sábado, 16 de agosto de 2008

Morreu, aos 94 anos, o cantor e compositor Dorival Caymmi

Um dos maiores criadores da música popular brasileira, Caymmi foi vítima de insufiência renal. Ele faleceu por volta das 6h deste sábado (16/08), em seu apartamento no Rio de Janeiro. Dorival se tratava de um câncer na bexiga há onze anos. De acordo com o filho, Danilo Caymmi, o horário e local do velório e sepultamento ainda não foram decididos. Ele disse que vai aguardar a chegada do irmão, Dori Caymmi, que mora no exterior.
Danilo deu a primeira entrevista sobre a morte a morte do pai à Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Segundo ele, a família "tem uma gratidão muito grande Rádio Nacional, porque foi num show de calouros da emissora que Dorival Caymmi conheceu a mulher e companheira de toda a vida".Danilo disse ainda que a família atravessa por um momento muito difícil, já que a mãe, Stela Maris, está internada há três meses em coma. O músico acredita que o pai teve uma morte tranqüila, "baianamente como ele dizia".
(Com informações da Agência Estado)

Biografia

Dorival Caymmi, compositor baiano, nascido em 30 de abril de 1914, é responsável em grande parte pela imagem que a Bahia tem hoje em dia, seu estilo inimitável de compor e cantar influenciou várias gerações de músicos brasileiros. Em Salvador teve vários trabalhos antes de tentar a sorte como cantor de rádio, e como compositor ganhou um concurso de músicas de carnaval em 1936.
Dois anos mais tarde foi para o Rio de Janeiro com o objetivo de realizar o curso preparatório de Direito e talvez arranjar um emprego como jornalista, profissão que já havia exercido em Salvador. Mas, incentivado pelos amigos, muda de idéia e resolve enveredar para a música.
Primeiro, por obra do acaso, tem sua música O que é que a baiana tem? incluída no filme Banana da Terra, estrelado por Carmen Miranda. Em seguida sua música O mar foi colocada em um espetáculo promovido pela então primeira-dama Darcy Vargas. Daí em diante seu prestígio foi se ampliando.
Passou a atuar na Rádio Nacional, onde conheceu a cantora Stella Maris, com quem se casou em 1940 e permanece casado até hoje. Seus filhos Dori, Danilo e Nana também são músicos. As canções que celebrizaram Caymmi versam na maioria das vezes sobre temas praieiros ou sobre a Bahia e as belezas da terra, o que colaborou para fixar, de certa forma, uma imagem do Brasil para o exterior e para os próprios brasileiros.
Algumas das mais marcantes são A lenda do Abaeté, Promessa de pescador, É doce morrer no mar, Marina, Não tem solução, João Valentão, Maracangalha, Saudades de Itapoã, Doralice, Samba da minha terra, Lá vem a baiana, Suíte dos pescadores, Sábado em Copacabana, Nem eu, Nunca mais, Saudade da Bahia, Dora, Oração da Mãe Menininha , Rosa morena, Eu não tenho onde morar, Das rosas.
Em 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos, mas o número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes é praticamente incalculável. Sua obra, considerada pequena em quantidade, compensa essa falsa impressão com inigualável número de obras-primas

Manchetes deste sábado do jornal O Estado do Tapajós

BANCOS DESCUMPREM HORÁRIO FIXADO PELO BANCO CENTRAL

ESCOLA VOLTA A FUNCIONAR COM A PRESENÇA DA PM

UFOPA RECEBE PATRIMÔNIO DA SUDAM

JUIZ LIBERA OS REGISTRO DE MARIA DO CARMO E LIRA MAIA