doméstica" e não se enquadrando portanto, na visão de serem investidores de fora da área de várzea.
A pesquisadora acredita que se o pecuarista entender o mundo globalizado não admite mais perdas ambientais. O setor agropecuário tem que ficar atento a isso, pois d a forma como são conduzidos os investimentos no setor há um grande risco de ser perdermos o que é nosso.

Safra Regional segura aumento da cesta básica em Santarém

Adriana Lins
Repórter

O santareno precisou de R$ 187,64 para adquirir os itens considerados básicos para o consumo durante o mês de julho. No mês anterior a conta era de R$ 186,97. Os dados foram publicados pelo Centro Avançado de Estudos Amazônicos em parceria com as Faculdades Integradas do Tapajós - FIT.
Segundo a análise do economista M.Sc. José de Lima Pereira, a entrada do período de safra do pescado pode ser a explicação para a que os novos índices não disparassem novamente. Nesse período o consumidor insere no cardápio uma maior quantidade de peixe, em virtude de uma oferta maior do produto nas feiras existentes na cidade.
Durante julho os produtos que tiveram maiores altas nos preços foram : óleo de soja, com ajuste de 6,23%; pão francês, 3,84%; leite com 3,70%. Os aumentos são justificados pela alta no mercado internacional, no caso do óleo de soja, os problemas ocorridos entre produtores e governo argentino, principal fornecedor do trigo consumidor no Brasil e quanto ao leite, temos um período de redução de produtividade.
A estabilidade nos estoques provocou uma queda em alguns produtos que vinham empurrando para cima a inflação e o custo da Cesta Básica: açúcar, -6,36%; tomate, -5,45% e a banana, 4,55%, que entra no período de comercialização da safra regional.
A Cesta Básica teve um ajuste de 10,51% nos últimos cinco meses. A projeção é que esse ajuste atinja mais de 17% até o final do ano.

Impugnação de Lira Maia não deve prosperar

Com a decisão de ontem à noite do Supremo Tribunal Federal(STF) de não impedir que candidatos que respondam a processos judiciais penais sem condenação final possam disputar eleições, o pedido de impugnação formulado pela coligação da candidata Maria do Carmo contra o registro da candidatura do deputado Lira Maia à prefeitura de Santarém deve ser indeferido pela Justiça Eleitoral de Santarém.

Cursos de educação física e fisioterapia da Uepa/Santarém sãos os melhores do ENAD

No Amazônia:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2007, o 'provão' do ensino superior. No Pará, dois cursos tiveram a nota máxima. Um é o de educação física e outro é o de fisioterapia, ambos oferecidos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém.
Os dois cursos alcançaram nota 5, dentre os 52 avaliados pelo MEC. A avaliação produz uma média que leva em conta o desempenho dos estudantes ao responderem questões de conhecimentos gerais e específicas aplicadas pelo órgão.
Participam da avaliação sobre 16 cursos os ingressantes e concluintes selecionados pelo ministério a partir de lista indicada pelas instituições de ensino superior públicas e privadas. A análise se dá, então, por amostragem, diferentemente de quando o provão se iniciou, quando era aplicado a todos os concluintes.
No Pará, a maioria das notas varia de 2 a 3, com algumas exceções para desempenhos melhores e piores. A nota 5 só foi alcançada por dois cursos, enquanto a 4 foi obtida por três (educação física, da Uepa/Altamira, da UFPA/Castanhal e odontologia da UFPA/Belém).
É de se destacar que nenhuma das instituições particulares avaliadas obteve os melhores desempenhos. O curso de Nutrição, do Centro Universitário do Pará (Cesupa) é um dos dois cursos que obtiveram nota 1. O outro foi tecnologia em agroindústria, da Uepa de Paragominas.
Em compensação, o mesmo curso de nutrição do Cesupa obteve nota 2 no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), outro conceito de avaliação educacional com resultados divulgados ontem pelo MEC.
O IDD avalia se o estudante alcançou o desempenho esperado para o curso em que está matriculado. Como são pontos de vistas diferentes, o IDD muitas vezes é diferente do Enade. O curso de serviço social ofertado pela Universidade da Amazônia (Unama) obteve IDD 4, mas Enade 3, por exemplo.
Nutrição (3 Enade) e odontologia da UFPA, em Belém, alcançaram 4 no IDD. Mas o melhor desempenho nesse item também ficou com os educação física e fisioterapia da Uepa. O curso de enfermagem, mantido pela Uepa em Santarém, aparece entre os de menor indicador de diferença (2), embora a nota da maioria dos cursos ainda não conste do relatório divulgado.
Mais aqui.